Construir uma cidade em 3D pela internet. Esse é o desafio que o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia lançou semana passada. Em plataforma de rede social, com cadastro de perfis, etc, internautas fazem sugestões de projetos para a cidade, com base em um plano diretor, que também é participativo.
Quando pronta, a cidade permitirá navegação em 360 graus por suas ruas e praças. Em cada empreendimento, aparecerá o nome dos que participaram do projeto. Durante o “passeio” também será permitido opinar e dar sugestões sobre a cidade já construída.
Vinte e nove “projetistas” já criaram seus perfis e dão sugestões. 15 projetos estão em andamento. Entre eles, um que visa à implantação de bicicletas táxi na cidade. “Além de proporcionar ao usuário conforto e segurança, a utilização de meios de transporte que não utilize materiais fósseis vem a trazer a população um bem estar tanto no quesito de meio ambiente como a sua própria saúde”, argumenta o criador da ideia, Sebastião Ribeiro Júnior.
Outras sugestões foram shopping com uso de permacultura, calçadas de 3m de comprimento - para possibilitar o plantio de árvores sem prejudicar a acessibilidade - e construção de creche e lar dos velhinhos uma ao lado da outra.
Quinze ideias já estão cadastradas. Profissionais e estudantes podem dar sugestões e comentar ideias de outras pessoas, ou simplesmente apontar se gostou ou não, em www.cidadecolaborativaconfea.com.br..


