Cidades

Cidades

Estatais elétricas concentram incertezas eleitorais na Bovespa

Estatais elétricas concentram incertezas eleitorais na Bovespa

Redação

24/07/2010 - 15h00
Notícia sem imagem
     

        O foco do investidor na economia mundial e a percepção de que o Brasil não terá ruptura na política econômica, vença José Serra (PSDB) ou Dilma Rousseff (PT), tem feito a maioria das ações da Bovespa passar incólume ao cenário de eleições presidenciais. Mas a conversa não é tão simples quando se trata do setor elétrico.

Por razões distintas, estatais de energia têm concentrado as atenções de analistas sobre o futuro pós-eleições, seja pela expectativa de que as incertezas sobre elas cresçam, como Eletrobras, ou diminua, como Copel e Cesp.

"A eleição não é o único ?driver? no setor, mas sem dúvida entra na conta dos investidores", diz o diretor de pesquisa da corretora Geração Futuro, Vágner Salaverry.

Na Eletrobras, o temor é sobre como vai evoluir a partir de 2011 o interesse manifestado pelo atual governo de tornar a companhia uma "Petrobras" do setor elétrico. Um dos riscos é a empresa se envolver em investimentos que gerem retorno menor aos acionistas.

Mesmo com a promessa de ampliar a governança corporativa e melhorar o tratamento aos minoritários, a Eletrobras não conseguiu evitar que sua ação ordinária acumulasse uma queda de quase 13 por cento em 2010 até 22 de julho, contra variação negativa de 4,1 por cento do Ibovespa no período.

Já para Cesp e Copel a situação é outra.

A Cesp tem amargado penúria na bolsa em meio às arrastadas conversações entre os governos paulista, seu controlador, e federal pela renovação de concessões de hidrelétricas que vencem em 2015. A decisão ficará para o próximo governo. Assim como ela, outras estatais podem ser prejudicadas se, ao final dos contratos, a União optar por uma nova licitação.

        Há ainda discussões em torno da privatização da geradora paulista, possibilidade que levou a Itaú Corretora a recentemente elevar a recomendação do papel para "overweight", por entender que discussões sobre o assunto devem turbinar o papel nos próximos meses.

Urbanização

Campo Grande expande perímetro urbano em 1,9 milhão de m² com novas leis

As áreas estarão sujeitas à Outorga Onerosa de Alteração do Uso do Solo

06/11/2026 10h05

Mapa divulgado pelo município

Mapa divulgado pelo município Reprodução/Diogrande

Continue Lendo...

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Estado firma convênio de R$ 13 milhões com o Sesi para formação de professores

Parceria prevê capacitação na rede estadual, oficinas de educação tecnológica e atividades com robótica e computação ao longo de dois anos

06/11/2026 09h37

Convênio entre a SED e o Sesi prevê formação de professores e atividades com robótica e computação na rede estadual

Convênio entre a SED e o Sesi prevê formação de professores e atividades com robótica e computação na rede estadual Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).