Da redação
A China avisou que se nega a abrir seus mercados a três produtos agrícolas importantes, informou a agência de notícias France Presse. A medida provocou irritação em outros países em desenvolvimento nas discussões da Organização Mundial de Comércio (OMC) em Genebra, segundo uma fonte diplomática.
Outra fonte do comércio disse que alguns países emergentes ficaram alarmados com os crescentes sinais de que a China pretende proteger os mercados de arroz, açúcar e algodão, além de outros setores industriais, fechando as oportunidades de exportação. A medida afetaria ao Brasil, exportador de açúcar, e Indía, que exporta algodão, além de outros países africanos e asiáticos que dependem exclusivamente desses produtos.
Na sexta-feira, o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy apresentou sua proposta aos sete negociadores-chave (União Européia, EUA, China, Japão, Brasil, Índia e Austrália) que estão envolvidos em negociações intensas para tentar destravar a Rodada Doha. Este projeto prevê aos países em desenvolvimento a redução em até 36% os direitos aduaneiros sobre as importações agrícolas, entre outras medidas.
As negociações de Doha começaram em novembro de 2001 para impulsionar a economia mundial e ajudar os países em desenvolvimentos a progredir e sair da probreza. Elas, entretanto, foram praticamente anuladas na semana passada a medida que países ricos e pobres ficaram num beco sem saída. (informações do Estadão)