Correio B

CORUMBÁ

Projeto interdisciplinar incentiva protagonismo feminino na ciência

Alunas bolivianas também participam

Continue lendo...

Ana Vitória Barbosa de Paula, 12 anos, descobriu o poder de encantamento do universo em apenas um mês, durante as oficinas do projeto de extensão Meninas Pantaneiras na Ciência e Tecnologia, realizado na cidade de Corumbá, interior de Mato Grosso do Sul. Antes, a adolescente nunca imaginou que, por trás das estrelas, existisse todo um conhecimento científico e matemático, que também pode ser transformado em profissão.

Bolsista, Ana Vitória frequenta as aulas do projeto de extensão no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os encontros têm temas variados, que vão desde o empreendedorismo até as vertentes da astronomia. “Eu fiz uma aula com a professora de Astronomia e gostei bastante. É uma área de estudo que nunca tinha passado pela minha cabeça antes. Estou gostando muito de participar das oficinas”, afirma a adolescente.

Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Ana Vitória participa do projeto ao lado de outras meninas, crianças, adolescentes e jovens, que têm a oportunidade de desenvolver o protagonismo por meio da ciência. “Ao todo, são 23 bolsistas; mas, durante os nossos encontros, costumam participar de 35 a 40 meninas”, explica a professora Paula Luciana Fernandes, idealizadora e coordenadora do projeto. 

Os encontros acontecem no IFMS e têm investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto de extensão, que foi o único de Mato Grosso do Sul aprovado nessa seleção, recebeu o valor de R$ 90,4 mil para a execução das ações.

EXEMPLOS

Paula explica que o valor do edital foi utilizado para diversos fins, como a compra de cinco computadores para as escolas participantes, além de livros que incentivam a presença das mulheres no desenvolvimento da ciência no País e da concessão de bolsas de estudo para alunas e professores do projeto de extensão. “Compramos um kit com três livros para que as alunas pudessem ler e conhecer um pouco das histórias dessas mulheres. Tem cientistas que são do município de Corumbá, estão próximas da gente, e elas não conheciam. Isso precisa ser divulgado”, acrescenta a professora. 

Tecnóloga em Materiais pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), mestre e doutora em Engenharia de Minas, Materiais e Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paula percebeu, ao longo dos anos, a presença maciça de homens no mercado de trabalho. “Sempre trabalhei com muitos homens e eu sei o quanto é difícil. É um exercício constante de mostrar que você tem voz, mas sem ter que precisar gritar. Sempre tive que mostrar que eu era capaz mais do que os outros. Eu percebo que isso não era só comigo, mas com outras profissionais de áreas científicas”. 

Para Paula, o projeto incentiva que as meninas ocupem mais os espaços da pesquisa. “Quero incentivar a participação de outras meninas em áreas que costumam ser ocupadas por homens, como a de processos metalúrgicos. Normalmente, o número de meninas é reduzido, mas senti que, nas últimas turmas, reduziu muito. Quero mostrar que existe uma área de atuação para essas mulheres nesse campo, na siderúrgica, em grandes empresas de Corumbá. Inclusive, estamos fazendo o resgate de convidar as meninas que já fizeram os cursos no IFMS para participar das oficinas e falar sobre a carreira que elas têm hoje”, ressalta.

A professora explica que o projeto também rompeu os limites da fronteira. Entre as instituições de ensino estaduais participantes, estão a Escola Rural Monte Azul e a Escola Municipal Barão do Rio Branco, ambas em Corumbá; a Escola Estadual 2 de Setembro, em Ladário; e a Escuela La Frontera, em Puerto Quijarro, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. 

O projeto já teve quatro encontros, sempre aos sábados. As estudantes e os professores envolvidos deverão apresentar os trabalhos desenvolvidos no projeto durante a Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), que será realizada pelo Campus Corumbá do IFMS em outubro, durante a edição 2019 da Semana de Ciência e Tecnologia.

“Este projeto é muito importante para as  alunas, porque elas participam de palestras sobre as conquistas das mulheres e empreendedorismo, além de oficinas no laboratório de metalurgia e informática. Observo uma mudança no comportamento dessas alunas na escola, cada vez mais comprometidas com os estudos”, acredita a professora de Matemática da Escola Barão do Rio Branco, Roselene Franco Moreira.

