Cidades

meio ambiente

Novo reforço na missão de salvar
as araras azuis

Novo reforço na missão de salvar
as araras azuis

DA REDAÇÃO

23/11/2013 - 00h00
Continue lendo...

Há 24 anos começava a luta pela preservação da arara azul, espécie ameaçada de extinção. Eram apenas 1,5 mil aves no fim da década de 1980. Preocupada com este número, a bióloga Neiva Guedes começou o trabalho para salvá-las. Desde então, o Instituto Arara Azul vem desenvolvendo esta ação de preservação, que apresenta resultados bastante positivos: hoje a estimativa é de que existam 6,5 mil araras azuis no País, contando com parceiros focados na mesma batalha pela sobrevivência. A reportagem está na edição de hoje (23) do jornal Correio do Estado.

Além das conquistas obtidas nos últimos anos, novo passo foi dado para aprimorar os estudos sobre a espécie com a criação do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, em Campo Grande, inaugurado no último dia 11. Assim, estudantes do Estado e de outros lugares do mundo terão a oportunidade de estudar estas aves.

A expectativa é ainda maior: Neiva, fundadora do Instituto Arara Azul, acredita que a capital sul-mato-grossense se tornará, em breve, referência no estudo de Biologia, considerando que o bioma pantaneiro também poderá ser estudado no Aquário do Pantanal, que está em fase de construção. “Mato Grosso do Sul tem tudo para virar referência mundial, afinal o Pantanal e Bonito estão aqui e merecem atenção”, argumenta. A reportagem é de Álvaro Rezende.

Treinamento

Assomassul capacita servidores públicos para atuarem na administração municipal

A primeira aula é sobre compras e licitações e segue até as 17h de hoje; Demais aulas seguem até o dia 11 de abril

08/04/2025 15h09

Assomasul

Assomasul

Continue Lendo...

Acontece hoje (8), realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul), a Mentoria Assomassul, um programa de capacitação gratuito voltado aos servidores públicos da cidade. O evento teve início às 7h, com credenciamento e a abertura às 8h, seguido da primeira aula presencial, no auditório da entidade e segue até às 17h.

Segundo a assessoria, a mentoria busca fortalecer a atuação técnica das equipes municipais em três eixos temáticos fundamentais da gestão pública:

  • Finanças e Contabilidade;
  • Compras e Licitação; e
  • Recursos Humanos.

O programa tem como objetivo promover mais eficiência em procedimentos administrativos, a segurança nas decisões e alinhamento com as exigências legais e de controle externo. No programa, também é oferecido treinamento prático no novo sistema do TCE-MS, o e-Sfinge. 

Compras e Licitação - Aula 1

Logo após a abertura oficial, os participantes iniciaram as atividades do primeiro tema: Compras e Licitação, conduzida pelas especialistas Renata Rios e Luciana Palhano. A aula pretende preparar os técnicos para realizar processos licitatórios de forma ágil e eficiente, atendendo demandas administrativas da cidade e aprendendo a solucionar questões práticas diárias. 

Os temas do conteúdo são: 

I – Instrumentos de Planejamento (Lei nº 14.133/2021):

  • DFD – Documento de Formalização de Demanda
  • ETP – Estudo Técnico Preliminar
  • TR – Termo de Referência
  • PCA – Plano de Contratação Anual


II – Pesquisa de Preços

III – Regulamentação, Formalização e Análise Crítica

IV – Contratação Direta

  • Processo de contratação direta
  • Inexigibilidade de licitação
  • Dispensa de licitação

V – Modalidades de Licitação

  • O pregão e a concorrência – formalização dos processos
  • Pregão – fases e formas
  • Concorrência

VI – Procedimentos Auxiliares

  • Sistema de Registro de Preços
  • Credenciamento

VII – Contratos Administrativos

  • Gestão e fiscalização contratual

VIII – Treinamento no sistema e-Sfinge, com foco no módulo de Atos Jurídicos

Além das aulas de hoje (8), o cronograma segue com atividades presenciais até o dia 11 de abril. Os próximos encontros serão nos meses de maio e junho, além do atendimento técnic online garantido aos participando por 90 dias, também organizado por eixo temático, com consultorias especializadas, modelos de documentos e respostas a consultas técnicas. 

Sistema e-Sfinge

Todos os eixos temáticos contarão com treinamento no sistema e-Sfinge, lançado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) e terá foco nos seguintes módulos:

  • Planejamento
  • Atos jurídicos
  • Execução Orçamentária
  • Registros Contábeis
  • Gestão Fiscal
     

Acidente

Mecânico que matou 4 da mesma família em acidente na BR 060 tem prisão preventiva decretada

A decisão foi assinada nesta terça-feira (8) após constar o uso de bebidas e entorpecentes pelo motorista.

08/04/2025 14h31

David Lopes Queiroz continua internado sob escolta policial

David Lopes Queiroz continua internado sob escolta policial Reprodução

Continue Lendo...

Foi decretada nesta terça-feira (8) a prisão preventiva do mecânico David Lopes Queiroz envolvido no acidente fatal na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande, que resultou na morte de 4 pessoas no último domingo (6). 

A decisão se deu após verificar-se especialmente pelo estado do motorista em flagrante, tendo indícios de que o mecânico dirigia sob efeito de álcool e, possivelmente, sob influência de cocaína. 

“Tal circunstância, embora ainda dependa de apuração mais aprofundada no decorrer da instrução criminal, soma-se à gravidade concreta do fato, notadamente pelas consequências da conduta, que teria resultado em duas ou mais vítimas fatais, conforme consta nos autos. Diante disso, entendo necessária e adequada a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva a, com fundamento no art. 312 do Código de Processo Penal, para garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal”, diz o documento assinado pelo juiz Francisco Vieira de Andrade Neto. 

David já havia tido sua prisão preventiva pedida pela Polícia Civil ao dar entrada no hospital com nome falso e apresentando sinais de embriaguez como “hálito etílico e fala arrastada com palavras com baixo calão, não colaborativo e com períodos de sonolência”, conforme consta na ocorrência registrada pela polícia. David permanece internado e com escolta policial e, após a alta médica, será encaminhado para a AGEPEN. 

Segundo a ocorrência, policiais se dirigiram até o endereço do mecânico e conversaram com o irmão de David, Diego Lopes, que confirmou que ele havia feito uso de cocaína. 

As vítimas do acidente foram Drielle Leite Lopes e seus três filhos: Helena de Leite Saraiva, de 10 anos, João Lúcio Leite Saraiva, de 2 anos, e José Augusto Saraiva, de apenas 3 meses. O filho mais velho de 12 anos, Otavio, que continua internado na Santa Casa de Campo Grande e o pai, Oldiney Centurion Saraiva foram socorridos com vida. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).