Cidades
Cidades
Faltam mulheres na disputa por vagas na Assembleia
Faltam mulheres na disputa por vagas na Assembleia
As coligações que disputam as eleições deste ano garantem que cumprem a proporcionalidade de gêneros, prevista pela legislação eleitoral, mas os números mostram que apesar do esforço, os homens são maioria e ainda invadem o espaço reservado às candidatas. As estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstram que na disputa pela Assembleia Legislativa, o número de candidatos homens ultrapassa o limite previsto por lei. São 195 homens, o que corresponde a 75% do total de candidatos, e 65 mulheres, ou 25%, concorrendo a 24 vagas.
Segundo a Lei 9.504, o número de homens e mulheres candidatos deve seguir a proporção de, no mínimo, 70% para um e 30% para outro. Na eleição anterior a regra já existia, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não previa a obrigatoriedade do preenchimento dessas vagas. Hoje, o entendimento da Corte é de que se a coligação não conseguir preencher a lista de candidatos com a proporção correta entre os dois gêneros, então deve reduzir o número de concorrentes.
Em Mato Grosso do Sul, 87 mulheres serão candidatas na disputa proporcional. Concorrem a uma das oito vagas na Câmara dos Deputados 22 mulheres. À Assembleia Legislativa, 65 mulheres disputam o pleito.
O presidente regional do PT, Marcus Garcia, afirmou que o partido não encontrou dificuldades em cumprir a regra, pois já vinha trabalhando para estimular candidaturas femininas. Na coligação A Força do Povo, o PDT teve dificuldades para completar o quadro de candidatas. Com 12 homens na disputa, o partido deveria lançar pelo menos três mulheres. Lançou duas.
Outros partidos, como o PSOL, nem mesmo lançaram candidatas. O PRTB lançou apenas uma mulher.
O PMDB, que encabeça a coligação Amor, Trabalho e Fé, também trabalhou no último ano para garantir as candidaturas de mulheres. Esacheu Nascimento defende não apenas proporções de gênero, mas também de grupos organizados e de regiões do Estado.
Em Mato Grosso do Sul, disputam as eleições deste ano 353 candidatos, dos quais 261 (73,9%) são homens e 92 (26%) são mulheres, considerando a eleição majoritária e proporcional. Na concorrência à Câmara dos Deputados, a proporção de 69,4% de candidatos homens (50) e 30,5% de mulheres (22).
Ainda aparecem como representantes do sexo feminino na disputa as vices dos três candidatos: Tatiana Ujacow (PV), de José Orcírio (PT), Simone Tebet (PMDB), de André Puccinelli (PMDB), e Ivone (PSOL), de Nei Braga (PSOL).
AFOGAMENTO
Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai
Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)
07/11/2026 12h00
Compartilhar
Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense
Cidades
TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico
Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia
07/11/2026 11h30
Compartilhar
MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES