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MINIVAN

Com a nova Classe T, a Mercedes-Benz entra no mundo das minivans de passageiros

No entanto, não há previsão de vinda da Classe T ao mercado brasileiro

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A Mercedes-Benz entra para valer no segmento de minivans de passageiros premium com o lançamento da Classe T, depois de quase dois anos da revelação do primeiro “teaser” do modelo. 

Com base no utilitário Citan, um veículo derivado da parceria da marca alemã com a Renault – com o paralelo Kangoo –, a Classe T traz na mecânica duas motorizações turbodiesel 1.5, com 95 e 116 cavalos de potência, associadas ao câmbio manual de 6 marchas, e outros dois a gasolina, 1,3 litro também turbo com 102 e 131 cavalos, acoplados à transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades. 

No melhor desempenho, a minivan acelera de zero a 100 km/h em 11,6 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 165 km/h. Não há previsão de vinda da Classe T ao mercado brasileiro.

Disponível em configurações de cinco e sete passageiros, a Classe T tem 4,49 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,81 metro de altura. 

A versão com a terceira fileira de bancos tem uma distância de entre-eixos mais alongada. 

As portas laterais são do tipo corrediça, conferindo facilidade de acesso e saída do interior da cabine. 

A última fila de assentos pode ser rebatida, criando uma grande área plana para bagagens. 

De série, a minivan tem uma tampa traseira, e pode ser encomendada opcionalmente com abertura dupla, com um ângulo de 180 graus. 

Com a nova Classe T, estamos ampliando nosso portfólio com uma verdadeira pequena van premium que combina espaço e funcionalidade com estilo e conforto como nenhum outro veículo no segmento. A Classe T é perfeita para todos que precisam de muito espaço – desde famílias a entusiastas do esporte. Com isso, seguimos com firmeza nosso rumo estratégico de crescimento no segmento”, afirma Mathias Geisen, diretor da Mercedes Benz Vans. 

Os bancos da segunda fileira são individuais, com a possibilidade de abrigar três cadeirinhas de criança, como se fosse um automóvel de passeio. 

O sistema multimídia MUBX (Mercedes-Benz User Experience) tem tela “touchscreen” de 7 polegadas e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e rádio digital (DAB e DAB+). 

Por meio dos Botões Touch Control no volante ou em conjunto com o pacote de navegação opcional, o usuário tem acesso ao sistema de infoentretenimento pelo assistente de voz “Hey Mercedes”, com um discurso coloquial. Com isso, os usuários não precisam aprender expressões específicas e complicadas.

A Classe T tem sete airbags – em caso de colisão lateral violenta, por exemplo, o central é acionado entre o banco do motorista e o do passageiro dianteiro, reduzindo assim o risco de os dois entrarem em contato um com o outro – e um amplo leque de assistência à condução de fábrica, ao lado de um sistema de aviso de perda de pressão dos pneus e um de chamada de emergência da Mercedes. 

No campo da assistência, a nova minivan de passageiros destaca o Hill Start Assist (de subida em rampa), o Crosswind Assist – o assistente de vento lateral pode detectar o deslocamento da pista causado por fortes rajadas –, o sistema de aviso de fadiga do motorista, o Active Brake Assist com função de tráfego cruzado, o assistente de ponto cego e o controlador de velocidade de cruzeiro.

Um pacote adicional está disponível como opcional, incluindo o Active Distance Assist Distronic e o Active Steering Assist2. 

Para maior comodidade e segurança ao entrar e sair de vagas de estacionamento, há o assistente ativo Parktronic com câmera de ré acoplada ao sistema MUBX. 

Em combinação com o acoplamento de reboque opcional, a Classe T tem o Trailer Stability Assist. 

Também contribuem no quesito segurança os faróis LED High Performance, que aumentam o feixe com uma cor semelhante à luz do dia. 

Sem precisar quando, a Mercedes promete uma versão 100% elétrica da Classe T, desenvolvida a partir do protótipo mostrado no ano passado pela marca da estrela de três pontas.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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