Correio B

SAÚDE

Confira os bons resultados para
o corpo que traz a musculação

Exercícios com peso devem ser orientados pro profissional

Continue lendo...

Todo ano a história se repete. Nesta época, pouco mais de um mês para o início do verão, as academias de ginástica e musculação recebem dezenas de pessoas correndo atrás de resultados, para encontrar músculos desejados e desenvolver condicionamento físico. Elas desejam aliar saúde a um corpo mais definido. 

Os exercícios de resistência  – musculação, peso livre, ginástica localizada com carga, entre outros – estão entre os mais procurados e são tão importantes para a saúde quanto caminhar, andar de bicicleta e nadar.

Mas ainda há muito preconceito quando o assunto é musculação, tachada, muitas vezes, como uma prática que não é segura. “Pesquisas feitas por universidades de ponta nos Estados Unidos provam que os exercícios com peso bem orientados trazem benefícios para todo mundo, de adolescentes a pessoas com mais de 90 anos”, afirma José Maria Santarem, coordenador do Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física (Cecafi), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além de ficar com um corpo muito mais bonito, a sua saúde será amplamente recompensada.

O professor Ronaldo Maja Júnior, da Academia Performance, de Campo Grande, concorda. Ele explica que a musculação é complementar a qualquer outro exercício que se queira fazer e é sempre muito bem indicada. “A musculação é bem procurada, seja por quem opta por modalidades dentro da academia ou por esportes em geral, porque todos buscam, também, a força muscular”.

Antônio Carlos, 23 anos, estudante de veterinária, percorre esse caminho desde 2014, quando começou a fazer exercícios em razão do bullying sofrido, por conta do sobrepeso. “Eu só queria saber de ficar comendo e jogando videogame. Isso afetou meu psicológico e, incentivado por um amigo, resolvi começar a academia. Não parei mais”, explica o jovem, que treina de terça a sexta-feira e a musculação é a parte que mais gosta. As aulas de boxe em duas datas da semana e jogos de futebol aos domingos complementam a agenda. “Não sou o ‘chato do rolê’, mas sei que devo queimar mais calorias do que ingerir. É matemática. Por isso, me permito um chocolate ou lanche de vez em quando”. 

PERFEIÇÃO

O estudante destaca, porém, a perigosa busca por “perfeição” de corpos, com indivíduos que extrapolam a quantidade de exercícios e até buscam recursos perigosos. “A pessoa fica neurótica por causa da estética.

Além disso, tem a questão do gosto de cada um. Eu nunca pensei em fazer uso de medicamentos, porque alcancei meu objetivo, ganhei saúde e um corpo que me agrada. Caminhei sozinho e minha luta sempre foi com o meu psicológico. Venci isso”.

A maioria das pessoas acha que musculação é só para ficar musculoso e com corpo sarado, mas vai muito além disso. As pessoas precisam entender melhor os seus objetivos, sabendo qual a diferença de tonificação e hipertrofia muscular.

Na tonificação muscular, consegue-se aumentar a definição dos músculos sem adicionar volume excessivo. Já na hipertrofia muscular, há o aumento de massa magra e diâmetro dos músculos.

Segundo o professor Maja Júnior, a musculação deve ser aplicada de acordo com o objetivo de cada aluno, seja para definir o corpo, por estética ou pela simples busca de saúde. “A maioria que procura a academia vem em busca de hipertrofia para modelar o corpo; há os que preferem apenas defini-lo e, ainda – geralmente os mais velhos –, para melhorar a saúde”.

As mulheres, segundo ele, procuram a musculação visando a parte estética, principalmente o bumbum e tonificar a musculatura. “O homem quer ganhar mais massa muscular mesmo”, explica.

CARREIRA

De olho nos testes de aptidão física do concurso para o Corpo de Bombeiros, o estudante de enfermagem da UFMS William Seiji Yamauchi, 26 anos, começou a preparação muscular no início do ano.  “Antes, eu nunca tinha feito nada muito regular em exercícios, só corrida. Nos últimos meses, meus objetivos têm sido ganhar resistência e  massa muscular, pré-requisitos para enfrentar os testes das provas”.

Se antes, ele frequentava a academia três vezes por semana, nos últimos três meses, tem comparecido todos os dias. E os ganhos, segundo ele, são visíveis. “Antes de entrar na academia, não conseguia fazer os exercícios que serão pedidos nas provas, e hoje consigo fazer todos”. 

