Cidades

HOMENAGEM

Vereadores brigam por causa de gay mais bonito

Vereadores brigam por causa de gay mais bonito

Celso Bejarano e Jessica Benitez

25/10/2013 - 00h00
Continue lendo...

Vereadores de Campo Grande quase sairam no tapa, ontem, na sessão logo depois avaliarem o pedido de moção de congratulação ao promotor de vendas, Carlos Gabriel, 21, o douradense eleito recentemente como o gay mais bonito do Brasil, título conquistado por meio do concurso “Mister Brasil Diversidade”. O debate caiu num bate-boca homofóbico [repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade ou o homossexual].

Foi a vereadora Luiza Ribeiro, do PPS quem pediu a moção. Normalmente, tal procedimento duraria alguns minutos, apenas. Contudo, o clima esquentou ao ponto de a sessão ser interrompida e encerrada depois de uma sequência de exposições contrárias à solicitação da vereadora.

Catorze vereadores votaram sim pela proposta, seis contrários, sendo que cinco deles compõem a bancada evangélica.

Paulo Pedra, vereador do PDT, acendeu o debate ao dizer que “toda família evangélica tem um gay, ou vai ter”. Depois, o pedetista se retratou e disse que “toda família brasileira tem um gay”.

Elizeu Dionizio, do PT do B, logo reagiu: “a minha família não tem gay e, se Deus quiser, não vai ter”. Pedra considerou a frase um ato homofóbico.

O evangélico Alceu Bueno, do PSL, entrou na discussão e baixou ainda mais o nível da briga: “tenho vergonha de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul por exportar gay”. Carlos Gabriel vai representar o Brasil na disputa mundial do Miss Gay.
Flávio terminou a sessão e o pedido de Luiza Ribeiro foi aprovado. 

Ataque cibernético

Hacker que teve acesso a dados de alunos do município é preso pela Polícia Civil

Criminoso chegou a divulgar links com dados como nome completo, endereço, escola e condições de saúde de crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino

11/04/2025 10h30

"Operação Rota 443" prendeu hacker que invadiu sistema da Semed Divulgação

Continue Lendo...

Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (11), por meio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), a "Operação Rota 443", com o objetivo de combater crimes cibernéticos relacionados ao vazamento de dados sensíveis de alunos da rede pública municipal.

A ação resultou na prisão preventiva de um hacker responsável pela invasão ao sistema educacional da Prefeitura de Campo Grande e na apreensão de equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia técnica.

O nome da operação faz referência à porta 443, utilizada em conexões criptografadas HTTPS na internet. A escolha se deu pelo uso de caminhos virtuais protegidos pelo autor para encobrir sua identidade durante os ataques.

Invasão do sistema

A investigação, conduzida pelo Dracco, revelou que o autor do crime invadiu o sistema Eduweb, utilizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para gerenciar informações escolares.

Por meio dessa invasão, o criminoso obteve relatórios contendo dados como nome completo, endereço, escola e condições de saúde de crianças e adolescentes.

Após ameaçar divulgar essas informações em redes sociais, o hacker concretizou a ameaça ao publicar links com os dados obtidos ilegalmente. 

No entanto, ao contrário do que informou a polícia, o secretário municipal de Educação, Lucas Bittencourt, afirma que não houve divulgação dos dados.

"O mais importante agora é que os pais tenham segurança e tranquilidade. A situação foi resolvida no sentido de conseguir identificar a pessoa que estava em questão e conseguir fazer a apreensão dela. Com isso, os dados ficaram ali seguros."

Além disso, o Dracco identificou que o autor utilizava VPNs internacionais, e-mails anônimos e perfis falsos para dificultar a sua localização.

Apesar dos cuidados técnicos do criminoso, a equipe técnica da Polícia Civil conseguiu rastrear parte das conexões até um endereço físico em Itajobi, no interior de São Paulo. Com o apoio da polícia local, foi cumprido o mandado de prisão preventiva e busca domiciliar.

Apreensões

Durante a ação policial, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos que passarão por análise técnica especializada para esclarecer a dinâmica do crime, identificar possíveis coautores e fornecer subsídios para a responsabilização penal do autor.

Além disso, a investigação conta com suporte técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Ciberlab/MJSP) para identificar se há conexões com outros crimes cibernéticos em andamento no país.

Após a prisão, o hacker foi interrogado pelas autoridades e confessou os crimes. Ele permanece detido enquanto aguarda deliberação judicial sobre seu caso.

Ataques em MS

Recentemente, outro ataque cibernético ocorreu em Mato Grosso do Sul. É o caso da Prefeitura de Ivinhema, em que os criminosos pediram US$ 1 milhão de dólares para não divulgarem dados pessoais de contribuintes do município.

Para reduzir os danos, a prefeitura pediu para que a população redobrasse os cuidados com mensagens e ligações recebidas de números desconhecidos.

*Colaborou Lucas Caxito

Assine o Correio do Estado

Adote!

Feira de adoção tem 70 animais à espera de um lar no domingo (13)

Animais estão vacinados, vermifugados e castrados; os que ainda não têm idade para castrar, terão a castração garantida no futuro

11/04/2025 09h45

Cachorrinhos fofinhos para adoção - Imagem de ilustração

Cachorrinhos fofinhos para adoção - Imagem de ilustração DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Feira de adoção ocorre neste domingo (13), das 9h às 12h, na Praça Bolívia, localizada na esquina da rua das Garças com Aníbal de Mendonça, bairro Coophafé, em Campo Grande.

São 70 animais, filhotes, disponíveis para adoção, entre cães e gatos, machos e fêmeas.

Os animais estão vacinados, vermifugados e castrados. Os que ainda não têm idade para castrar, terão a castração garantida no futuro.

Interessados em adotar um animal devem ser maior de 18 anos e apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.

O objetivo é encontrar um novo lar para animais que foram resgatados em situação de abandono e maus-tratos.

A realização é da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG).

A adoção também ocorre de maneira permanente, todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Senador Filinto Muller, número 1.601, vila Ipiranga, em Campo Grande.

O CCZ funciona de segunda a sexta-feira das 17h às 19h30min e sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.

SERVIÇO

Data: 11 de abril de 2025, domingo
Horário: 9h às 12h
Local: Praça da Bolívia - rua Aníbal de Mendonça com rua das Garças, bairro Coophafé

SRD

Os cachorros vira-latas, também conhecidos como SRD (sem raça definida), são os pets mais comuns entre os adotados pelos brasileiros.

Espertos, agitados, cheios de amor, carinhosos e fiéis aos seus tutores, estão presentes na maioria dos lares do país. O dia do cachorro vira-lata é celebrado, anualmente, em 31 de julho.

Porém, ainda estão entre os que mais sofrem abandono e maus-tratos.

Segundo censo realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em 2021, a estimativa de animais em situação de abandono naquele ano, em Campo Grande, foi de aproximadamente 12.500.

Adotar um animal de estimação é importante por vários motivos, entre eles, a promoção do bem-estar animal e humano, a redução da população de animais abandonados e a melhoria da qualidade de vida. ADOTE! 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).