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LANÇAMENTO

Lançamento do Volkswagen Taos no Brasil, que chega com "powertrain" feito no Brasil

Este é o primeiro SUV da montadora produzido no Complexo Industrial de Pacheco, na Argentina

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Em 2018, quando tinha apenas dois utilitários esportivos no portfólio até 2018 – Touareg e Tiguan –, a Volkswagen decidiu que era hora de ir à luta para aumentar sua oferta de modelos no segmento com o maior crescimento no mundo. 

Em 2019, a marca alemã lançou seu primeiro utilitário esportivo feito no Brasil, o compacto T-Cross, produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), que tornou-se o SUV mais vendido do Brasil em 2020. 

No ano passado, a novidade foi o Nivus, um SUV compacto em estilo cupê, também “made in Brazil”. 

Agora é a vez do médio Taos, que chega diretamente do Complexo Industrial de Pacheco, na Argentina, e desembarca nas concessionárias de todo o Brasil em duas versões: a Comfortline, com preço de R$ 154.990, e a Highline, a R$ 181.790, ambas equipadas com motor 250 TSI e câmbio automático de 6 marchas. 

Com esse lançamento, a Volkswagen reforça a estratégia de oferecer gamas mais enxutas, tornando o processo de compra mais simples. 

No lançamento, o novo SUV da marca alemã apresenta sua Launching Edition, série especial com quantidade limitada, com preço de R$ 191.060 e itens de design e equipamentos exclusivos. 

O Taos é um modelo totalmente novo, desenvolvido com foco no consumidor da América Latina. Faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região e completa a nossa família de SUVs, junto com o Nivus, o T-Cross e o Tiguan Allspace”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Com 4,46 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,68 metros de distância de entre-eixos e construído na Estratégia Modular MQB, o Taos chega equipado com o motor 250 TSI Total Flex, desenvolvido e produzido em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo. 

É o mesmo usado no T‑Cross, no Jetta, na linha GTS do Polo e do Virtus e no Tiguan Allspace, com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, com 150 cavalos de potência a 5 mil rotações por minuto e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol ou gasolina, acoplado à transmissão automática de 6 marchas. 

Segundo a Volkswagen, o novo utilitário esportivo acelera de zero a 100 km/h em 9,3 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 194 km/h. 

O Taos pesa 1.420 quilos, o que, de acordo com a Volkswagen, resulta na melhor relação peso/torque do segmento. 

O seletor de perfil de condução acionado por meio da tela do VW Play tem quatro modos: “Eco”, “Normal”, “Esportivo” e “Individual”.

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O Taos tem distância de entre-eixos longa para seu segmento e balanços dianteiro e traseiro curtos. 

As colunas “A” (as dianteiras) são bem apontadas para a frente e a linha de cintura é elevada. 

Na dianteira, os faróis full-led têm desenho refinado e sistema IQ. Leve, com tecnologia anti-ofuscamento. Dos faróis principais vem o DRL (luzes de circulação diurna), filetes em leds que “cortam” a parte da frente e se fundem com o novo logotipo da marca. 

Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou na família de carros elétricos ID., na Europa. 

O capô é vincado e horizontal. Na traseira, o para-choque está em sintonia com o aspecto “musculoso” de todo o carro. 

As lanternas acompanham o grafismo dos faróis. O nome “Taos” vem fixado na base da tampa do porta-malas. 

Mais à direita, está o emblema “250 TSI” (referência ao torque de 250 Nm) e ao motor turbo. As rodas de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões, completam o visual externo do Taos.

Com a utilização de material “soft touch” e couro revestindo portas e painel frontal, o primeiro utilitário esportivo da fabricante produzido na Argentina oferece uma atmosfera elegante. 

Os bancos são revestidos em couro sintético e o volante multifuncional tem novo design – presente nos modelos da família de elétricos ID e que estreou no Brasil com o Nivus. 

Uma “ilha digital” envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e pela central de infoentretenimento VW Play, com tela de 10,1 polegadas e alta definição. 

Além disso, o interior do Taos tem Ambient Light e sistema de luzes em leds, permitindo aos ocupantes escolherem a cor da iluminação interna. São dez núcleos à disposição.

O nível de tecnologia de assistência à direção do Taos segue o padrão dos outros SUVs da marca. Uma das novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que não traz a função de detecção de pedestres na versão de entrada. 

Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o risco iminente de acidente, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão. 

Outro recurso é o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controle Adaptativo de Cruzeiro) com Stop&Go, fazendo o carro parar completamente de maneira automática caso o veículo à frente pare de repente. Essa função é ideal para o anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades. 

Frenagem automática pós-colisão, alertas de fadiga e de tráfego traseiro cruzado com parada de emergência para manobras, detecção de veículo no ponto cego, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa e XDS + (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a lista de recursos eletrônicos do Taos.

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Formas e conteúdos

Na versão de entrada, a Comfortline, o Taos traz ar-condicionado Climatronic dual zone com saídas para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade, sensores de chuva e crepuscular, sistema Kessy (acesso ao veículo sem utilização da chave), volante multifuncional com “paddles shifts” para trocas de marchas sequenciais, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas e central VW Play. 

Dois pacotes de opcionais são ofertados para a versão: o Conforto – bancos revestidos de couro, dianteiros com sistema de aquecimento e do motorista com ajustes elétricos e de lombar – e o Segurança – Frenagem Autônoma de Emergência com detecção de pedestres e o ACC.

A opção topo de linha Highline agrega de série o ACC com função Stop&Go, a Frenagem Autônoma de Emergência com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro sintético, dianteiros com sistema de aquecimento e do motorista com ajustes elétricos e lombar, as luzes em leds na grade frontal, os faróis com tecnologia IQ. Light, o Ambient Light, o painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, o sistema de detecção de ponto cego, o alerta de tráfego traseiro cruzado e a seleção de perfil de condução. 

Apenas o teto solar panorâmico é opcional para a Highline. Já a Launching Edition tem itens exclusivos como teto, coluna “A” e retrovisores externos pintados de preto, rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas, interior próprio, sistema de som premium Beats, teto solar panorâmico e a cor Bege Mohave. 

Somam-se à série especial um ano para: seguro Porto Seguro gratuito, assinatura do Sem Parar e de mensalidades pagas para os aplicativos do Ubook e PlayKids.

 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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