Cidades

Em 10 cidades de MS

Conselhos Tutelares do Estado deverão ter integrantes indígenas

Necessidade foi identificada depois de irregularidades na adoção de crianças por famílias não índias

DA REDAÇÃO

02/07/2015 - 16h13
Continue lendo...

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul encaminhou recomendação a dez prefeituras do sul do estado para garantir a representação das comunidades indígenas nos Conselhos Tutelares municipais. A medida visa garantir melhor entendimento da cultura dos índios e o cumprimento de diretriz do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que determina o respeito às diversidades étnicas e culturais.
 
De acordo com o portal do MPF na internet, a necessidade da medida foi identificada após apuração de irregularidades em processos de adoção de crianças e adolescentes indígenas por famílias não índias. “Constatou-se a existência de uma visão distorcida da realidade dos povos indígenas, que desconsidera a importância de suas diversidades e peculiaridades culturais, provavelmente fruto de preconceito dos integrantes dos órgãos públicos, inclusive dos Conselhos Tutelares”.
 
Para implementar a medida, o MPF orienta as prefeituras a promover todos os meios para assegurar a participação das comunidades indígenas no processo de seleção e eleição dos membros dos Conselhos Tutelares, tal como divulgar os editais nas aldeias e acampamentos. Caso os concursos já estejam em andamento, os prazos devem ser reabertos para incluir a cota e amplamente divulgados nas comunidades.
 
RECOMENDAÇÃO ACEITA

A recomendação foi encaminhada para as prefeituras de Antônio João, Aral Moreira, Jardim, Paranhos, Ponta Porã, Amambai, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Laguna Caarapã e Coronel Sapucaia. Destas, as cinco últimas já se manifestaram em favor da medida. Em alguns municípios, a legislação local reforça o entendimento do MPF. Em Amambai e Japorã, lei municipal prevê a cota para os índios. Em Ponta Porã, Paranhos e Tacuru, há projetos de lei para destinar vagas nos conselhos a representantes indígenas.

Cidades

Tricampeão mundial de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS

Os crimes ocorreram em agosto de 2023 em diversos municípios do Estado

17/11/2024 18h00

Tricampeão mundia de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS

Tricampeão mundia de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS Reprodução

Continue Lendo...

Um ano após cometer uma série de estupros e roubos em casas de massagem de Mato Grosso do Sul, o tricampeão mundial de jiu-jítsu Erberth Santos foi condenado a mais de 14 anos de prisão em regime fechado. Além dele, o lutador André Pessoa também foi condenado. Os crimes ocorreram em agosto de 2023 no município de Três Lagoas (MS).

Conforme as investigações, os réus marcaram um encontro com garotas de programa da cidade e em seguida estupraram e roubaram a vítima. Em seguida, a dupla passou a espalhar o terror, cometendo crimes também nos municípios de Corumbá; Miranda; Três Lagoas, além da própria Capital e, sabendo dos fatos, as buscas aos indivíduos tiveram início. 

"As ações eram cometidas utilizando muita violência, amarrando as vítimas, ameaçando e agredindo as vítimas. Os autores portavam faca e arma de fogo, segundo as vítimas" apontou o Batalhão de Choque à época dos crimes.

Com a dupla também foram localizados 26 celulares e facas. Vale ressaltar, que a ação dos suspeitos foi filmada por câmeras de segurança e entregues à polícia. Os presos confessaram que, de fato, cometeram os crimes pelos quais são acusados, inclusive os de estupro. 

A decisão da condenação é assinada pelo juiz Daniel Scaramella Moreira, da 2° Vara Criminal de Três Lagoas.

Entre os títulos acumulados pela dupla no esporte, os lutadores ostentam altas conquistas, como um tricampeonato mundial; um campeonato pan-americano; europeu e brasileiro de jiu-jítsu, sendo que vieram à Mato Grosso do Sul para evento em Aquidauana. 

Erbeth Santos foi condenado a 14 anos, 7 meses e 23 dias de prisão em regime fechado e pagamento de 143 dias-multa e vai responder pelos crimes de roubo e estupro que cometeu à uma jovem que na época tinha 24 anos.

André foi inocentado dos crimes sexuais e sentenciado pelo roubo a cinco mulheres. A pena será de 8 anos, um mês e 23 dias de prisão.

Assine o Correio do Estado

Previsão

Semana será marcada por calor intenso e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul

Chegada de frente fria pode mexer com os termômetros na metade da semana

17/11/2024 17h15

Semana será marcada por instabilidade climática em Mato Grosso do Sul

Semana será marcada por instabilidade climática em Mato Grosso do Sul Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para esta semana em Mato Grosso do Sul indica dias de calor intenso, com temperaturas variando entre 29°C e 38°C, e possibilidade de chuvas fortes e tempestades, especialmente à tarde. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cenmtec-MS), de segunda-feira (18) a quinta-feira (21), o Estado enfrentará períodos de sol com nebulosidade, seguidos de chuvas de intensidade fraca a moderada, e até mesmo tempestades com raios e rajadas de vento.

O Cemtec explica que devido à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e à aproximação de uma frente fria o tempo fica instável. A umidade relativa do ar deve permanecer baixa, agravando a sensação de calor com índices entre 20% e 40%.

Em termos de temperatura, os valores devem permanecer elevados, acima dos 30° C. As mínimas ficam entre 22°C e 26°C, com máximas que podem variar de 29°C a 38°C, dependendo da região. As áreas mais quentes são o bolsão e o norte, onde as máximas podem chegar até 37°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 31-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 32-37°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 23-25°C e máximas entre 32-34°C. Atenção também para os ventos: com atuação predominantemente no quadrante norte, podem ocorrer rajadas de até 60 km/h em algumas áreas, principalmente no período da tarde.

MEIO DA SEMANA

Entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), a previsão indica um agravamento das condições ambientais próximo de uma frente fria oceânica, o que traz mais instabilidade. As temperaturas tendem a cair um pouco, com mínimas entre 20°C e 25°C, principalmente no extremo sul de MS.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22° C e 25°C e máximas entre 30° C e 33°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 23° C e 25°C enoquanto as máximas ficam entre 29° C e 36°C. Em Campo Grande, mínimas devem variar entre 22° C e 24°, enquanto as máximas ficam entre 28-° C e 30°C.

Dicas para a Semana

  • Cuidados com o calor : A baixa umidade relativa do ar pode tornar os dias desconfortáveis 
  • Atenção às chuvas e ventos fortes : Fique alerta para mudanças bruscas no tempo; leve o gurda-chuva
  • Reforço no uso de protetor solar : Mesmo com clima nublado, não esqueça o protetor

 


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).