Correio B+

Beleza B+: Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série?

Maquiadora ensina técnica que permite um rosto impecável por mais tempo, mesmo com um dia a dia cheio de tarefas.

25/08/2024 16h30

Beleza B+: Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série?

Beleza B+: Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série? Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Os novos episódios de Emily em Paris chegaram na Netflix e desde então o que ouvimos é o quanto a quarta temporada vem entregando looks, cenários, drama, romance e momentos surpreendentes. Que Emily Cooper (Lily Collins) é um ícone fashionista já sabemos, porém, já percebeu que a jovem norte-americana está sempre pronta para qualquer ocasião pelas ruas de Paris?

A profissional de marketing, em um único dia, sai de casa, visita clientes, toma café com os amigos, volta ao escritório para reuniões com a chefe, organiza as campanhas da empresa, têm tempo para se aventurar em um romance e, às vezes, ainda emenda a aparição em eventos. Tudo isso com a mesma roupa e a maquiagem impecável! 

Mas, será que uma maquiagem consegue resistir às altas temperaturas, o atrito, suor, lágrimas e uma rotina corrida? Segundo Natanne Rosa, maquiadora e criadora da técnica pele blindada, a resposta é sim.

“Assim como a Emily, muitas mulheres não têm tanto tempo para se maquiar e precisam estar apresentáveis para qualquer ocasião”, explica. “A pele blindada pode garantir uma maquiagem até três vezes mais resistente, permitindo sair de uma reunião importante e emendar um happy hour com as amigas, retocando apenas o batom”, completa.

Pele blindada: mais simples do que você imagina

            Na série, a personagem investe em batons de cor marcante e delineados pouco convencionais, entretanto, o que se destaca é o rosto sempre impecável e intacto. “Muito além da qualidade dos produtos, o que mais importa na hora de fazer sua maquiagem é seguir o passo a passo dos processos”, orienta a especialista. “Você pode usar produtos nacionais, caros ou baratos, desde que eles sejam para o seu tipo de pele e sigam a ordem: limpeza, hidratação, blindagem, base e pó”, ensina. 

            Para otimizar ainda mais o dia a dia, é fundamental testar os produtos para ver qual melhor se adapta ao seu rosto. “A marca e a textura variam de acordo com o seu gosto pessoal, desde que os produtos tragam na embalagem que são à prova d’água e de atrito”, argumenta a maquiadora.

Beleza B+: Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série?Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série? - Divulgação

Quais produtos não podem faltar na bolsa?

            Para Natanne Rosa, alguns produtos podem garantir a eficácia da pele blindada e tê-los à mão permite fazer uma maquiagem resistente ao suor ou atrito em qualquer lugar. Conheça quais você deve ter na bolsa, de acordo com a especialista:

Tônico facial adstringente (etapa de limpeza): “Pode ser o da sua marca favorita, desde que não agrida a sua pele, evitando deixar o rosto vermelho ou ardendo. A função é remover a oleosidade da pele, o que não é possível apenas com algodão e água, promovendo melhor aderência dos produtos das outras etapas”, compartilha.

Hidratante facial (etapa de hidratação): “De preferência, que seja para o seu próprio tipo de pele e evite os em gel. A hidratação é fundamental na maquiagem para controlar a oleosidade dos poros e impedir que ela craquele, saindo com facilidade”, destaca Natanne.

Beleza B+: Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série?Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série? - Divulgação

Blindagem (etapa de blindagem): “O silicone é um ativo que combina muito bem com a pele blindada, até mais do que o óleo mineral ou gel. Funciona para todos os tipos de pele e promove a aderência para os próximos passos da técnica”, elucida.

Base e corretivo (etapa base): “A sustentação da maquiagem é o corretivo, principalmente para a região dos olhos, e a base para “forrar” o rosto. Opte pelos produtos resistentes à água e ao atrito, que já trazem essa informação na embalagem”, exemplifica a maquiadora.

Pó (etapa pó): “A escolha do pó é simples e fácil, e de novo é importante que ele seja à prova d’água ou resistente ao atrito, porque ele é a finalização da maquiagem, selando todos os outros passos”, finaliza.

            Ainda não assistiu Emily em Paris? Prepare a pipoca, reserve o lugar no sofá e aperte o play que dá tempo de maratonar tudo antes dos novos episódios. A segunda parte da 4ª temporada chega na Netflix no dia 12 de setembro.

