Cidades

Debates

Lula, FHC e Collor devem participar das discussões da Rio+20

Lula, FHC e Collor devem participar das discussões da Rio+20

AGÊNCIA BRASIL

06/07/2011 - 20h30
Continue lendo...

Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello e José Sarney (PMDB-AP) deverão participar de debates que integram a Conferência Rio+20, no período de 4 a 6 de junho de 2012, no Porto do Rio, a exemplo do que ocorreu em março, durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil. A conferência será realizada de 28 de maio a 6 de junho do ano que vem.

No almoço oferecido a Obama, no Palácio Itamaraty em Brasília, todos os ex-presidentes foram convidados. O ex-presidente Itamar Franco (1992-1994), que morreu no último dia 2, também compareceu e elogiou a iniciativa da presidenta Dilma Rousseff de convidar seus antecessores para o almoço. Todos se sentaram à mesma mesa --Fernando Henrique, Collor, Sarney e Itamar. Lula não esteve presente.

De acordo com os organizadores da Rio+20, o conjunto de medidas adotadas no Brasil nos últimos anos para incentivar a economia verde, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável resultam das ações de vários governos, consolidadas na gestão Dilma Rousseff.

No que depender da presidenta, o objetivo da Rio+20 será enfatizar como alternativa mundial o desenvolvimento da economia verde por meio de incentivos à melhoria da qualidade de vida das populações, erradicando a pobreza e estimulando a sustentabilidade. Determinada a defender essa alternativa, a presidenta passou a associar os programas de transferência de renda adotados no Brasil e os números positivos da economia nacional.

Uma das preocupações do governo brasileiro é incluir essa determinação no documento final, no qual estarão definidas as metas de desenvolvimento sustentável para as próximas duas décadas e que serão adotadas por todos os participantes da Rio+20. A ideia é aprovar um documento como o definido pelas Nações Unidas, em 2000, quando foram estabelecidas as Metas do Milênio.

No documento Metas do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU), os objetivos se concentraram em oito pilares: fim da fome e da pobreza, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das grávidas, combate à aids e à malária, o respeito ao meio ambiente e incentivo ao trabalho pelo desenvolvimento.

Morte do Papa

Funeral de Papa Francisco será no sábado; saiba como acompanhar

Pontifíce faleceu devido a um derrame após ter enfrentado um quadro de pneumonia bilateral no início do ano

22/04/2025 10h30

Papa Francisco

Papa Francisco Foto: Arquivo

Continue Lendo...

O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco será realizado no próximo sábado, dia 26 de abril, com início às 10h (horário local de Roma, 5h da manhã em Brasília).

A cerimônia, que seguirá o rigoroso protocolo estabelecido no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, será marcada por homenagens históricas e a presença de líderes mundiais.

Cronograma

  • Quarta-feira (23/4): O corpo do papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta, onde residia, para a Basílica de São Pedro, às 9h (horário local). A procissão passará pela Praça Santa Marta, Praça dos Protormártires Romanos e entrará na basílica pela porta central. O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá um momento de oração antes da abertura do período de visitação pública ao corpo do pontífice.

  • Sábado (26/4): Às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias no átrio da Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marca o início do Novendiali, os nove dias de luto e orações em honra ao papa falecido. Após a missa, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que encerram as exéquias.

  • Sepultamento: Em seguida, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizado o sepultamento. Francisco será o primeiro papa em mais de 350 anos a ser enterrado neste local, atendendo a um pedido expresso em seu testamento. O túmulo ficará entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, com a inscrição simples: "Franciscus".

Como acompanhar

A cerimônia será aberta ao público e transmitida ao vivo pelo Vaticano. Fiéis de todo o mundo poderão acompanhar a despedida do pontífice pela internet e pela TV. Veja:

Presença de líderes mundiais

O funeral deve reunir cerca de 200 chefes de Estado e de governo, além de líderes religiosos de diversos países.

Entre os confirmados estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

Morte do Papa

Papa Francisco morreu, na última segunda-feira (21), aos 88 anos após sofrer um AVC seguido de insuficiência cardíaca irreversível.

Francisco permaneceu internado por 38 dias no início deste ano, após ser hospitalizado em 14 de fevereiro devido a problemas respiratórios que evoluíram para uma pneumonia bilateral. O quadro clínico foi considerado complexo, exigindo tratamento intensivo com antibióticos e corticoides. 

Durante a internação, o papa também precisou de transfusões de sangue em razão de uma queda significativa no número de plaquetas, condição conhecida como plaquetopenia, associada à anemia.

No decorrer do período hospitalar, Francisco chegou a ser avaliado como estando em condição clínica delicada, apresentando sinais iniciais de insuficiência renal leve, que foi controlada com acompanhamento médico rigoroso. 

Embora tenha apresentado alguma melhora, os médicos mantiveram o quadro como "reservado", indicando que a recuperação era incerta e demandava cuidados intensivos e contínua observação.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Suspeito de assassinato é preso ateando fogo em roupa usada no crime

Crime aconteceu no domingo (20), quando a vítima de 32 anos foi atingida por diversos disparos em frente a uma residência, no bairro Aero Rancho

22/04/2025 10h15

Suspeito de assassinato é preso ateando fogo em roupa usada no crime

Suspeito de assassinato é preso ateando fogo em roupa usada no crime Divulgação

Continue Lendo...

Um homem de 21 anos foi preso por suspeita de homicídio qualificado, a ação fez parte da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, e aconteceu na noite desta segunda-feira (21) pelos policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros - GARRAS, em diligências com a Força Tática do 10º Batalhão de Polícia Militar de Campo Grande.

Segundo informações, o suspeito teria assassinado Ezequiel Euzébio Olégario Marques, de 32 anos, na tarde de domingo (21) dentro de um Volkswagen Gol preto, no bairro Aero Rancho, estacionado em frente a uma residência. 

Na ocasião, a vítima foi surpreendida por um homem que desceu do carro como passageiro, vestindo casaco preto e calça jeans, nesse momento o suspeito se aproximou do veículo e efetuou os disparos que atingiram o rosto da vítima.

A partir de então, diligências ininterruptas foram realizadas, resultando na prisão do suspeito exatamente quando ateava fogo em peças de roupa utilizadas para a prática criminosa, além de uma placa de motocicleta furtada.

O suspeito foi encaminhado ao GARRAS, quando foi formalizada sua prisão em flagrante delito pela prática, em tese, do crime de homicídio qualificado. A manutenção da prisão do suspeito será alvo de análise pelo Judiciário e Ministério Público, em sede de audiência de custódia.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).