Esportes

2013

Verdão vestirá seis camisas diferentes

Verdão vestirá seis camisas diferentes

ig

28/06/2011 - 14h45
Continue lendo...

Ainda faltam três anos para o Palmeiras completar 100 anos, mas o clube já traça ações de marketing para homenagear o momento histórico e, claro, ganhar dinheiro ao lado da Adidas, parceira que fornecerá material esportivo para o clube até dezembro de 2014.

O iG apurou que a antiga diretoria de marketing, ainda composta por Rogério Dezembro, fechou um acordo com a empresa alemã de que os jogadores vestirão um uniforme diferente a cada dois meses entre setembro de 2013 e agosto de 2014, quando o centenário será finalizado. Ou seja, serão seis camisas diferentes em 12 meses que o clube comemora a marca histórica.

O acordo não é confirmado pela empresa, nem pela atual diretoria de marketing, tampouco pela antiga, mas é uma das ação que já está aprovada desde a renovação entre marca e clube, que aconteceu em dezembro de 2010. Outras explorações comerciais da festa do 100º aniversário também estão em desenvolvimento, a maioria contando com a ajuda da Arena Palestra, novo estádio do clube que deve estar pronto em abril de 2013, seis meses antes do início das comemorações.

Ainda não há uma definição de quais modelos serão utilizados, mas a ideia do Palmeiras e da Adidas é de homenagear modelos antigos que fizeram sucesso dentro dos campos desde a fundação do clube, que aconteceu no dia 26 de agosto de 1914.

Também na linha de homenagear as raízes, o clube lançará em setembro deste ano a nova 3ª camisa que promete ser sucesso de vendas. O iG apurou que a camisa listrada, que fez sucesso na época da gestão Parmalat, especialmente em 1992 e 1993, será "clonada". Depois das versões verde-limão e azul, as listras prometem ser a nova febre da torcida palmeirense.

Outros dois planos do marketing do Palmeiras, revelados em primeira mão pelo iG, continuam sendo trabalhados. Marcos terá uma camisa especial em seu último ano como jogador profissional, e Luiz Felipe Scolari virará um boneco, assim como aconteceu com o próprio goleiro, com Kleber e Valdivia.

PROJEÇÃO

Veja chances de título e rebaixamento a 8 rodadas do fim do Brasileirão

Projeções foram desenvolvidas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e são atualizadas após o término de cada rodada

24/10/2024 17h15

Brasileirão terá rodadas emocionantes nesta reta final

Brasileirão terá rodadas emocionantes nesta reta final Foto: Divulgação/CBF

Continue Lendo...

Mesmo na liderança com 61 pontos, o Botafogo tem menos chance de ser campeão brasileiro do que o Palmeiras? Pelo menos, é isso que dizem as projeções do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizadas após o término de cada rodada.

Após empatar com o Criciúma (SC) por 1x1 em casa, o Botafogo chegou aos 61 pontos. Porém, o Palmeiras, seu maior concorrente na busca pelo título nacional, venceu o Juventude (RS), fora de casa, por 5x3, com show de Raphael Veiga, e diminuiu a desvantagem em relação ao líder para apenas um ponto.

Através destes resultados, os matemáticos da UFMG calcularam que o alviverde paulista tem 49,4% de chances de ser campeão, enquanto o Botafogo ficou com 43%. Ainda Segundo os cálculos, outras cinco equipes permanecem com chances, embora remotas, de levarem o título brasileiro: 

  • Fortaleza (6,3%);
  • Flamengo (0,75%);
  • Internacional (0,34%);
  • São Paulo (0,23%);
  • Bahia (0,004%);

Sobre a classificação para a Libertadores, ambos os maiores postulantes ao título e o Fortaleza estão com 99% de chances de ir à competição continental. Todos os outros clubes seguem com chances de classificação, exceto Cuiabá e Atlético-GO:

  • Flamengo (88,9%);
  • Internacional (83,2%);
  • São Paulo (79,9%);
  • Bahia (31,6%);
  • Cruzeiro (9,7%);
  • Atlético-MG (6,3%);
  • Vasco da Gama (0,57%);
  • Fluminense (0,30%);
  • Criciúma (0,15%);
  • Grêmio (0,14%);
  • Bragantino (0,021%);
  • Juventude (0,013%);
  • Athletico-PR (0,010%);
  • Vitória (0,002%);
  • Corinthians (0,002%);

Acerca do rebaixamento, os quatro presentes no Z4 são aqueles com maiores chances de irem à segunda divisão, ou seja, Atlético-GO (99,53%), Cuiabá (83,8%), Athletico-PR (47,9%) e Corinthians (44%). Seguem com chances, mesmo que menores, de rebaixar:

  • Vitória (39,9%);
  • Juventude (29,4%);
  • Bragantino (22,4%);
  • Grêmio (10,9%);
  • Criciúma (10,8%);
  • Fluminense (8,1%);
  • Vasco da Gama (3,2%);
  • Atlético-MG (0,096%);
  • Cruzeiro (0,004%);

Jogos da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro

No próximo final de semana acontece mais uma rodada do Brasileirão, mas com o segundo turno das eleições municipais, não poderão ocorrer jogos no domingo (27). Com isso, os jogos serão divididos no sábado e na segunda-feira. Os jogos são:

