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Serviço pesado

Scania lança caminhão 10x4 XT Super de 560 cavalos

A marca segue o foco no segmento de mineração

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A Scania apresentou seu novo caminhão 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024), um dos maiores eventos do setor da América Latina, realizado no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O novo modelo traz um motor de 13,0 litros de 560 cavalos com 285,5 kgfm, o maior torque da gama Super. “O cenário da mineração continua promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas de caminhões. O 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super chega com um preço muito competitivo para ser uma alternativa à Linha Amarela. Oferece mais produtividade, maior velocidade média e superior economia de combustível, além de dispor da maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de PBT”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. 

Com a introdução da motorização Super, o 560 G 10x4 XT se torna um equipamento com maior eficiência energética e menor custo por tonelada transportada. O propulsor Super traz aumento da pressão de pico no cilindro para 250 bar, duplo comando de válvulas no cabeçote?, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbocompressor. Oferece desempenho superior em relação aos atuais modelos da marca, principalmente devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. As mudanças foram preponderantes para se chegar à economia de até 8% sobre a geração anterior. “O novo 10x4 de 560 cavalos vem com um câmbio com sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), mais rápido e suave, com carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior. O modelo tem longarina dupla para garantir maior robustez, 210 toneladas de capacidade máxima de tração técnica (CMT) e uma grande novidade na manutenção, com intervalo de troca passando de 500 horas para 750 horas. Um aumento de 50% na disponibilidade do produto”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. 

O 10x4 também pode ser configurado para ser teleoperado com uma tecnologia de controle remoto para que o modelo funcione não-tripulado e atue em áreas de risco e descomissionamento de barragens na mineração. Com esta configuração, ele oferece mais velocidade, maior produtividade e solução homologada de fábrica pela Scania. Outra vantagem do novo modelo é o intercambiamento de peças com o modelo 8x4, que é o líder de vendas da marca no mercado fora-de-estrada. “O veículo 10x4 poderá interessar muito ao cliente tradicional do 8x4, que busca uma capacidade maior de minério transportado. Não é uma substituição, muito pelo contrário, eles têm vocações diferentes. Estamos expandindo o portfólio no transporte mais pesado oferecendo o 8x4, o 10x4 560 cavalos e o V8 10x4 660 cavalos”, reforça Gallao.

O 10x4 de 560 cavalos chega com a incorporação de dois freios, o CRB (freio de liberação de compressão), estreante com a gama Super em 2022 e foi lançado na linha fora-de-estrada em dezembro de 2023, e o auxiliar hidráulico Scania Retarder – os dois de série. Somados, são 850 kW (1.153 cavalos) de potência, a maior capacidade de frenagem do mercado. Outro anúncio da Scania na  Exposibram 2024 é que o airbag de cortina, exclusividade da marca no mercado de caminhões, passa a ser de série, ajudando o motorista a ter mais segurança na operação em um possível tombamento lateral. Outro benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso é chamado de FOU (Fuel Optimization Unit) e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. Foi possível passar de 87% para 97% de diesel utilizável nos tanques, resultando em um ganho de carga útil transportada ou em um alcance estendido, dependendo da prioridade da operação.

 

CARMAIS

Confira as dicas e novidades sobre veículos

19/09/2024 16h00

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original Divulgação

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Revelação gradual

A Volkswagen do Brasil escolheu o “Rock in Rio” deste ano para mostrar um protótipo de seu menor SUV a ser vendido no mercado nacional.

A marca promete que o novo carro será inédito, inaugurando um novo segmento e está confirmado para chegar no próximo ano, se juntando à gama de utilitário esportivos formada pelos modelos T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

O projeto do “teaser” tecnológico exposto no “Rock in Rio” tem a intenção de exibir os primeiros detalhes do novo SUV, com uma camuflagem especial e envolvido por uma redoma de “leds glass” – combinando transparência e luminosidade com efeitos holográficos.

Um tratamento fotográfico permite mostrar um pouco mais que a foto original divulgada.

O público pode conhecer a assinatura dos faróis e das lanternas (bem horizontalizadas) e a silhueta do carro (do porte do Polo, só que mais elevado). A marca alemã pretende revelar o novo SUV gradualmente, até seu lançamento. “O ‘Rock in Rio’ é o local certo para celebrarmos ícones. E o novo SUV – 100% desenvolvido e produzido no Brasil – pretende ser um novo ícone no coração dos brasileiros”, explica Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. 


Um olho nos brasileiros, outro nos chineses

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ritmo elevado de produção verificado em julho continuou em agosto, configurando o maior volume deste ano, com 259.613 unidades fabricadas entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, com crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023.

“As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno mas também pela quantidade de lançamentos importantes”, analisou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O acumulado deste ano, de 1,62 milhão de veículos produzidos, é o maior desde 2019. De acordo com a entidade, o comportamento dos modelos importados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, com leve queda de 1,7%. A Anfavea estima, no entanto, de que há no Brasil um estoque recorde de modelos chineses, de cerca de 81 mil unidades. 

