A melhor maneira de agir no combate ao crime organizado é com cooperação entre os países, afirmou ontem o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, após participar, no Paraguai, de reunião entre ministros da Justiça e do Interior de países do Mercosul e convidados.
O evento, que reuniu em Assunção (capital paraguaia) representantes da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, do Equador, da Colômbia, do Chile, da Venezuela, do Peru e da Bolívia, discutiu medidas para reprimir e combater o crime organizado transnacional.
Os ministros avaliaram inclusive a possibilidade de implantação em seus países de um sistema semelhante ao modelo do mandado europeu de captura, que deve acelerar os processos de extradição. Os procedimentos europeus levam, em média, de 13 a 90 dias para tramitação completa. No Brasil, porém, o processo pode demorar até três anos.