Cidades

Cidades

Ministro diz que país deve crescer 4% ou menos em 2009

Ministro diz que país deve crescer 4% ou menos em 2009

Redação

30/10/2008 - 20h40
Notícia sem imagem
     

        O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) admitiu que o crescimento brasileiro deverá cair no ano que vem. Ele negou, no entanto, ser necessárias grandes mudanças no orçamento por causa disso. "Eu acho que vai ficar perto dos 4% ou até um pouco menos", disse.

         

        Segundo o ministro, há espaço para cortes nos recursos que hoje são usados para a formação do superávit primário e que estão acima da meta. Ele disse que a meta para o ano que vem é de 3,8% e que o superávit primário nesse ano já está acima de 5%.

        "Provavelmente não vamos fazer tanto superávit a mais. Se precisar fazer cortes, provavelmente serão em investimentos que não estão no PAC", completou.

         

        Bernardo reafirmou que não serão cortados nem recursos do programa nem da área social, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse ainda que a crise financeira está sendo superada, mas que haverá recessão nos Estados Unidos.

        "A crise do ponto de vista financeiro começa a ser superada. No Brasil, nós teremos menos crescimento, mas de jeito nenhum recessão", completou.

         

        A expectativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas) no próximo ano caiu de 3,35% para 3,10%. Para 2008, teve um pequeno aumento de 5,22% para 5,23%.

         

        (Com Informações da Folha Online)

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).