O Correio Veículos testou o novo hatch que está dando o que falar desde o seu lançamento, que ocorreu em setembro. É o Novo Polo, que foi avaliado a partir da versão topo da categoria, Highline 1.0 TSi, com câmbio automático de 6 velocidades.
Diferente do que algumas pessoas pensam, esse conjunto mecânico é o mesmo do novo Golf e não do Up, com 125 cv no etanol e 116 cv na gasolina e torque de 20,4 kgfm. O novo Polo tem 3 opções de motor: 1.0, 1.6 e o 1.0 TSi.
Os preços partem de R$ 49.990 e chegam a R$ 69.190. A versão testada, com alguns opcionais, ultrapassou os R$ 75 mil. Esse modelo tem com couro sintético, multimídia, câmera de ré, sensores de estacionamento, entre outros opcionais.
Já sobre o carro: sim, ele impressiona. As linhas no design lembra tanto o Golf, quanto o Gol. O interior é aconchegante, os bancos acomodam bem e o visual do painel, com acabamento em black piano, merece destaque. A central multimídia é rápida e fácil de manusear.
Com relação ao motor 3 cilindros turbo da Volkswagen, o resultou ficou excelente. Pouca vibração e uma pegada esportiva. O câmbio de 6 velocidades é eficiente nas trocas, tanto com giro baixo, quanto com giro alto.
O hatch com etanol, segundo a montadora, faz de 0 a 100 em 9,6 segundos. Já o consumo do Polo, segundo o Inmetro, faz na cidade/estrada 8/9,8 km/l com etanol. Na gasolina, o resultado apontado é 11,6/14,1km/l. A verdade é que durante o teste esse resultado não chegou nem perto. O consumo ficou em 6 km/l no etanol.
DETALHES
O acabamento deixou a desejar: para um carro que está acima da versão popular é esperado mais. O espaço interno é bom, acomoda tranquilo quatro passageiros adultos, apesar da informação de que cabem cinco pessoas.
O lugar do meio no banco traseiro é desconfortável para o passageiro, por conta do túnel central, mas, em compensação, tem saída de ar condicionado e tomada USB.
Todas as versões do Polo vêm com quatro airbags. Seus principais concorrentes são Fiat Argo, Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Ford Fiesta.
O teste desta semana ainda teve a participação de João Fusquine, do programa Autonews. Veja mais sobre lançamento de veículos e testes no Instagram do Correio Veículos.
VÍDEO


