Cidades

Cidades

Atentado suicida mata pelo menos 47 em área militar de Bagdá

Atentado suicida mata pelo menos 47 em área militar de Bagdá

Redação

17/08/2010 - 08h30
Notícia sem imagem
     Pelo menos 47 recrutas e soldados foram mortos e mais de cem ficaram feridos nesta terça-feira (17) quando um homem-bomba detonou seus explosivos diante de um centro de recrutamento do Exército iraquiano na capital, Bagdá, disseram autoridades. Há versões, entretanto, que apontam mais de 60 mortos, embora o número ainda não tenha sido confirmado.

        

        O atentado foi o mais mortífero em semanas, num momento em que as tensões políticas estão aumentando no país em razão da falta de acordo para formação do governo - cinco meses após as eleições parlamentares - e à medida que se aproxima o fim das operações de combate dos EUA no Iraque, marcadas para o fim do mês.

        Uma base militar perto da praça de Maidan, no centro, estava recebendo recrutas no momento da explosão. Forças iraquianas estão se preparando para a retirada das tropas dos EUA, que reduzirão seu contingente no país para menos de 50 mil soldados até o fim do mês. O número de feridos contabilizados pelas autoridades ainda varia, mas sabe-se que é superior a cem.

        "Estávamos em uma longa fila. Havia também soldados e oficiais. De repente, houve a explosão. Graças a Deus somente minha mão ficou ferida", disse um recruta ferido enquanto os médicos do hospital Al-Karkh faziam um curativo em sua mão.

        O local do ataque era o Ministério da Defesa na época do governo de Saddam Hussein e foi transformado em um base militar e centro de recrutamento depois da invasão liderada pelos EUA, em 2003.

ELEIÇÃO

MP recomenda anular eleição da Mesa Diretora da Câmara de Miranda

Escolha para o biênio 2027-2028 ocorreu em junho de 2025; Promotoria pede novo calendário e dá dez dias para o legislativo informar se vai acatar a recomendação

06/11/2026 10h30

Câmara Municipal de Miranda é alvo de recomendação do MPMS para anular eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027–2028

Câmara Municipal de Miranda é alvo de recomendação do MPMS para anular eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027–2028 Divulgação/MPMS

Continue Lendo...

7 municípios

Fornecimento de energia é restabelecido após queda de seis torres em vendaval

Vendaval derrubou seis torres de transmissão na região de Maracaju, deixando milhares de moradores sem luz

06/11/2026 10h16

Guindaste erguendo torre de energia caída após temporal

Guindaste erguendo torre de energia caída após temporal Foto: Divulgação/Energisa

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).