Beleza B+: Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série?Emily em Paris: sua maquiagem resiste a uma rotina agitada como na série? - Divulgação

 

Correio B+

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 26 de agosto e 01 de setembro

Um período de equilíbrio e abundância com a carta da Imperatriz. Aproveite para reativar projetos, investir em parcerias e relacionamentos. Melhorias e ganhos estão a caminho.

25/08/2024 14h00

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 26 de agosto e 01 de setembro

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 26 de agosto e 01 de setembro Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A carta da Imperatriz no Tarô representa a fertilidade, a abundância e a criatividade. Quando combinamos essa energia com a presença de Vênus em Libra (a partir de quinta-feira, dia 29), um signo que Vênus rege e que está associado à harmonia, beleza e equilíbrio, podemos esperar uma semana de influências muito alegres e positivas.

Durante a configuração astrológica desta semana, seremos envolvidos por uma aura de paz, amor e equilíbrio. A presença de Vênus, planeta do amor e da beleza, em Libra, um signo também regido por Vênus, intensifica a busca por relações harmoniosas, estéticas agradáveis e equilíbrio em todas as áreas da vida.

A carta da Imperatriz nos lembra da importância de nutrir nossos relacionamentos, projetos e ideias com amor, cuidado e criatividade. Ela nos convida a abraçar nossa capacidade de criar e manifestar nossos desejos mais profundos, enquanto Vênus em Libra enfatiza a importância da parceria, cooperação e equilíbrio nas interações interpessoais.

A energia da Imperatriz nos incentiva a buscar equilíbrio e beleza em nossas vidas, a valorizar a arte, a harmonia e as relações saudáveis.

Aproveite esta semana para se conectar com sua intuição, expressar sua criatividade, apreciar o belo e cultivar relacionamentos equilibrados e amorosos. Confie na abundância do universo e permita que o amor e a harmonia fluam livremente em sua vida.

A Imperatriz é afiliada ao planeta Vênus, pois ambos promovem ternura e empatia por si mesmo e pelos outros. A Imperatriz é personificação do amor incondicional, observando e encorajando as pessoas a serem o melhor que podem. Ela nos faz procurar dar segurança e proteção para aqueles que amamos porque não quer vê-los (ou qualquer pessoa) sofrendo.

Vênus irradia positividade, boas vibrações, encanto, indulgência e prazer e o mesmo se aplica à carta da Imperatriz. É um grande presságio e significa que coisas incríveis estão acontecendo ou começando a acontecer.

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 26 de agosto e 01 de setembroCarta da Imperatriz - Divulgação

Afinal, a Imperatriz pode manifestar tudo e qualquer coisa que ela quiser. O universo está ao seu alcance. Agora, com o fim de Mercúrio Retrógrado na quarta-feira, dia 28, tudo volta a caminhar para frente sem falhas de comunicação, impedimentos, atrasos ou imprevistos. Ufa!

A Imperatriz dita a necessidade de segurança e companheirismo. É um momento favorável para expressar nosso amor e cuidar de nós mesmos e dos outros.

Crie lembranças, faça gestos gentis e diga para os seus entes queridos por que você os valoriza, convide-os para algo divertido ou ligue para eles e coloque a conversa em dia. Envie-lhes um presente, flores ou uma mensagem bonita. Deixe-os saber o quanto eles significam para você. Isso é importante e também fará você se sentir bem.

Como a terceira carta dos Arcanos Maiores, a Imperatriz reside entre a Papisa e o Imperador e lembra a pessoa de utilizar a espiritualidade e a fé para cultivar uma vida próspera e feliz.

A carta Imperatriz é a mãe das ideias e, em sua essência, incentiva a criação de vida, romance, arte ou negócios criativos. Neste sentido, o nascimento de novos projetos e relacionamentos estão favorecidos.

Passar um tempo na natureza é outra ótima maneira de se conectar com a Imperatriz. Ou, quem sabe, dançar? Quando foi a última vez que você dançou como se ninguém estivesse olhando? Reserve um tempo e invista sua energia no autocuidado e no próprio bem-estar. "Amar a si mesmo é o início de um romance para toda a vida". (Oscar Wilde).

Uma ótima semana e muita luz,

Cris Paixão

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).