Veículos inteligentes, sustentáveis e cada vez menos beberrões. Isso é o que se espera do futuro dos automóveis e que foi confirmado durante o Salão Internacional do Automóvel, realizado nesta semana em Frankfurt. As montadoras mostraram que o avanço na tecnologia pode trazer benefícios ao meio ambiente. Carros elétricos e híbridos foram os grandes destaques das marcas.
No primeiro dia de apresentações à imprensa, os stands se transforaram em verdadeiros palcos, com espetáculos de dança e música. O maior e mais suntuoso deles era o da Mercedes-Benz, também o mais disputado pelos jornalistas de todo o mundo. O pavilhão da marca alemã ocupava 8 mil metros quadrados dos 230 mil do salão.
Alguns dos modelos mais esperados foram apresentados no evento como o novo visual do Renault Duster. Para brigar com o Ford Ecosport, porém, veículo mudou pouco - ganhou retoque na grade frontal, rodas e barras personalizadas no teto. Segundo a Renault, a novidade não chega antes de 2015 ao Brasil.
A Volkswagen planeja ter 14 modelos elétricos e híbridos até 2014. Para tomar a linha de frente dessa no linha de mobilidade, a marca lançou o E-Golf e o E-up, que deve chegar ao Brasil em breve. O modelo tem cerca de 80 cavalos de potência e percorre 100 km com um custo de energia elétrica de apenas 3 euros (R$ 9,65), conforme preços da energia elétrica atualmente na Alemanha. O carro ainda é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 12s4 e atinge 130 km/h de velocidade máxima.
Sem grandes novidades e com uma apresentação mais simples, a Fiat exaltou o crescimento de vendas de seus compactos 500 e Panda na Europa e América do Norte. Para comemorar os 50 anos do modelo de competição 595, a italiana colocou a edição comemorativa do 500 Abarth 595 ao lado 595 original.
Outra atração do salão, que deve chegar no ano que vem ao Brasil é o Audi A8. Ele ainda pode ter produção local, segundo Luca De Meo, CEO de Marketing e Vendas. "O Brasil é um mercado fundamental para nós, e por inúmeras razões é importante que tenhamos uma produção local", disse.
Os SUVs estão em alta, com destaque para o GLA, da Mercedes-Benz, também confirmado para o Brasil em 2014. Em um primeiro momento ele será importado da Alemanha e mais adiante poderá ser fabricado no Brasil.
Já a BMW reservou para o Brasil o seu novo compacto, lançado mundialmente no mês passado, mas que foi um dos destaques em seu stand, em Frankfurt, o compacto elétrico I3. Sob o capô, o modelo tem o exclusivo motor elétrico de 125 kW de potência (170 cv) e 25,5 kgfm de torque, com uma autonomia de aproximadamente 150 km.
Conceitos
De olho no futuro mais sustentável, os carros conceitos apresentados pelas montadoras estão com aspectos futuristas, sempre apostando cada vez mais na interatividade com os ocupantes. Um exemplo disso é o S-Max, apresentado pela Ford. O modelo foi projetado com foco no motorista para oferecer conforto, conectividade, flexibilidade e acabamento premium. Ele também possui um sistema que monitora os batimentos cardíacos do motorista, através de sensores no banco.
Sem previsão de novidades para o Brasil, a Citroën exibiu seu conceito, que segundo a montadora vai inspirar a renovação das linhas de seus modelos. O Cactus esbanja tecnologia e oferece um posto de direção aberto que agrupa todos os comandos em torno de uma interface 100% digital, O veículo exibe ainda uma logo "emission zero", sugerindo ter um motor híbrido ou de célula de combustível.
Já a grande aposta da Mercedes é o S 500 Plug-in Hybrid. O conceito vem com motor elétrico com 80 kW com bateria recarregável externamente torna possível rodar sem emissões por uma distância de até 30 quilômetros. Ele também apresenta uma tecnologia interessante: a direção inteligente. Destaque na apresentação da marca alemã, o novo S 500 promete levar seus passageiros para qualquer lugar, sem que o motorista precise colocar as mãos no volante.
Esportivos
Os veículos esportivos potentes, com motores competitivos também tiveram espaço no salão. Uma das sensações do salão de Frankfurt foi o Spyder. Considerado a obra-prima da Porsche. Com este modelo, Porsche mostrou que um carro que pode rodar sem emissões de gases também consegue ter performance. O 918 Spyder híbrido atinge os 345 km/h e faz de zero a 100 km/h em 2s8.
Ícone do segmento, o Bugatti Grand Sport foi apresentado à imprensa. O carro será equipado com um motor 8.0 l que o levará de zero a 100 km/h em 2s6 e a uma velocidade máxima de 410 km/h. O preço: 2,28 milhões de euros, mais taxas (cerca de R$ 7 milhões).
A Lamborghini mostrou um modelo de edição comemorativa. O Gallardo LP-570-4 Squadra Corse, que é baseado em um carro de corrida da Lamborghini. O modelo será equipado com propulsor V10 capaz de gerar até 570 cavalos e levar o veículo aos 320 km/h.
A Ferrari aproveitou o salão de Frankfurt para lançar a novíssima edição 458 Speciale. Ela chega aos 605 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e de 0 a 200 km/h em 9 segundos. Destaque entre as novas tecnologias, o Side Slip Angle Control é um computador que analisa a derrapagem e administra o torque que o motor irá produzir e a sua distribuição entre as rodas.