Cidades

Santo André

Pizzaria usa drone para entrega em domicílio e é denunciada pela Aeronáutica

Pizzaria usa drone para entrega em domicílio e é denunciada pela Aeronáutica

correio24horas

13/12/2014 - 04h00
Continue lendo...

Uma pizzaria em Santo André, interior de São Paulo, fez o maior sucesso ao inovar nas entregas de produtos. Isso porque a entrega das pizzas da Vero Verde em domicílio começou a seré feita através de drones - um objeto voador.

O estabelecimento decidiu usar o aparelho para fazer um teste, mas acabou se dando mal. Como usou um veículo aéreo não tripulado (vant) sem autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Força Aérea Brasileira (FAB), o restaurante deve ser punido. O caso será investigado pelas autoridades.

A Anac alega que, para substituir a frota de motoboys humanos por drones, é necessário que haja uma regulação do órgçao sobre o tema, o que ainda não aconteceu. "Nenhuma aeronave remotamente pilotada, seja ela de aplicação civil ou militar, poderá decolar sem a autorização do DECEA [órgão que legisla sobre o uso do espaço aéreo]", informou a Aeronáutica. "Para aeronaves não certificadas, é aplicado o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), cuja análise, aprovação e emissão cabe à Anac", completou.

O teste de delivery ocorreu em outubro, com um quadricóptero (quatro hélices) que consegue percorrer um raio de 1,5  quilômetros na velocidade de 40 km/h. A ideia surgiu após o estabelecimento se inspirar em experiências internacionais bem-sucedidas, como a pizzaria Domino's que já usa o sistema em outros países. Como tudo começou com um teste de voo baixo, um dos donos da pizzaria admitiu não ter pedido autorização prévia. A Aeronáutica vai denunciar o caso ao Ministério Público Federal

O percurso durou a metade do tempo que levaria normalmente . Segundo Ernesto Júnior, sócio-proprietário da Vero Verde. "É um pouco complicado. O vento é uma coisa que atrapalha bastante e o peso da pizza acaba influenciando bastante. Tem que ser uma mais leve, como peperonni", explicou em entrevista ao G1 São Paulo.

Além disso, o proprietário informou que não é possível transportar refrigerantes e máquinas de cartão de crédito, por exemplo, o que faz com que alguns motoboys sejam mantidos na empresa. 

Cidades

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados

25/12/2024 19h00

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASI

Continue Lendo...

O aplicativo Prevenção de Desastres, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), já conta com mais de 2 mil downloads. Mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados e têm áreas de risco indicadas no app.

O aplicativo, lançado em maio deste ano, traz alertas sobre áreas de risco de inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos que podem impactar a segurança da população do país.

Na interface do app, o usuário pode visualizar informações do local onde está ou selecionar áreas de interesse. Entre os dados disponíveis, estão o número de edificações da região e de pessoas em áreas de risco.

O serviço de monitoramento também permite que os usuários possam inserir informações no mapeamento de risco e cadastrar inundações ou deslizamentos que tenham presenciado. O processo deve ser feito por meio da inserção de vídeos ou fotos e a descrição do fato.

IOS

O app já estava disponível para usuários do sistema Android e está sendo ampliado para outros dispositivos. Agora, usuários dos celulares e outros dispositivos desenvolvidos para sistemas IOS (Apple) já podem baixar o aplicativo. 

TEMPO

Chuvas fortes devem seguir até o final de semana em MS e no País

A expectativa é que as chuvas devem permanecer até segunda-feira, mas já com menor intensidade

25/12/2024 18h00

Fim do ano deve ser chuvoso em MS

Fim do ano deve ser chuvoso em MS Foto: Gerson Oliveira / Arquivo

Continue Lendo...

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para amanhã (26) e sexta-feira (27) é de tempo nublado, com chuvas fortes, “que podem causar impactos à população” em várias áreas do país, incluindo Mato Grosso do Sul.

Conforme o instituto, a causa é a provável formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável pelas precipitações nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

A ZCAS é um sistema meteorológico caracterizado por uma faixa persistente de nebulosidade que se estende desde o Norte do Brasil até áreas do Sudeste, promovendo chuvas contínuas e abrangentes.

O novo sistema, previsto para atuar entre 26 e 30 de dezembro, deve trazer acumulados superiores a 100 mm em diversas áreas e até 150 mm em algumas regiões, conforme apontam os mapas meteorológicos. 

Mas as chuvas devem se concentrar no sudoeste da Amazônia, “cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico”.

Na quinta-feira (26), o primeiro dia de atuação deste sistema, amplas áreas do país estarão em alerta para temporais, abrangendo estados como norte do Mato Grosso do Sul, Amazonas, sudoeste do Pará, norte do Mato Grosso, norte de São Paulo, leste de Goiás, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro.

A expectativa é que as chuvas devem permanecer até segunda-feira (30), principalmente nas regiões do estado de São Paulo, até a divisa com Minas Gerais, “onde o acumulado de precipitação pode superar os 100 mm em 24h”.

Fim do ano deve ser chuvoso em MS

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).