 

Já com preço 

Confirmado recentemente para chegar ao Brasil via El Palomar, na Argentina, o novo Peugeot 208 teve seus preços finalmente revelados pela Stellantis.

Assim, a versão de entrada Active 1.0 MT, que traz de série ar-condicionado digital, sistema Hill Assist, vidros elétricos e quatro airbags, tem preço de R$ 76.990.

A Style 1.0 MT acrescenta faróis full-led, multimídia de 10,3 polegadas, câmera de ré e teto panorâmico e sai por R$ 88.990. Já as variantes equipadas com o motor turbo T200, de 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas, custa R$ 98.990 na Allure.

A topo de linha GT soma seis airbags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira VisionPark 180 graus e tem preço de R$ 114.990.

O novo 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova opção na paleta de cores da marca do leão.  


Sempre haverá Paris

Como de costume, o principal anfitrião do Salão do Automóvel de Paris, o Grupo Renault confirma o retorno da mostra francesa – ausente desde o início da pandemia da Covid-19, que será realizado de 14 a 30 de outubro deste ano –, apresentando suas quatro marcas: Renault, Dacia, Alpine e Mobilize.

O Salão de Paris volta ao Centro de Exposições Porte de Versailles – utilizado para alguns eventos das Olimpíadas de 2024.

A principal marca de automóveis francesa revelará o Renault 4, em estreia mundial, um elétrico do segmento B desenvolvido em parceria com a Ampere, especializada em elétricos inteligentes.

O novo modelo estará na mostra ao lado do Renault 5 elétrico, um dos veículos mais aguardados do salão. Na sequência do evento parisiense, será lançado o novo Twingo.

A Dacia apresentará os novos Duster, Spring e Sandero, enquanto a Alpine mostrará o A290 – lançado este ano na Europa – e revelará em estreia mundial o Alpenglow Hy6, equipado com um novo motor a combustão de seis cilindros ou pela opção movida a célula de hidrogênio.

Já a Mobilize revelará, também em estreia mundial, o Duo, elétrico disponível para utilização sem carteira de habilitação, e o Bento, um micro-utilitário elétrico para uso em lugares urbanos restritos.


Campo de prova real

A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e de competição da marca norte-americana, está dando prosseguimento aos testes da picape Raptor T1+ para o Rali Dakar 2025. A segunda fase de testes foi há duas semanas, em Zaragoza, na Espanha, e em Fontjoncouse, na França.

Uma das missões da equipe é, basicamente, tentar “quebrar” o veículo que acabou de construir, enfrentando pistas desérticas, rápidas e esburacadas, mais parecidas com as utilizadas no Dakar. Para isso, conta com uma experiência de peso, o piloto espanhol Carlos Sainz, “El Matador” – tetracampeão do Dakar e pai do piloto Carlos Sainz Jr., da Ferrari -, que assumiu o volante da picape pela primeira vez.

Pelo regulamento do rali mais famoso e perigoso do mundo, não se pode mexer muito nas características originais do veículo, com o trabalho se concentrando nos coletores de admissão e escape para extrair o máximo de potência do 5.0 V8 Coyote usado no carro do Dakar.

Após um dia extenuante de 800 quilômetros de testes, a equipe finalmente conseguiu rachar em dois lugares a parte traseira do chassi da Raptor T1+ com a ajuda de uma “G-Out”, uma depressão ou um mergulho acentuado no terreno para comprimir totalmente a suspensão, criando um impacto significativo de Força G. 


Novo SUV-cupê no horizonte

O próximo lançamento da Citroën para a América do Sul está chegando. O inédito Basalt vem com a intenção de oferecer um pacote inteligente de versões projetado para atender às demandas dos clientes da região, incluindo a acessibilidade, o estilo e a inovação da carroceria SUV-cupê.

Fará parte dessa estratégia a disponibilização do propulsor turbo T200 produzido em Betim (MG).

Na Citroën, pertencente à Stellantis, o motor T200 está presente na versão You do C3, no Aircross, no C4 Cactus e no novo utilitário Jumpy.

O motor turbo reúne conceitos como o comando de válvulas MultiAir III, turbocompressor refrigerado com “wastegate” elétrica e injeção direta de combustível. Conforme a Citroën, o Basalt será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com mais detalhes sendo revelados nas próximas semanas.  


Flexibilidade “made in Brazil”

A Horse Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anunciou investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná.

A nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os propulsores bicombustível de 1,0 litro (HR10) e 1,3 litro (HR13) da empresa.

Com previsão de produzir 210 mil cabeçotes por ano, a Horse criará 60 empregos permanentes.

A nova linha está prevista para entrar em operação plena em 2026.

A empresa paranaense faz o modelo HR10 desde janeiro deste ano, enquanto a fabricação do HR13 deve se iniciar em novembro, sendo compatível com o Proconve L7, equivalente ao Euro 6, que já está em processo de certificação para os futuros padrões L8.