  • Grêmio x Atlético-GO - Sábado (26/10) / 16h30min / Arena do Grêmio
  • Vitória x Fluminense - Sábado (26/10) / 16h30min / Barradão
  • Flamengo x Juventude - Sábado (26/10) / 16h30min / Maracanã
  • Palmeiras x Fortaleza - Sábado (26/10) / 16h30min / Allianz Parque
  • Athletico-PR x Cruzeiro - Sábado (26/10) / 18h30min / Ligga Arena
  • Atlético-MG x Internacional - Sábado (26/10) / 19h / Arena MRV
  • Bragantino x Botafogo - Sábado (26/10) / 19h / Nabi Abi Chedid
  • Criciúma x São Paulo - Sábado (26/10) / 21h / Heriberto Hülse
  • Cuiabá x Corinthians - Segunda (28/10) / 19h / Arena Pantanal
  • Vasco x Bahia - Segunda (28/10) / 21h / São Januário

Assine o Correio do Estado

LUTO

Lenda do boxe brasileiro, Maguila morre aos 66 anos

José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, estava diagnosticado com demência pugilística desde 2013

24/10/2024 14h45

Maguila nos seus anos aureos durante a década de 90

Maguila nos seus anos aureos durante a década de 90 Foto: Arquivo

Continue Lendo...

José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, um dos maiores boxeadores brasileiros da história e o primeiro campeão mundial peso-pesado do país no esporte, morreu nesta quinta-feira (24), em São Paulo, aos 66 anos.

O ex-boxeador foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, mais conhecida como demência pugilística, em 2013 e, desde então, viveu com constantes internações. A notícia do falecimento veio através de sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista à TV Record. Ela ainda confirmou que Maguila estava com um nódulo no pulmão e internado há quase um mês.

Nas redes sociais, Acelino Freitas, mais conhecido como Popó, tido para muitos como o maior boxeador brasileiro, publicou uma homenagem à Maguila com a frase "Descanse em paz, meu eterno campeão!" e um vídeo de uma parceria entre os dois durante uma publicidade.

 

Trajetória

Nascido no dia 12 de junho de 1958, em Aracaju (SE), José Adilson começou a se interessar pelo esporte ainda pequeno, ao assistir às lutas de Éder Jofre, ídolo máximo do pugilismo brasileiro, e Muhammad Ali, lenda mundial do esporte e aponta por muitos como o maior da história. Curiosamente, José assistia em uma TV em preto e branco, mas não em sua casa, mas sim na de um vizinho.

Buscando oportunidade de emprego, José foi para São Paulo para ser ajudante de pedreiro, em 1972, aos 14 anos. Mas a vida não andava como queria, chegando a conviver com a fome e outras dificuldades por meses.

Sete anos depois e mais acostumado com a vida na capital paulista, começou a treinar boxe e, com apenas dois anos no ramo, participou da sua primeira luta, no campeonato "Forja dos Campeões", muito conhecido pelos boxeadores brasileiros. Nesta luta, foi treinado por Ralph Zumbano, tio do seu ídolo éder Jofre, citado anteriormente.

Em 1983, com 25 anos, conquista seu primeiro título brasileiro, do qual ficaria com ele por 12 anos, ao vencer Waldemar Paulino, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Outro título que ficaria com ele por mais de uma década foi o de campeão sul-americano, do qual venceu em 1984, ao superar o argentino Juan Antonio Figueroa.

Nos próximos anos de sua carreira, Maguila ainda conquistou cinturão das Américas pelo Conselho Mudnial de Boxe (WBC), em 1986, e da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF), ambos em 1996. Além disso, foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados, quando em 1995 bateu Johnny Nelson e conquistou o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF), considerada uma entidade de segunda prateleira da modalidade.

Encerrou sua vitoriosa carreira no dia 29 de fevereiro de 2000, ao ser derrotado por Daniel Frank, no seu adeus aos ringues. Durante seus 17 anos como profissional, lutou 85 vezes, venceu 77, perdeu sete e empatou uma. Dentre suas lutas mais marcantes, duas são as mais lembradas: Contra o astro norte-americano Evander Holyfield, em 1987, e contra George Foreman, em 1990, do qual perdeu ambas.

Além da vida nos ringues, Maguila já se aventurou como comentarista de economia e, também, como músico, ao lançar o disco de pagode "Vida de Campeão", em 2009. Nos seus últimos anos, devido a piora do diagnóstico de demência, passou a morar no Centro Terapêutico Anjos de Deus, clínica em Itu (SP).

Em 2018, junto à sua família, concordou em doar seu cérebro após a morte para estudos da Universidade de São Paulo (USP), para entender consequências de impactos repetitivos na cabebça durante a realização de esportes.

Demência pugilística

A encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência do pugilista, é uma doença neurodegenerativa que é provocada ou desencadeada por repetidos traumatismos na cabeça ou no crânio, é o que descreve o Jornal da USP.

É conhecida assim por famosos boxeadores, entre eles Maguila, Éder Jofre e Muhammad Ali, já terem sido diagnosticados com a doença. Porém, a demência também pode atingir atletas de outros esportes que sofrem impactos na cabeça, como rugby, futebol e futebol americano.

Os principais sintomas são tonturas e fortes dores de cabeça, além de poder ocasionar pdificuldade de racíocinio, perda de memória, lentidão, rigidez dos músculos, alterações na fala e desequilíbrio. Como não há cura, os médicos especialistas indicam a extrema atenção aos impactos no crânio, ou seja, prevenir.

*Matéria atualizada às 15h32 para acréscimo de informação

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).