Cidades

Japão

Confira vídeos de Tsunami no Japão

Confira vídeos de Tsunami no Japão

UOL

11/03/2011 - 11h19
Continue lendo...

O terremoto de 8,9 pontos na Escala Richter que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11), segundo a Agência de Gerenciamento de Desastres e Incêndio, é considerado um dos maiores da história do país.

Dados divulgados pela Polícia Nacional apontavam pelo menos 60 mortos, número que pode aumentar com a confirmação de que entre 200 e 300 corpos foram encontrados pela polícia em uma praia de Sendai, umas das cidades mais atingidas pelo tremor. As informações são da agência de notícias local Jiji Press.

O terremoto gerou um tsunami que invadiu cidades da costa leste do Japão com ondas de até 10 metros que arrastaram barcos de pesca e outras embarcações pelas cidades. Vários veículos e casas foram submersos pelas ondas.

As comunicações no Japão estão prejudicadas. Os celulares estão funcionando com limitações e a telefonia fixa, em Tóquio, com alguma irregularidade.

O metrô da capital japonesa foi paralisado, os carros detidos nas estradas, os aeroportos foram fechados e os prédios foram evacuados entre sons das sirenes e chamadas à evacuação.

A refinaria de petróleo Cosmo, na cidade de Chiba, perto de Tóquio, pegou fogo, com as chamas de até 30 metros de altura. Incêndios em refinarias de outras cidades também foram reportados.

Tremor é considerado o maior da história

De acordo com agências de notícias, este é o maior tremor que atinge o país em sete anos, e o 7º maior na história, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Já a Agência de Metereologia Japonesa afirmou que este foi o terremoto mais forte registrado no Japão.

Após o tremor, a cidade de Tóquio foi atingida por uma forte réplica de magnitude 6,7 na Escala Richter. A princípio, o terremoto foi considerado de 7,9 pontos e, posteriormente, de 8,8 pontos pelo Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA.

As vítimas do terremoto incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital, segundo informações da Agência de Gerenciamento de Desastres e Incêndio.

O epicentro do terremoto foi registrado a 400 km de Tóquio, a uma profundidade de 32 km. Os primeiros tremores foram identificados às 14h46 (2h46, horário de Brasília).

O último terremoto de grandes proporções registrado no Japão aconteceu em 1932, em Kanto. O tremor de magnitude 8,3, matou 143 mil pessoas, segundo o USGS. Em 1996, um tremor de magnitude 7,2, em Kobe, deixou 6.400 mortos.

 

    

Cidades

Confira o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa e Tiradentes

Datas emendaram com o fim de semana, gerando uma feriadão prolongado que irá alterar o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos

16/04/2025 16h00

Comércio não está autorizado a abrir na Sexta-Feira Santa, mas funciona no dia de Tiradentes

Comércio não está autorizado a abrir na Sexta-Feira Santa, mas funciona no dia de Tiradentes Foto: Arquivo

Continue Lendo...

A Semana Santa, celebrada pela igreja Católica, começou no domingo de Ramos (13) e termina no domingo de Páscoa (20).

O único feriado nacional dentro desta semana é a Sexta-Feira da Paixão, que será no dia 18 de abril. No entanto, em órgãos públicos foi decretado ponto facultativo também na quinta-feira (17).

Além disso, neste ano, o feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril, caíram em uma segunda-feira, emendando com a Semana Santa e o fim de semana, gerando um feriadão.

Confira o que abre e o que fecha no feriadão:

Supermercados

Os supermercados e hipermercados podem funcionar normalmente em ambos os feriados.

Comércio

Na Sexta-Feira Santa, o comércio de Campo Grande não irá abrir. Já na segunda-feira, o funcionamento está autorizado das 9h às 18h

Mercadão Municipal

Na sexta-feira, apenas a peixaria e a Cacau Show irão abrir no Mercadão, das 6h30 ao meio dia. Na segunda-feira, todas as lojas abrem, também até meio-dia.

Feira Central

A Feira Central funcionará normalmente na quinta e sexta-feira, das 16h às 23h, com algumas barracas abrindo para almoço. O local não funciona às segundas-feiras.

Shoppings

  • Campo Grande

No Shopping Campo Grande, a estrutura estará disponível para as lojas operarem, ficando a critério dos lojistas a abertura ou não na Sexta-Feira Santa. Na o feriado de Tiradentes, o funcionamento será normal, das 10h às 22h.