NOVIDADE

Novo Caoa Chery Tiggo 8 PRO é apresentado a partir de R$188.888,88

O SUV de 7 lugares, chega renovado, novo motor, nova frente, e mais tecnológico

23/08/2024 09h48

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo Foto: Divulgação

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Sabemos que a Caoa Chery sempre foi agressiva em seus lançamentos, agora com o novo Tiggo 8 PRO não é diferente. Esse preço, é para a versão turbo a gasolina. 

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo
Quatro anos após o seu lançamento no País, o primeiro SUV monobloco de sete lugares produzido no Brasil e que obteve muito sucesso em vendas e de crítica, foi atualizado, deixando seu visual renovado, mais moderno e seu desempenho aprimorado. A renovação do Caoa Chery Tiggo 8 é mais um atestado do comprometimento da marca em produzir em território nacional os veículos mais modernos, tecnológicos e atualizados da indústria automobilística mundial.

O Tiggo 8 foi o segundo modelo fabricado no Brasil pela Caoa Chery a incorporar a tecnologia Max Drive, um conjunto completo de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista. A partir de agora, o modelo traz novidades no design, equipamentos e interior.

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo

A grade dianteira é nova e tem seu design denominado Big Diamond com detalhes atingindo uma maior impressão de profundidade, ampliando o ar de modernidade e, ao mesmo tempo, de refinamento. No centro do grande diamante, surge uma nova peça com a logomarca. Este emblema abandona o cromado e passa a contar com uma iluminação gradual que, em sintonia com faróis e lanternas, recepcionam os usuários do veículo com uma iluminação dinâmica de boas-vindas. 
Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo Ainda na dianteira, com a adoção de um novo conjunto óptico. Os faróis renovados, agora, possuem ainda maior alcance que o modelo anterior e contam com controle inteligente do farol alto (IHC), que identifica veículos vindo em sentido contrário e baixa o farol alto para não ofuscar os outros motoristas. Destaque para os faróis de neblina,integrados, que acompanham o movimento do volante utilizando o assistente de iluminação em curvas.

Olhando de lado, a lateral engrandeceu  com as novas rodas aro 19”, gravadas com o nome Tiggo em alto relevo, e calçadas por pneus Pirelli 235/50 R19. Em associação com o conjunto óptico com setas dinâmicas que invadem esta área, este novíssimo jogo de rodas/pneus fizeram o perfil do Tiggo 8 PRO ficar muito mais imponente.

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo A traseira também renovada, a começar pelo brake light, em LED, que ganhou estilo único e passou a ser bipartido. A moldura da tampa do porta-malas é nova e passou a abrigar o local onde fica a placa do veículo. Da mesma forma, as lanternas panorâmicas ganharam um novo desenho e passam a ser full LED, com iluminação dinâmica de boas-vindas e piscas dinâmicos (Dynamic Rear). Destaque também para o para-choque e as luzes traseiras de neblina que, além de redesenhados, passam a ser integrados. Completando a mudança visual, as saídas de escapamento passam a ser duplas, nos dois lados da área traseira.

O modelo ganhou 20 mm em seu comprimento (4.720 mm). No interior, os bancos receberam novo design, com acabamento Premium na cor preta, assim como os encostos de cabeça dianteiros Extra Comfort, com apoio lateral ajustável. 

O assento do passageiro conta também com ajustes elétricos, e ambos os assentos dianteiros possuem aquecimento e ventilação com ajustes no multimídia. Outro diferencial que auxilia o condutor em situações em que necessita ajustar a posição do banco do passageiro é o Boss Key localizado na lateral interna do encosto do passageiro e com fácil acesso para o motorista realizar estas operações. 

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo

A maior mudança está no painel, o novo Chery Tiggo 8 PRO passa a oferecer uma nova tela curva UWCS (Ultra Wide Curved Screen) com 24,6 polegadas, full HD Digital, integrando as funções do painel de instrumentos e o Multimídia. Além de um visual luxuoso, esta tela possui uma curvatura que reduz reflexos de luzes indesejados.

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo
O sistema de som conta com 8 alto-falantes de qualidade Premium, assinados pela Sony, proporcionando melhor experiência acústica e agregando ainda mais elegância com o tweeter instalado em posição elevada nas 4 portas.

O modelo é equipado com o novo motor 1.6 Turbo GDI a gasolina com injeção direta e duplo comando de válvulas com duplo variador de fase (DVVT), e transmissão DCT de dupla embreagem com 7 velocidades com opção de trocas manuais. São 187 CV de potência máxima e 28 kgfm de torque máximo, disponível de 2.000 a 4.000 rpm.

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo
O Tiggo 8 PRO já está sendo produzido na fábrica da Caoa Chery em Anápolis (GO) e comercializado em toda Rede de Concessionárias. O modelo está disponível nas cores Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico e Azul Escuro Perolizado. A montadora continua a oferecer 5 anos de garantia para seus modelos. 

 

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