Cidades

Cidades

DOF intensifica fiscalização para coibir contrabando de pneus

DOF intensifica fiscalização para coibir contrabando de pneus

Redação

17/08/2010 - 04h30
Notícia sem imagem
     

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) vem reforçando as fiscalizações visando coibir além do tráfico de drogas, o contrabando de produtos trazidos do Paraguai. De acordo com o balanço de apreensões do DOF até o mês de julho, o contrabando de pneus teve o maior aumento em comparação ao mesmo período de 2009. No ano passado, foram apreendidos até julho, cerca de dois mil pneus enquanto que, em 2010, o número de apreensões já chega a 8.484 pneus.

Para o diretor geral do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, o aumento se deve a diferença de preços entre o produto no Brasil em comparação ao Paraguai. "Os baixos preços são os principais fatores, os pneus acabam sendo comercializados sem nenhum tipo encargo e isso atrai a atenção do consumidor. Porém, é necessário que o consumidor fique atento à qualidade do produto. Grande parte dos pneus contrabandeados é colocada no mercado com metade de sua vida útil. O comerciante acaba disfarçando o problema e o consumidor corre sério risco de ser prejudicado" diz o coronel

De acordo com o coronel, as regiões de Sete Quedas e Ponta Porã são as que apresentam maiores números de apreensões de pneus. "Com a Operação Sentinela, as fiscalizações em áreas de fronteira continuarão intensas. Como não há uma base fixa do DOF para que os contrabandistas tenham como referência para poder burlar a fiscalização, nossas operações têm obtido sucesso. É claro que escapam algumas ocorrências devido a circulação das viaturas em vários trechos, mas são em menor número em comparação ao nosso saldo de apreensões" afirma.

Além das áreas de fronteira, o DOF também intensifica a sua fiscalização nas estradas vicinais encontradas pelas rodovias da região Centro Oeste, freqüentemente utilizada como rota de tráfico de drogas e contrabando.

Operação Sentinela

A Operação Sentinela é desencadeada pela Polícia Federal e tem como objetivo a fiscalização nas áreas de fronteira do Brasil para coibir o tráfico de drogas e o contrabando. Além do DOF, que já age nas áreas de fronteira do Centro Oeste, a Polícia Federal conta com o apoio da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e de outras forças de segurança. A Operação Sentinela está em vigor desde o dia 9 de março.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).