Tecnologia

tecnologia

Sony anuncia Xperia Z3, novo smartphone 'top', e mais na IFA 2014

Sony anuncia Xperia Z3, novo smartphone 'top', e mais na IFA 2014

techtudo

04/09/2014 - 07h30
Continue lendo...

A Sony anunciou, nesta quarta-feira (3), suas novas apostas para 2015, na IFA. Entre os destaques, estão o aguardado smartphone top de linha Xperia Z3, com tablet e versão compacta equivalente, além de gadgets vestíveis e lançamentos na área de câmeras digitais. Veja as principais novidades da japonesa.

QX1

As câmeras acopláveis da Sony dedicadas a smartphones parecem ter feito sucesso. A empresa começou o evento anunciando um upgrade que inclui lente intercambiável com mais zoom e definição que os modelos anteriores. O modelo QX1 se junta aos já lançados QX10 e QX 100, que também ganham novas cores: branca, rosa e dourada.

PlayStation 4

A Sony também revelou alguns números do console PlayStation 4. Segundo a empresa, já são mais de 10 milhões vendidos em todo o mundo, com mais da metade desses usuários assinando o Playstation Plus. Já são, no total, 53 milhões de pessoas utilizando o serviço premium de games da Sony.

Playstation 4: como deletar uma conta de usuário  no console (Foto: Reprodução/Murilo Molina) (Foto: Playstation 4: como deletar uma conta de usuário  no console (Foto: Reprodução/Murilo Molina))

Smartband Talk

Em wearables, a Sony apresentou a Smartband Talk, que promete três dias de duração de bateria sem novas recargas, e conta com alto-falantes e microfone embutido para receber comandos de voz e emitir alertas do smartphone. Ele tem um display curvado de 1,4 polegadas bastante semelhante a um papel. Além disso, assim como os demais aparelhos da companhia, o Smartband Talk também é à prova d'água.

Sony mostra seus wearables na IFA 2014 (Foto: Divulgação)

SmartWatch 3

Além disso, a empresa também lançou o SmartWatch 3, o seu primeiro relógio com Android Wear. Ele já vem equipado com GPS e Bluetooth para aproveitar as novidades anunciadas pelo Google, que devem chegar até o final do ano. O relógio inteligente da Sony tem um display de 1,6 polegadas e 320x320 mm. O interior é feito de aço inoxidável e é à prova d'água.

SmartWatch 3 anunciado pela Sony na IFA 2014 (Foto: Divulgação/Sony)

 

Sony Xperia Z3

A Sony lançou, como esperado, vários novos dispositivos móveis. O Sony Xperia Z3, top de linha da marca, tem 5,2 polegadas e é totalmente à prova d'água. Além disso, o Z3 também é bastante resistente à poeira e traz melhorias na tela Full HD Trilumnous, que promete melhor visualização sob a luz do sol.

Xperia Z3 é o novo smartphone à prova d'água da Sony (Foto: Divulgação)Xperia Z3 é o novo smartphone à prova d'água da Sony (Foto: Divulgação)

O celular pesa apenas 152g e é bastante fino, com apenas 7,3 mm de espessura. Ele é feito de alumínio e tem uma estrutura arredondada. A bateria, que promete aguentar até dois dias de uso moderado, também merece destaque.

O Z3 conta com tecnologia 4G e tem um processador Snapdragon 801, da Qualcomm, quad-core de 2,5 2,5 GHz e 3 GB de RAM. A câmera continua com os mesmos 20,7 megapixels, com uma lente de 1/2.3 polegadas, 25 mm wide e ISO de até 12800. O áudio é de alta resolução, e a Sony defende que essa é a melhor tecnologia de som em um smartphone.

Xperia Z3 Compact e Xperia Z3 Tablet Compact

O Xperia Z3 Compact também foi apresentado, trazendo especificações similares ao modelo maior. Com apenas 8,6 mm, o smartphone pesa apenas 129g e tem uma tela de 4,6 polegadas. No mais, não há diferenças com o Xperia Z3.

Já o Xperia Z3 Tablet Compact conta com uma tela de 8 polegadas. No mais, o tablet tem as mesmas características de display que os outros dois Xperia da nova geração.

Os modelos ainda não tiveram preço anunciado, mas deverão chegar no mercado europeu e dos Estados Unidos até dezembro de 2014. Ainda não há previsão de lançamento para nenhum deles no Brasil.

Xperia E3

Embora não tenha sido anunciado pela Sony, o Xperia E3 também foi lançado pela companhia na IFA. Com um design semelhante à linha Xperia Z3, o smartphone tem uma tela de 4,5 polegadas baseada na tecnologia das TVs da empresa. O celular tem conexão 4G e uma bateria de longa duração, com 2.330 mAh e modo Stamina.

A câmera é de 5 megapixels e tem opção HDR. O E3 tem um processador Snapdragon 400, da Qualcomm, com quad-core de 1.2 GHz. Além disso, o aparelho também tem uma versão dual SIM.

Integração com PS4

Xperia integrado com o PlayStation 4 (Foto: Divulgação/Sony)

Uma das novidades da Sony para todos os seus novos aparelhos da linha Xperia Z3 é a nova compatibilidade com streaming a partir do PS4 Remote Play. Os celulares e tablets Xperia Z3, Z3 Compact e Z3 Tablet Compact poderão ser pareados ao PlayStation 4 via Wi-Fi e reproduzir o conteúdo dos jogos na tela. O controle do videogame poderá ser usado com a ajuda de um suporte vendido à parte para dar a experiência completa de jogo de última geração sem precisar da TV.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

Tecnologia

Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

Continue Lendo...

O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).