Cidades

ASSASSINATO

Região de narcotráfico, avenida das Bandeiras é palco do 3º assassinato em 11 meses

Interno do semiaberto foi executado, na manhã desta sexta-feira (28), com cinco tiros na região da cabeça e tórax; veja o vídeo

Continue lendo...

Lourival de Souza Fernandes, de 45 anos, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (28), na avenida das Bandeiras, esquina com rua Tatuí, em Campo Grande.

De acordo com a Polícia Militar, ele levou quatro tiros de revólver e os disparos atingiram a cabeça, pescoço, peito e axilas.

Ele era presidiário e estava no regime semiaberto, cumprindo pena por tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, ele teve uma saída temporária na terça-feira (25) e agrediu uma mulher na quarta-feira (26). Ela registrou boletim de ocorrência contra ele na quinta-feira (27) e foi morto nesta sexta-feira (28).

Ainda não se sabe quem é o autor dos disparos e a motivação do homicídio. Equipes da Polícia Civil e Militar estão nas ruas para tentar identificar e localizar o autor e apurar as circunstâncias do crime.

Conforme apurado pela reportagem, câmeras de segurança flagram o momento da execução. (Veja o vídeo no fim da reportagem).

As filmagens mostram que um veículo Gol G4, ano 2005, cor cinza, estaciona na esquina do crime. Um rapaz, não identificado, sai do carro e se encontra com outro rapaz na esquina e dispara cinco tiros contra ele.

O homem cai no chão e o assassino volta para o carro e saí com o veículo, na direção bairro-centro da avenida das Bandeiras. Poças de sangue ficaram sobre o chão. 

No momento da execução, havia dois carros fazendo conversão na avenida, uma moto parada no sinaleiro e um pedestre atravessando a rua. Assustados, saíram de perto na direção contrária da esquina do crime.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o rapaz não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Além disso, a Polícia Militar, Polícia Civil e perícia também estiveram na cena do crime. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL). 

Próxima da vila Nhanha, a região é considerada um dos pontos mais fortes de tráfico de drogas na Capital. 

De acordo com o comerciante Val Vanilton, proprietário de uma loja de autopeças localizada na esquina da cena do crime, a região é perigosa e está lotada de usuários de drogas e ladrões.

"Aqui está infestado de nóia, ladrão e drogado. Virou um inferno isso aqui. O prédio aqui da frente já foi assaltada seis vezes. Os drogados roubam fios de semáforos e tampas de bueiros. É um descaso das autoridades e ninguém faz nada. A região está abandonada", disse o comerciante, em tom de revolta. 

O assassinato é o terceiro em 11 meses na mesma avenida e região. Em maio do ano passado, dois homens foram assassinados em frente a um lava jato.

Um motoqueiro, que estava indo para o trabalho e passava pela avenida no momento dos disparos, foi atingido por uma bala perdida e faleceu no local.

OUTROS ASSASSINATOS

Joe Magnun Arce de Souza executou Luiz Alberto da Conceição, com dezenas de tiros, em um lava jato, localizado na avenida das Bandeiras, esquina com a rua Bom Sucesso, em Campo Grande.

O crime ocorreu em 27 de maio de 2022. De acordo com a Polícia Civil, o motivo do crime foi passional.

No momento da execução, o eletricista Adriano Medeiros Pereira, de 33 anos, passava de moto e morreu ao ser atingido por uma bala perdida. Ele não tinha nada a ver com a briga entre Luiz Alberto e Joe Magnun.

Imagens de câmeras de segurança registraram os homicídios. Joe Magun foi preso ainda no ano passado. 

NÚIMEROS

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 137 pessoas foram mortas intecionalmente (homicídio doloso), de 1º de janeiro a 28 de abril de 2023, em Mato Grosso do Sul. 

Em janeiro, foram 38 assassinatos, fevereiro 35, março 35 e abril 29. Das 137 ocorrências por homicídio doloso, 45 ocorreram apenas em Campo Grande. 

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022, 454 pessoas foram assasinadas em Mato Grosso do Sul. 

Cidades

Confira o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa e Tiradentes

Datas emendaram com o fim de semana, gerando uma feriadão prolongado que irá alterar o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos

16/04/2025 16h00

Comércio não está autorizado a abrir na Sexta-Feira Santa, mas funciona no dia de Tiradentes

Comércio não está autorizado a abrir na Sexta-Feira Santa, mas funciona no dia de Tiradentes Foto: Arquivo

Continue Lendo...

A Semana Santa, celebrada pela igreja Católica, começou no domingo de Ramos (13) e termina no domingo de Páscoa (20).

O único feriado nacional dentro desta semana é a Sexta-Feira da Paixão, que será no dia 18 de abril. No entanto, em órgãos públicos foi decretado ponto facultativo também na quinta-feira (17).

Além disso, neste ano, o feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril, caíram em uma segunda-feira, emendando com a Semana Santa e o fim de semana, gerando um feriadão.

Confira o que abre e o que fecha no feriadão:

Supermercados

Os supermercados e hipermercados podem funcionar normalmente em ambos os feriados.

