Proteção ambiental, infraestrutura, desenvolvimento, habitação e lazer reunidos num mesmo complexo de obras. Esta é a principal intenção do Parque Linear Presidente Jânio Quadros, pertencente ao Complexo Segredo, que será inaugurado hoje, às 9h, na Avenida Prefeito Heráclito Figueiredo (continuação da avenida Ernesto Geisel), esquina com Rua Veridiana, no bairro Monte Castelo. Com 38,1 hectares de área, a obra encerra mais uma etapa do Complexo Segredo e integra uma nova era onde a mobilidade urbana e natureza seguem juntas.
O complexo recebeu mais de R$ 17 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). Ao todo, foram investidos R$ 35,4 milhões, oriundos da União.
De acordo com o prefeito Nelsinho Trad, a inauguração do complexo, representado pelo Parque Linear, também celebra uma relação de sucesso entre os executivos municipal e federal. “O Governo Federal é um grande parceiro nesta e em várias outras obras, graças ao diálogo, à qualidade dos nossos projetos e à nossa articulação com os Ministérios”, diz.
Asfalto e Drenagem
Ao todo, o Parque Linear Presidente Jânio Quadros conta com 6,3 hectares de pavimentação das avenidas marginais, com extensão aproximada de seis quilômetros, além de 4,5 quilômetros de ciclovias. Para auxiliar no escoamento de chuva, foram instalados mais de quatro quilômetros de galerias de captação de águas pluviais. Além disso, também foram instaladas três barragens de contenção de enchentes e também dois reservatórios de amortecimento de cheias (barragens para controle de enchentes), que evitarão alagamentos na região.
O prolongamento da Norte/Sul, a partir da avenida Mascarenhas de Moraes, beneficiou 21 comunidades e contribuiu para a mobilidade urbana. O projeto promoveu a ligação da Mascarenhas de Moraes até o bairro Estrela do Sul e também contemplou com pavimentação asfáltica os bairros próximos ao Córrego Segredo, dentre os quais estão Jardim Seminário, São Benedito, Otávio Pécora, Estrela do Sul e Coronel Antonino. Também foram instalados 2,3 mil metros de cercas com alambrados e quatro pontes de concreto armado, sem falar em 341 novas luminárias no decorrer das vias.
Habitação, Lazer e Meio Ambiente
O complexo também traz benefícios no campo habitacional. 524 famílias que foram removidas das áreas de risco serão contempladas com novas moradias, sendo 20 no bairro Jardim Seminário, 15 no Recanto Pantaneiro, 223 no Tarsila do Amaral, 159 no bairro Cerejeiras e 107 no Otávio Pécora. Além disso, o complexo também conta com três Centros Comunitários. No Parque, foram construídas duas quadras de esportes e pista de caminhada, além de mirantes.
Com caráter ambiental, a obra também resultou realizou grandes intervenções no Córrego Segredo, desde preservação de fundo de vale à recuperação de mata ciliar. Foram plantadas 4,5 mil mudas de árvores e 138 m² de grama no projeto paisagístico e composição de mata ciliar. No Complexo, também está prevista a edificação de mais um Centro de Educação Ambiental - que será dedicado à realização de atividades práticas de educação ambiental – além de dois apoios de viveiros de mudas e dois centros de triagem de recicláveis.