Além destes ganhos, William contabiliza outros benefícios trazidos pela musculação diária. “Minha concentração nos estudos melhorou significativamente e o sono também. Além disso, tenho mais disposição para sair. Antes eu achava que ia me cansar muito. Mas não! E depois dos exercícios ainda corro de 5 a 6 quilômetros”. O estudante conta que já perdeu 10 quilos, que os indesejáveis pneuzinhos foram embora e que o corpo está mais definido. “Definido sem estar com aspecto de bombado. Eu queria a hipertrofia, mas sem me tornar um monstro”.

WHEY PROTEIN

Exercitar-se faz muito bem à saúde, e o uso correto e orientado por profissionais de uma suplementação pode ajudar – e muito – no ganho de massa e na perda de medidas. O que muita gente não sabe é que o uso do mais popular dos suplementos, o Whey Protein, tem diversos benefícios à saúde. E, para explicá-los, especialistas contam o que é mito e o que é verdade sobre a proteína do soro do leite. De acordo com Juliana Santos Brant, nutricionista clínica e esportiva, há pontos que precisam ser explicados. Ela cita alguns. “É mito que o Whey só serve para ganhar músculo, pois também fortalece o sistema imunológico.

É mito que ele engorda. Outro mito é quando falam que o Whey faz o cabelo cair. Ele é feito a partir da proteína do soro do leite de vaca e não há substância química que possa fazer mal aos cabelos ou ao couro cabeludo”.

O profissional de educação física Thiago Brumatti está acostumado a ver pessoas definirem os suplementos como “fórmula mágica” para hipertrofia. Ele explica as reais funções desse suplemento para o corpo, sobretudo para quem faz musculação.

“Essa mágica não acontece. O Whey Protein é comumente associado ao ganho de massa muscular e, apesar de ser um importante aliado, não é capaz de proporcionar grandes resultados se consumido sem a adequação da dieta como um todo”, revela.

O Whey Protein é a proteína do soro do leite, rico em aminoácidos essenciais (BCAA), o que o torna um importante aliado no processo de hipertrofia, já que proteínas são nutrientes indispensáveis para a recuperação celular. O suplemento ajuda na construção das fibras musculares microlesionadas durante o treinamento, assim como no seu aumento.

SAIBA

A obra “Anatomia Completa da Musculação”, publicada pela SportBook, poderá auxiliar os adeptos da musculação. Um Guia Ilustrativo prima pelo incremento da musculatura e da força – requisitos indispensáveis para otimizar a forma física, mas também para alcançar melhores rendimentos na vida diária, frear os sintomas do envelhecimento e obter um corpo funcionalmente equilibrado, esteticamente belo e, sobretudo, eficiente.São disponibilizados 84 exercícios acompanhados de um guia visual completo, 
com fotografias e ilustrações das estruturas anatômicas trabalhadas em cada um deles; capítulos organizados por região do corpo; e glossário de termos da área de musculação.
 

Diálogo

Nos bastidores políticos, tem gente dizendo que, pelo andar da carruagem...Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected])

02/01/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

JAMES SHERMAN - ESTADISTA AMERICANO

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

FELPUDA

Nos bastidores políticos, tem gente dizendo que, pelo andar da carruagem e o que se tem visto 
no Diário Oficial, estariam sendo criados os cargos de “assessor de corredor” ou os famosos “aspones” (“assessor de porcaria nenhuma”).

É que uns e outros vêm ganhando lugares como prêmios de consolação, mas sem funções definidas. Segundo comentários maldosos, quem sabe poderiam estar prontos para a discussão sobre a “flexibilidade do rabo da lagartixa”. Essa gente...

Estudo

Voluntários estão sendo recrutados pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian para estudo que avaliará diferentes abordagens para a prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes. O objetivo é encontrar um equilíbrio que reduza os riscos de AVC isquêmico.

Mais

O acidente vascular cerebral é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Podem participar do estudo pessoas maiores de 18 anos com diagnóstico de fibrilação atrial e doença renal crônica avançada, estejam ou não em hemodiálise. Os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (67) 3345-3352.

Diálogo

 

Na inauguração do deck da Lagoa Maior, em Três Lagoas, quem acompanhou tudo bastante comportado foi um bando de capivaras. Enquanto autoridades e convidados participavam do evento, ocorrido no dia 20 de dezembro, os bichos ocuparam a margem oposta para, digamos, marcar presença.

DiálogoGrazielle Machado e Giovanna Machado - Foto:miguel palácios
Diálogo 
Celina Locks e Ronaldo Fenômeno Foto: Manu Scarpa e Lucas Ramos/BrazilNews

Torcendo

O MDB, que hoje está representado na Secretaria de Estado da Casa Civil pelo ex-deputado Eduardo Rocha,
torce para que haja a fusão da sigla com o PSDB.