Comércio

Na Sexta-Feira Santa, o comércio de Campo Grande não irá abrir. Já na segunda-feira, o funcionamento está autorizado das 9h às 18h

Mercadão Municipal

Na sexta-feira, apenas a peixaria e a Cacau Show irão abrir no Mercadão, das 6h30 ao meio dia. Na segunda-feira, todas as lojas abrem, também até meio-dia.

Feira Central

A Feira Central funcionará normalmente na quinta e sexta-feira, das 16h às 23h, com algumas barracas abrindo para almoço. O local não funciona às segundas-feiras.

Shoppings

  • Campo Grande

No Shopping Campo Grande, a estrutura estará disponível para as lojas operarem, ficando a critério dos lojistas a abertura ou não na Sexta-Feira Santa. Na o feriado de Tiradentes, o funcionamento será normal, das 10h às 22h.

  • Norte Sul Plaza

O Norte Sul Plaza só terá horário alterado na sexta-feira, com funcionamento apenas de estabelecimentos de alimentação e lazer e das lojas Cacau Show, Americanas e Kopenhagen, das 11h às 21h. Na segunda, o funcionamento será das 10h às 22h para todas as lojas.

  • Bosque dos Ipês 

Na sexta-feira, funcionam apenas praça de lazer e alimentação e abrem as lojas Cacau Show, Americanas e Komape, das 11h às 21h, enquanto as demais não funcionam. Na segunda, o atendimento será normal, das 10h às 22h.

  • Pátio Central

O Pátio Central Shopping não abre na sexta-feira e, na segunda, o funcionamento será das 9h ás 16h.

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancários nos feriados de Sexta-Feira da Paixão e Tiradentes.

Saúde

Apenas hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) 24 horas irão funcionar em regime de plantão em todos os feriados.

Judiciário

Entre os dias 17 e 21 de abril, o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul funcionará em regime de plantão, não havendo expediente nestas datas em razão dos feriados de Páscoa e Tiradentes.

Órgãos Públicos

Não haverá expediente nas repartições públicas municipais e estaduais de quinta a segunda-feira, pois, além dos feriados, ambos os Executivos decretaram ponto facultativo no dia 17 de abril. A exceção fica por conta dos serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, que funcionarão em escala de plantão.

Detran

Por se tratar de um órgão público, não abrirá durante os cincos dias de feriadão, voltando a atender na terça-feira (22).

Lotéricas

As casas lotéricas não irão abrir na sexta-feira e voltam ao funcionamento normal no sábado (30), quando haverá sorteio do concurso especial da Dupla de Páscoa. Na segunda, a abertura é facultativa a cada proprietário.

Correios

Nos feriados de Paixão de Cristo e Tiradentes, não haverá atendimento nas agências dos Correios. No dia 17 (quinta-feira) o atendimento não sofre alteração, e no sábado (19), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente nesta data.

Assine o Correio do Estado

Contrabando

Mais de 4 mil pneus já foram apreendidos nas operações da Receita Federal

Além dos pneumáticos, também já foram apreendidos aparelhos celulares, armas e diversos documentos.

16/04/2025 15h48

Mais de 4 mil pneus já foram apreendidos nas operações da Receita Federal

Mais de 4 mil pneus já foram apreendidos nas operações da Receita Federal Divulgação

Continue Lendo...

Em parceria com a Polícia Federal, a Receita Federal deflagrou nesta manhã (16) duas operações que têm como objetivo combater o descaminho de pneus de origem paraguaia e a comercialização na capital do estado. 

Até agora, foram apreendidos um total de 4.269 pneus, sendo 2.880 pela Operação Tatu-Bola e 1.389 volumes pela Operação Bad Tires. 

Além disso, também foram apreendidos 4 aparelhos celulares, 1 revólver calibre 32, 10 munições calibre 32 e diversos documentos. Um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. 

Estão sendo cumpridos 17 Mandados de Busca e Apreensão (MBA) determinados pela 3ª Vara Federal de Campo Grande, sendo 16 na capital sul-mato-grossense e um na cidade de Bonito/MS. Participam da operação 22 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 66 policiais federais.

Operações

As operações Tatu-Bola e Bad Tires são desdobramento de outra ação policial realizada em novembro de 2023, apelidado Wrong Tires, do qual 6 mil pneus importados ilegalmente foram apreendidos no cumprimento de cinco mandados de busca.

As investigações para a conclusão da segunda fase da operação começaram após dois motoristas serem flagrados transportando uma grande quantidade de descaminhados, que o destino era centros automotivos na capital. Os encomendantes e responsáveis pelos pagamentos foram identificados em ações passadas, além de serem alvos nas operações deflagradas hoje.

Segundo informações, os pneus eram colocados em formato de "bola", do qual dois a três eram colocados dentro de um, chegando a aumentar até cinco vezes o número de unidades transportadas. Até por isso, alguns apresentam deformidades e ondulações, podendo colocar em risco a vida dos consumidores.
 

**Colaborou Felipe Machado**

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).