Cidades

Cidades

SC tem 13 casos confirmados de leptospirose

SC tem 13 casos confirmados de leptospirose

Redação

06/12/2008 - 16h15
Notícia sem imagem
     

        Da redação

        A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina recebeu a notificação de 312 casos suspeitos de leptospirose, após as fortes enchentes que atingiram o Estado. Desses, 13 casos já foram confirmados: dois no município de Guabiruba, dois em Itajaí, dois em Joinville, um em São José, um em Guaramirim, um em Brusque, um em Gaspar, um em Camboriú, um em Navegantes e um em Palhoça.
        De acordo com o último boletim divulgado pelo governo do Estado, um caso de suspeita de leptospirose só é confirmado quando o resultado do exame de laboratório apresenta o reagente para a doença, transmitida pela urina de roedores domésticos.
        O período de incubação da leptospirose vai de um a 30 dias após o contato com o agente infeccioso e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares até quadros considerados mais graves, com a ocorrência de icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas), insuficiência renal hemorragias e alterações neurológicas que podem levar morte.
        A orientação da Secretaria de Saúde estadual é que as pessoas, ao apresentarem algum sintoma, procurem a unidade de saúde mais próxima. Como forma de prevenção, as vítimas dos temporais em Santa Catarina devem evitar o contato com a água que sobrou das enchentes e também com a lama acumulada. Ao realizar a limpeza das casas, a orientação é utilizar sempre luvas e botas impermeáveis. (informações do Estadão)

         

JUSTIÇA

Homem é condenado a 17 anos por tentar incendiar mulher e filha

Além da reclusão, inicialmente em regime fechado, o homem também terá que pagar R$ 12 mil a título de reparação mínima

05/11/2026 08h15

A Justiça acolheram integralmente as teses apresentadas pelo MPMS

A Justiça acolheram integralmente as teses apresentadas pelo MPMS Divulgação / MPMS

Continue Lendo...

Infraestrutura

Pedágio e qualidade do asfalto afastam caminhões da BR-163

Versão dos que trabalham na estrada corrobora com a queda do tráfego na rodovia de MS no último trimestre, como apontado pela Motiva Pantanal

05/11/2026 08h10

Fluxo na BR-163 teve terceira queda no ano, porém, a mais expressiva até aqui e que ocorreu após “tarifaço” nas praças de pedágio

Fluxo na BR-163 teve terceira queda no ano, porém, a mais expressiva até aqui e que ocorreu após “tarifaço” nas praças de pedágio Fotos: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).