O secretário já disse, com todas as letras, que ambas as siglas não poderiam ter se afastado em determinado período, uma vez que sempre caminharam juntas. Se a fusão acontecer, a discussão política para 2026 seguirá o script definido desde já.

Leve e solto

Apesar de sua esposa, Adriane Lopes, ser uma das lideranças do PP, ao lado da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o deputado estadual Lidio Lopes não deverá seguir o mesmo caminho, pelo menos por enquanto, de ingressar nas hostes progressistas.

Ele continua sem partido, integrando a ala dos independentes no Legislativo. Ele era o presidente do Patriota, que se fundiu com o PTB e deu origem ao PRD. 

Como não conseguiu o comando, que ficou com o ex-senador Delcídio do Amaral, decidiu ficar livre, leve e solto em termos partidários.

Meta

Reaproximar o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul dos prefeitos e mostrar que o órgão não é punitivo, mas talhado para orientá-los e colaborar com as administrações municipais. Esse será o foco inicial do presidente eleito no dia 18 de dezembro, Flávio Kayatt. Ele será empossado no dia 1º de fevereiro.

Aniversariantes

 
 
Quinta-feira (02/01/2025)
 
  • Dra. Andréa Márcia da Silva Cunha Acosta,
  • Sinval Martins Araújo,
  • Aline Micheloni Belon,
  • Enelvo Iradí Felini,
  • Silvia Aparecida Ibanez Martins,
  • Ana Paula de Souza
  • Meaurio Maciel,
  • Fausto Naohiro Matono,
  • Paulo Henrique Amos Ferreira,
  • Jaime Vizzotto,
  • Josias da Silva Pininga,
  • José Lopes Castellan,
  • Silvia Aparecida Faria de Andrade,
  • Henrique Antônio Coelho de Souza,
  • Juarez de Oliveira,
  • Fernando Madeira Ribeiro,
  • Fabio Marques Pache,
  • Juliana Amancio da Silva,
  • Edmir Fonseca Rodrigues,
  • Maria Therezinha Mai Cassol,
  • Rosembergue dos Santos Pereira,
  • Hudson Marques Júnior,
  • Dr. Leonardo Simões da Silva,
  • Mário César Gonçalves,
  • Fátima Fernandes
  • Remijo Yonamine,
  • Vivian Farran Leal de Queiroz,
  • Evanir Costa de Azevedo,
  • Eunice Rodrigues Brandão,
  • Leonildia Alves Pereira Cordeiro,
  • Aney Alves Conceição,
  • Jacinto Honório da Silva Neto,
  • Linduarte Ilis da Silva,
  • Ana Vitória Solimon,
  • Jorge Nascimento,
  • Luiza Guarani Barbosa,
  • Isidoro Galache,
  • Leatrice Figueiredo Serra Bella,
  • Olga de Souza Araújo,
  • Carolina Avila Hildebrand,
  • Matoharu Tamai,
  • Edimilson de Almeida Lima,
  • José Gomes Dias Filho,
  • Flávio Eissuque
  • Mori Junior,
  • Dr. Antonio Augusto Caporossi,
  • Josefina de Oliveira Jardim Gonçalves,
  • Maximiniano Neto de Oliveira,
  • Vera Lúcia Lopes,
  • Érico Curt Hoeper,
  • Lari Pedro Schafer,
  • Antonio Bongiovani,
  • Thatiane Espíndola Bonziera,
  • Maria Miranda Nogueira,
  • Adélia Delfina da Motta Silva,
  • Orlando Monteiro,
  • Gregória Maciel de Oliveira,
  • Camila Jordão Suarez,
  • Júlio César Faria,
  • Thais Guião Marone,
  • Eli Marta de Souza,
  • Ana Paula Ribeiro de Oliveira,
  • Antonio Pignatti Mendes,
  • Fabiana Marques da Costa,
  • Moema de Moura,
  • Newton Antonio Nemir,
  • Maria Lúcia Morais da Motta,
  • Alexandre Augusto Martins Startari,
  • Hélio Avalo,
  • Elza Jardim Virgilio,
  • Demer Xavier da Silva,
  • Carlos Alberto Melgarejo,
  • Alexander Franco Lima,
  • Jefferson Batista Rodrigues Lopes,
  • Antônio Marques da Costa,
  • Miguel Angel Ramirez Gonzalez,
  • Sebastião de Castro Neto,
  • Patrícia Isabel Maria Bento
  • de Andrade,
  • Clélio Reis de Castro,
  • Antônio Miziara,
  • Maria Claudia Guelpa Rossi,
  • Antônio Teixeira da Luz Olle,
  • Monique Arruda Santana,
  • Carmen Eurides de Oliveira Sousa Motti,
  • Frankner Assis,
  • Jair Biscola,
  • Jorge Carvalho Batista,
  • Luiza Maria Nantes,
  • Evandro César Casali,
  • Carolina Ferreira Freire,
  • Nara Gomes Freitas,
  • Fátima Maria de AssisTorres,
  • Helena Conrado,
  • Maria Lúcia Frota,
  • Fernanda Nogueira Silva,
  • Samira de Oliveira,
  • Mário Sérgio Barbosa Lima,
  • Larissa Amâncio Lopes,
  • Luís Carlos Fontoura,
  • Tatiana Moreira França,
  • Célia Maria de Assis Bandeira,
  • Berenice de Souza,
  • Victor Luiz da Costa Silva,
  • Silene Reis Souza,
  • Merinda Lucy da Costa,
  • Corina Castro Assis,
  • Luciana Moreira Luz,
  • Henrique Menezes Lopes.

