Algumas pessoas têm o costume de lavar os alimentos com detergente o que segundo especialista é um erro, já que os detergentes comuns possuem uma substância chamada fenólica.
A lavagem dos alimentos é de suma importância, pois a maioria deles possuem agrotóxicos utilizados em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.
Nos seres humanos, a ação do agrotóxico pode trazer vários problemas à saúde do ser humano, desenvolvendo doenças como câncer no fígado, pâncreas, testículos, entre outros. Os agrotóxicos podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, mel e café.
Em um país, onde nem todos têm acesso a alimentos orgânicos, é necessário prestar atenção nos produtos ingeridos e tomar as devidas precauções.
Lavar com detergente pode retirar até 70% dos resíduos de agrotóxicos, no entanto, somente a lavagem não resolve o caso, pois as substâncias tóxicas não são hidrossolúveis.
Hasime Tokeshi, consultor cientifico do Centro de Pesquisa Mokiti Okada, foi além e recomendou não usar detergentes sequer para lavagem de louças e utensílios de cozinha. Ele alerta para presença de substâncias fenólicas em suas fórmulas. Estas substâncias foram encontradas em 33 marcas de produtos existentes no mercado, segundo o estudo.
Além do problema dos agrotóxicos, Tokeshi afirmou em seu estudo que mulheres que lavam louça com detergentes não biodegradáveis têm maiores chances de desenvolver o câncer de mama.


