A procura de crédito pelas empresas do país voltou a crescer em julho, depois de três meses seguidos de queda, conforme estudo divulgado nesta terça-feira (17) pela Serasa Experian.
O número de empresas que buscaram crédito subiu 0,5% em julho em relação ao mês anterior. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, a demanda recuou 1,9%. No acumulado dos primeiros sete meses de 2010, a procura por crédito teve avanço de 7,7% sobre o mesmo período do ano anterior.
Na avaliação da Serasa, o enfraquecimento do ritmo da atividade econômica observado durante o segundo trimestre de 2010 contribuiu para os recuos mensais da demanda das empresas por crédito. "Assim, a reação registrada em julho representa uma sinalização da retomada do crescimento econômico, porém num ritmo mais brando do que o predominado durante os primeiros meses de 2010", afirmam os economistas da Serasa por meio de nota.
Setor
O comércio liderou a busca por crédito, com alta de 1% em relação ao mês anterior. Já a busca por crédito pelas empresas industriais e de serviços recuou 0,5% e 0,1%, respectivamente.
No acumulado de janeiro a julho de 2010, em relação ao mesmo período do ano anterior, as empresas do setor comercial, com alta de 8,8%, ficaram na liderança da procura por crédito. Em seguida, aparecem as empresas de serviços, com variação acumulada de 6,9%. O setor industrial teve avanço de 4,9% no acumulado dos sete primeiros meses.
Porte das empresas
As grandes empresas puxaram o aumento da busca por crédito. O aumento nas médias foi de 1%, e o das micro e pequenas empresas foi de 0,4% em relação a julho do ano passado.
No acumulado, as grandes empresas lideraram a procura por crédito, com crescimento de 12,1% na comparação com os primeiros sete meses de 2009. As micro e pequenas empresas tiveram aumento de 8,6% na demanda por crédito. Já as médias empresas registraram recuo de 8,5%.
Análise por região
O avanço da procura das empresas por crédito no mês de julho ocorreu em três regiões Nordeste (1,8%), Sul (1,2%) e Sudeste (0,3%). Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a busca por crédito caiu no mês passado 0,5% e 2,0%, respectivamente.
No acumulado do ano, a região Nordeste ficou na liderança do crescimento da demanda por crédito, com alta de 11,1%. O Centro-Oeste ficou na segunda colocação, com alta de 10,5% no período. A região Norte, com alta de 7,8% no acumulado do ano, apareceu na terceira colocação, seguida de perto pela região Sudeste (7,2%). Na última posição estiveram as empresas do Sul, com crescimento de 5,0% na busca por crédito.