 

colaborou tatyane gameiro

receitas

Sobrou? Confira três receitas para reaproveitar a ceia de Ano Novo em outros pratos

Rabanada de panetone e torta de peru estão entre as receitas para o início do ano

01/01/2025 10h00

Rabanada de panettone

Rabanada de panettone DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Geralmente a mesa da ceia de Ano Novo é repleta de pratos salgados e doces: peru, carne assada, salpicão, arroz com uva passa, patê, pavê, tortas, panetone, pudim, mousses. 

Mas, e quando é muita comida para pouco espaço no estômago? Como reaproveitar os pratos sem desperdício?

O Correio do Estado separou algumas dicas e receitas. Confira:

Rabanada de panetone

Ingredientes

  • 2 gemas;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de maisena;
  • 3 xícaras de leite;
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha;
  • 500 g de panetone;
  • 4 ovos;
  • 1 xícara de leite;
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de manteiga.

Modo de preparo

Em uma panela média, junte as gemas, o açúcar e a maisena.

Acrescente o leite e misture bem. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar (cerca de 10 minutos).

Adicione a essência de baunilha e misture. Retire do fogo e deixe amornar.

Cubra com filme plástico em contato direto com o creme para não formar película. Espere esfriar.

Corte o panetone em oito fatias de 2 cm de espessura no sentido horizontal. Corte cada fatia em quatro gomos e reserve.

Em uma tigela média, misture os ovos com o leite e a farinha. Reserve.

Pincele uma frigideira antiaderente grande com um pouco de manteiga e aqueça em fogo médio.

Banhe as fatias de panetone na mistura de ovos e frite-as na manteiga até dourar dos dois lados (cerca de um minuto e meio de cada lado). Reserve em uma travessa.

Pincele a frigideira com mais manteiga à medida que for fritando os outros pedaços ou quando a rabanada começar a grudar no fundo.

Sirva a rabanada morna com o creme frio à parte.

Torta de liquidificador de peru

Rabanada de panettoneTorta de peito de peru

Ingredientes  

  • Massa
  • 3 xícaras de chá de água;
  • 2 cubos de caldo de galinha;
  • 1 xícara de óleo;
  • 3 ovos;
  • 3 xícaras de farinha;
  • 50 g de queijo parmesão ralado;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Recheio

  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 1/2 cebola picada;
  • 2 tomates picados;
  • 2 xícaras de sobras de peru desfiado;
  • 1/2 xícara de azeitonas picadas;
  • 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado.

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma média com óleo. Reserve.

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, colocando o fermento por último. Reserve.

Para o recheio, esquente o óleo e refogue a cebola.

Junte o tomate e refogue até secar a maior parte do líquido da panela. Junte o restante dos ingredientes e misture.

Despeje metade da massa na forma, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa.

Leve para assar por meia hora, ou até dourar.

Bolinho de arroz

Rabanada de panettoneBolinho de arroz

Ingredientes  

  • 2 xícaras de chá de arroz cozido;
  • 2 ovos;
  • 1 xícara de chá de queijo tipo parmesão ralado;
  • ½ xícara de chá de cheiro-verde picado;
  • ½ xícara de chá de cebola picada e refogada;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Óleo, o suficiente para fritar.

Modo de preparo

Em uma tigela, misture bem o arroz, os ovos, o queijo, o cheiro-verde, a cebola, o sal e a pimenta. Se necessário, coloque uma colher de trigo para dar o ponto de enrolar.

Molde os bolinhos e frite-os no óleo quente até que fiquem dourados.

Coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de gordura e sirva.

* Colaborou Glaucea Vaccari

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).