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Samsung lança Galaxy S4; modelo custará a partir de R$ 2.399

Samsung lança Galaxy S4; modelo custará a partir de R$ 2.399

Terra

01/05/2013 - 10h33
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O novo Galaxy S4 da Samsung chegou oficialmente ao mercado brasileiro nesta terça-feira. O lançamento oficial do modelo, no País, ocorreu na noite desta terça-feira, no Rio de Janeiro. O aparelho estará nas lojas a partir do dia 8 de maio, e custará a partir de R$ 2.399, na versão 3G. A versão 4G estará cotada a R$ 2.499. O valor é do Galaxy S4 desbloqueado, sem operadora.

“O produto já saiu de nossas fábricas em Campinas e Manaus, e estará no Sudeste e em Brasília no dia 8 de maio, e no restante do País no dia 16 de maio”, afirmou o vice-presidente de telecomunicações da Samsung no Brasil, Michel Piestun.

Com o lançamento, a Samsung espera ampliar ainda mais sua participação no mercado de smartphones brasileiro. Segundo Piestun, a empresa já tem 50% de participação nesse nicho. A expectativa é que o mercado de smartphones brasileiro, de forma geral, cresça 70% este ano.

“Em cada dois smartphones vendidos, um é da Samsung. E com o Galaxy S4, isso vai aumentar ainda mais”, afirmou, durante a cerimônia de lançamento, na Marina da Glória, zona sul do Rio.

Diante da forte expansão projetada para o mercado brasileiro de smartphones brasileiro, a Samsung planeja ampliar a capacidade de suas fábricas no Brasil para atender a essa demanda. Piestun explicou que a empresa faz avaliações periódicas da movimentação do mercado, e das necessidades da companhia.

“Temos bastante espaço nas nossas fábricas para aumentar. A cada trimestre, verificamos as necessidades para o próximo período. O crescimento é constante, e a resposta é sim, vamos aumentar nossas fábricas para acompanhar o crescimento do mercado brasileiro”, observou o executivo.

Em apresentação para a imprensa e convidados, que foi capitaneada pelo ator Dan Stulbach, Piestun exaltou as qualidades do novo aparelho. Entre elas, destacou que a maior potência da bateria, em comparação com o modelo anterior, o S3.

“A bateria do S4 é 25% mais poderosa do que a do S3. Você pode ficar o dia inteiro usando, conectado, que ela não vai acabar”, pontuou.

Ele mostrou novas funções também de compartilhamento de fotos e música com celulares próximos, assim como a possibilidade de manusear o aparelho, sem que se tenha que encostar na tela. É a chamada tecnologia “Air Gesture”. Ele mostrou ainda o “Smart Pause”, que permite ao aparelho pausar um vídeo que esteja em andamento caso se tire os olhos de frente da tela. 

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

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O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

Tecnologia

Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

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O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

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