  • Norte Sul Plaza

O Norte Sul Plaza só terá horário alterado na sexta-feira, com funcionamento apenas de estabelecimentos de alimentação e lazer e das lojas Cacau Show, Americanas e Kopenhagen, das 11h às 21h. Na segunda, o funcionamento será das 10h às 22h para todas as lojas.

  • Bosque dos Ipês 

Na sexta-feira, funcionam apenas praça de lazer e alimentação e abrem as lojas Cacau Show, Americanas e Komape, das 11h às 21h, enquanto as demais não funcionam. Na segunda, o atendimento será normal, das 10h às 22h.

  • Pátio Central

O Pátio Central Shopping não abre na sexta-feira e, na segunda, o funcionamento será das 9h ás 16h.

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancários nos feriados de Sexta-Feira da Paixão e Tiradentes.

Saúde

Apenas hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) 24 horas irão funcionar em regime de plantão em todos os feriados.

Judiciário

Entre os dias 17 e 21 de abril, o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul funcionará em regime de plantão, não havendo expediente nestas datas em razão dos feriados de Páscoa e Tiradentes.

Órgãos Públicos

Não haverá expediente nas repartições públicas municipais e estaduais de quinta a segunda-feira, pois, além dos feriados, ambos os Executivos decretaram ponto facultativo no dia 17 de abril. A exceção fica por conta dos serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, que funcionarão em escala de plantão.

Detran

Por se tratar de um órgão público, não abrirá durante os cincos dias de feriadão, voltando a atender na terça-feira (22).

Lotéricas

As casas lotéricas não irão abrir na sexta-feira e voltam ao funcionamento normal no sábado (30), quando haverá sorteio do concurso especial da Dupla de Páscoa. Na segunda, a abertura é facultativa a cada proprietário.

Correios

Nos feriados de Paixão de Cristo e Tiradentes, não haverá atendimento nas agências dos Correios. No dia 17 (quinta-feira) o atendimento não sofre alteração, e no sábado (19), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente nesta data.

Assine o Correio do Estado

Contrabando

Mais de 4 mil pneus já foram apreendidos nas operações da Receita Federal

Além dos pneumáticos, também já foram apreendidos aparelhos celulares, armas e diversos documentos.

16/04/2025 15h48

Mais de 4 mil pneus já foram apreendidos nas operações da Receita Federal

Mais de 4 mil pneus já foram apreendidos nas operações da Receita Federal Divulgação

Continue Lendo...

Em parceria com a Polícia Federal, a Receita Federal deflagrou nesta manhã (16) duas operações que têm como objetivo combater o descaminho de pneus de origem paraguaia e a comercialização na capital do estado. 

Até agora, foram apreendidos um total de 4.269 pneus, sendo 2.880 pela Operação Tatu-Bola e 1.389 volumes pela Operação Bad Tires. 

Além disso, também foram apreendidos 4 aparelhos celulares, 1 revólver calibre 32, 10 munições calibre 32 e diversos documentos. Um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. 

Estão sendo cumpridos 17 Mandados de Busca e Apreensão (MBA) determinados pela 3ª Vara Federal de Campo Grande, sendo 16 na capital sul-mato-grossense e um na cidade de Bonito/MS. Participam da operação 22 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 66 policiais federais.

Operações

As operações Tatu-Bola e Bad Tires são desdobramento de outra ação policial realizada em novembro de 2023, apelidado Wrong Tires, do qual 6 mil pneus importados ilegalmente foram apreendidos no cumprimento de cinco mandados de busca.

As investigações para a conclusão da segunda fase da operação começaram após dois motoristas serem flagrados transportando uma grande quantidade de descaminhados, que o destino era centros automotivos na capital. Os encomendantes e responsáveis pelos pagamentos foram identificados em ações passadas, além de serem alvos nas operações deflagradas hoje.

Segundo informações, os pneus eram colocados em formato de "bola", do qual dois a três eram colocados dentro de um, chegando a aumentar até cinco vezes o número de unidades transportadas. Até por isso, alguns apresentam deformidades e ondulações, podendo colocar em risco a vida dos consumidores.
 

**Colaborou Felipe Machado**

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).