Cidades

Brasil/Mundo

Texto fará Lula vetar reajuste de aposentados

Texto fará Lula vetar reajuste de aposentados

Redação

14/05/2010 - 07h44
Notícia sem imagem
BRASÍLIA

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá vetar a medida provisória que reajusta o salário dos aposentados se o Senado não corrigir o texto aprovado pelos deputados.
“Se o Senado aprovar o texto como está, o presidente não tem a mínima condição de sancioná-lo. Vai gerar milhares de ações na Justiça”, afirmou. O líder do Governo afirmou que já conversou com Lula sobre o assunto. A emenda que aumentou os salários em 7,72%, segundo Vaccarezza, possui “má técnica legislativa”. O teto salarial dos aposentados e a tabela de escalonamento dos reajustes dos benefícios relativos a 2009 estão desatualizados.
Se o Senado alterar esses dispositivos, o texto terá de ser votado novamente pelos deputados, o que aumenta as chances de a medida provisória perder a validade. Para o reajuste com esse índice ser concedido, o texto precisa ser aprovado até 1º de junho.
O Governo já deu sinais ontem que trabalha para derrubar esse aumento e evitar o desgaste que Lula sofreria, em um ano eleitoral, se o vetasse. A proposta enviada pelo presidente ao Congresso previa um aumento de 6,14% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo.

Mudanças
Outro motivo de polêmica foi a alteração que a Mesa Diretora da Câmara precisou fazer após a aprovação da matéria. Os deputados aprovaram um texto que continha dois índices de aumento. Num artigo, fala-se em 7% e, em um anexo, em 7,72%.
A mudança foi contestada por senadores da base aliada, que irão apreciar a medida. “Como é que se corrige uma decisão de lei votada por meio de uma errata? disse o líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
Para Vaccarezza, todas as controvérsias ocorreram porque alguns deputados estavam preocupados com o impacto eleitoral da concessão do reajuste. Mas garantiu que os aposentados “não serão prejudicados” pelo impasse.

Casa Própria

Campo Grande terá 1.264 novas casas populares; veja quem terá prioridade

Empreendimento nas Moreninhas já está em construção e terá 127 imóveis reservados para famílias cadastradas na Emha; primeiras unidades poderão ser adquiridas em dezembro.

06/11/2026 17h43

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha.

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha. Foto: Divulgação/Pacaembu Construtora

Continue Lendo...

Retomada

Justiça autoriza ex-vereador Tiago Vargas retirar tornozeleira eletrônica

Retomada oficial de Tiago Vargas à policia foi publicada no último dia 27 de outubro

06/11/2026 17h30

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente Fotos: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).