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Dietas e alimentos milagrosos não resolvem problema; é preciso aprender a comer bem

Dietas e alimentos milagrosos não resolvem problema; é preciso aprender a comer bem

EDUARDO FREGATTO

04/03/2016 - 15h58
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Sai estação, entra estação, novas dietas e promessas de emagrecimento surgem em revistas, sites e rodas de amigos. Mesmo sem respaldo de nutricionistas, as dietas da moda tornam-se populares, tão populares, que ganham adeptos.

Há alguns verões, a tendência era a contagem de calorias. A dieta dos pontos era a mais procurada nos sites de busca, e livros sobre o tema vendiam como água. Hoje, nutricionistas já alertam que o método tem eficácia duvidosa.

Agora, a nova promessa de emagrecimento e saúde é diminuir – ou retirar totalmente – os carboidratos do cardápio. O Correio B conversou com uma nutricionista para saber se esta alimentação é realmente positiva, ou se é mais uma armadilha para o organismo.

ESQUEÇA OS PONTOS

Você se lembra da dieta dos pontos? Por muito tempo, este tipo de alimentação, baseada no número de calorias de cada alimento, fez sucesso como uma promessa de emagrecimento. Até hoje, muita gente não ingere nenhum produto sem antes se certificar de quantas calorias está consumindo. Para cada altura e peso, há um limite calórico que deve ser consumido diariamente.

Felizmente, essa tendência está cada vez mais esquecida pela população. A nutricionista Mariana Corradi explica que contar calorias não é sinônimo de perda de peso e, muito menos, de saúde. 

“A contagem de calorias já foi muito forte, mas hoje é algo que nós nem sequer ensinamos no consultório. Se o paciente pergunta quantas calorias terá em seu cardápio, a gente não responde, porque ele não precisa aprender isso”, afirma a especialista. “O que importa é a fonte dessas calorias, e não o número.” 

Para entender melhor, Mariana cita o exemplo dos carboidratos. O arroz integral geralmente apresenta mais calorias que o arroz branco. Porém, quem consome a versão integral terá maior sensação de saciedade e passará mais tempo sem sentir fome. Já quem ingerir o arroz branco sentirá necessidade de comer novamente em menos tempo. Além disso, o alto índice glicêmico do arroz branco gera maior absorção do açúcar no sangue. Resultado: mesmo com maior quantidade de calorias, o arroz integral representa a melhor opção para quem quer cuidar do peso e, mais importante, da saúde. 

Nesse caso, e em muitos outros, ingerir mais calorias é muito mais benéfico para o corpo. É por isso que, hoje em dia, contagem de calorias é um conceito ultrapassado.

O NOVO VILÃO

Nas dietas mais populares, atualmente, o carboidrato se tornou o grande vilão do peso ideal. Se, antes, esse papel era atribuído às gorduras, quem leva a culpa agora são pães, massas, cereais e até legumes e vegetais.

As dietas milagrosas pregam a baixa ingestão de carboidratos, com exceção de alguns alimentos, como a batata-doce, que teria efeitos menos prejudiciais.

Para a nutricionista Mariana Corradi, qualquer alimentação baseada na restrição é perigosa. “Nós preferimos que o paciente tenha uma base alimentar com todos os grupos de alimentos e não exclua nenhum, porque todos são importantes”, afirma.

De acordo com a profissional, quando o corpo não encontra energia para retirar dos carboidratos e das gorduras, pode começar a retirar a gordura presente nos músculos dos órgãos. Os efeitos podem ser graves. “Toda restrição gera perda de peso, mas a pessoa também terá deficiência de energia.”

O que é possível fazer, segundo a nutricionista, é trocar os carboidratos de alto índice glicêmico, popularmente chamados de carboidratos ruins, pelos alimentos de baixo índice glicêmico, conhecido como os carboidratos bons (ver dicas no infográfico ao lado).

Os carboidratos bons causam sensação de saciedade, porque levam mais tempo para serem absorvidos pela corrente sanguínea. 

Outra dica é dar preferência à proteína de baixa gordura. Muitas dietas incentivam trocar o carboidrato pelo consumo, por exemplo, de bacon e outras carnes gordurosas. Para Mariana, a dica não é saudável. O ideal é manter os carboidratos bons no cardápio e sempre dar preferência a carnes menos gordurosas.

Falando em gordura, ela também é essencial para o equilíbrio do corpo. Gorduras boas podem ser encontradas no atum, salmão, azeite, ovo e até chocolate. O consumo deve ser moderado.

REEDUCAÇÃO

Atualmente, não se fala mais em dieta, em consultórios de nutricionistas. “Nós ensinamos a reeducação alimentar”, aponta Mariana.

Isto porque, não adianta passar uma dieta cheia de restrições para o paciente. As chances de ele abandonar o tratamento é grande. O ideal é passar uma cardápio que se adapte aos hábitos e condições financeiras da pessoa. “Se a pessoa comeu arroz e feijão todo dia, não adianta tirar, porque a tendência é ela voltar a comer”, pontua.

Por mais que revistas e amigos bem-intencionados insistam em passar dicas milagrosas, a verdade é que o tempo das dietas já ficou para trás. Quem busca perder peso e, principalmente, ter saúde, deve se alimentar bem. “O mais importante é a qualidade e frequência da alimentação. Mais do que nunca, aprender a comer é mais necessário do que fazer dieta”, finaliza a especialista.

