Uma idosa de 80 anos morreu após ficar presa na porta de um elevador dentro de uma Igreja Adventista na manhã deste sábado (3), em Porto Alegre (RS).
De acordo com informações da delegada Clarissa Demartini, do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DEIC), responsável pela investigação, a vítima teria ficado presa quando as portas do elevador se fecharam. A idosa morreu quando o equipamento desceu para o andar de baixo.
A filha da vítima, uma mulher de 51 anos, também estava no elevador e não se feriu, mas foi encontrada pelos bombeiros em estado de choque.
A AGS, empresa responsável pela montagem do elevador, disse que houve uma falha no sensor da porta, que identifica a presença de ocupantes, mas que o equipamento não estava liberado para uso porque precisava de ajustes.
Por meio de nota, a Igreja Adventista disse que o que ocorreu foi uma fatalidade e que aguarda a perícia para tomar providências.
Segundo a delegada Clarissa, o prédio da Igreja Adventista é novo, estava em funcionamento desde setembro de 2010 – e os elevadores ainda não estavam em funcionamento.
“Na sexta-feira, o técnico estava fazendo ajustes no elevador, que ainda não estava em uso. Ontem, ele deixou ligado, sem nenhum aviso – se poderia ou não usar”, disse.
A delegada diz que as causas do acidente estão sendo apuradas para, a partir disso, serem definidos os possíveis responsáveis. “Precisamos saber se foi erro de instalação, defeito de fabricação, falha de comunicação.”