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Orkut é líder, mas perderá para Facebook no País "em breve"

Orkut é líder, mas perderá para Facebook no País "em breve"

terra

22/12/2011 - 01h00
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A comScore divulgou nesta quarta-feira um relatório anual que mostra o estado atual das redes sociais no mundo e o Orkut, rede social do Google, ainda líder no Brasil tanto em audiência quanto em engajamento. Essa supremacia, porém, está ameaçada pelo Facebook, que deverá assumir a liderança "em breve", se for observada a curva de crescimento das duas redes.

O relatório destaca que o Brasil é um dos sete países (acompanhado por China - que bloqueia o acesso à rede -, Japão, Polônia, Rússia, Coréia do Sul e Vietnã) em que o Facebook não lidera o mercado. A rede de Zuckerberg, segundo o estudo, "tem provado ser uma força dominante global em redes sociais e não mostra sinais imediatos de abrandamento".

O estudo aponta que o Brasil tem 97.4% da população online acessando redes sociais, gastando 20,9% do tempo nesse serviço, uma média de 6,1 horas mensais. O Orkut aparece na liderança com 34,7 milhões de visitantes únicos, seguido pelo Facebook, com 32 milhões, e pelo Windows Live, com 17 milhões. O Twitter aparece em quarto, com quase 13 milhões, seguido de longe pelo Tumblr, com 3,8 milhões. O Google+, última investida do Google nas redes sociais, não aparece nem entre as cinco redes mais acessadas no País.

Redes sociais no mundo
A pesquisa da comScore aponta que as redes sociais são a atividade online mais popular em todo o mundo: um em cada cinco minutos gastos na internet em outubro corresponderam ao serviço. Sites de redes sociais agora chegam a 82% da população online mundialmente, com mais de 1,2 bilhões de usuários. A importância do Facebook é novamente mostrada em números: em outubro, o Facebook chegou a 55% da audiência global e foi responsável por um em cada sete minutos gastos on-line, três em cada quatro minutos se só forem levadas em conta as redes sociais.

O relatório mostra também que, apesar de os jovens serem maioria nas redes, outras faixas etárias também estão bastante engajadas nesse tipo de conteúdo. Internautas com 55 anos ou mais representam o segmento etário que mais cresce no uso de rede social mundialmente, com salto de 10% em julho de 2010 para 80% em outubro de 2011. Na lista dos 10 países que mais gastam seu tempo nas redes sociais Israel aparece em primeiro, com 11,1 horas, seguido de Argentina (10,7 horas) e Rússia (10,4 horas).

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Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

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O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

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Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

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O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

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