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Gastronomia B+: Doce de Leite Caseiro: aprenda a fazer a sobremesa com apenas três ingredientes

A receita que conquistou milhares de visualizações na plataforma do TikTok virou febre na cozinha dos brasileiros.

06/10/2024 11h00

Gastronomia B+: Doce de Leite Caseiro: aprenda a fazer a sobremesa queridinha do TikTok

Gastronomia B+: Doce de Leite Caseiro: aprenda a fazer a sobremesa queridinha do TikTok Foto: Divulgação

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Seja para adoçar o café da tarde ou como recheio de sobremesas, o Doce de Leite Caseiro é o novo queridinho das redes sociais. Com milhares de visualizações e compartilhamentos no TikTok, essa receita simples e saborosa ganhou destaque por ser prática e irresistível.

Feita com apenas três ingredientes, ela garante um doce cremoso e cheio de sabor, perfeito para qualquer ocasião.

O segredo do sucesso do doce de leite caseiro está na paciência! Mexer constantemente a mistura enquanto ela reduz e carameliza garante a textura perfeita e o ponto certo.

Além disso, a versatilidade desse doce permite que ele seja adaptado ao gosto pessoal de cada cozinheiro, podendo ser mais claro e cremoso, ou mais escuro e denso, conforme o tempo de cozimento.

A viralização da receita na plataforma também trouxe novas versões e dicas de personalização do doce de leite. Alguns criadores adicionam pitadas de sal para um toque sofisticado de caramelo salgado, enquanto outros experimentam a receita com açúcar mascavo para um sabor mais intenso, ou até mesmo complementando com chocolate.  

Essas variações, unidas à praticidade do preparo, tornaram o doce de leite caseiro uma verdadeira febre entre os cozinheiros amadores. Essa semana quem compartilha com a gente essa receita rápida e prática é a marca Xandô preparada com o seu leite Tipo A. Acompanhe para reproduzir na sua casa...

Ingredientes:

  • 2 litros de leite integral 
  • 3 xícaras de açúcar
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio ou fermento químico

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o leite integral, o açúcar e o bicarbonato (ou fermento químico).

Misture bem os ingredientes e leve a panela ao fogo médio. Deixe ferver e reduzir, mexendo com frequência para evitar que grude no fundo ou transborde.

Cozinhe até que o doce de leite fique espesso e com tom caramelizado (aproximadamente 2 horas, variando conforme a potência do fogão).

Lembre-se que, ao esfriar, o doce ficará mais firme.

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Notas B+: Do Marketing Médico ao Cinema, um Retorno às Telas com Projetos Inspirado

O jornalista e especialista em cinema Augusto Bergamo se destacou no mercado de marketing médico nos últimos anos, mas nunca abandonou sua paixão por cinema.

05/10/2024 21h30

Notas B+: Do Marketing Médico ao Cinema, um Retorno às Telas com Projetos Inspirado

Notas B+: Do Marketing Médico ao Cinema, um Retorno às Telas com Projetos Inspirado Foto: Divulgação

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Bergamo começou sua carreira no marketing médico há mais de 10 anos, fundando a agência Bergamo Marketing Médico. Ele percebeu que os médicos, frequentemente, cometem o erro de priorizar o digital sem estabelecer processos internos.

“O crescimento sem preparação leva à falência”, comenta. Sua formação em jornalismo e cinema oferece uma perspectiva ampla: “Permite que eu possa ir muito além das ferramentas de marketing, tendo uma visão macro do negócio”.

Mesmo com sua atuação focada no marketing médico, Bergamo mantém o desejo de voltar ao cinema. Ele compartilha seu sonho de realizar um documentário sobre a relação médico-paciente. “Pode render histórias inspiradoras de superação!”, afirma entusiasmado.

Quando questionado sobre como a especialização em cinema moldou sua visão, ele é enfático: “O roteiro, sem dúvidas. Uma boa história precisa ser contada a partir de uma visão que vai muito além de técnicas e equipamentos”.

Para equilibrar os compromissos, Augusto tomou medidas práticas, como a decisão de trazer um sócio para sua agência e reduzir o número de cursos promovidos pela sua segunda empresa, a Revolution Cursos Médicos. “Isso me permite gerenciar melhor meu tempo”, diz ele, buscando conciliar o marketing com seus planos no cinema.

Bergamo também reflete sobre as mudanças no mercado desde o início de sua carreira. Segundo ele, o digital trouxe novas oportunidades tanto em termos de recursos quanto de espaço criativo. No entanto, ele admite que conciliar suas áreas de atuação ainda é um desafio. “Mas estamos caminhando”, diz ele com um sorriso.

Sobre seus próximos passos, Bergamo menciona temas pessoais e inspiradores que gostaria de abordar em futuros projetos audiovisuais, como a vida de sua avó, Augusta Bergamo, e os bastidores do sucesso no marketing médico. Embora ainda esteja na fase de planejamento, ele tem um objetivo claro: “Assim que lançar a minha mentoria em grupo para médicos, o método PROVES, darei sequência nos projetos de cinema”, conclui.

O equilíbrio entre o marketing e o cinema é um desafio constante para Bergamo, mas a paixão pelo audiovisual permanece forte, e ele já traça os próximos passos para finalmente voltar às telas.

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