Cidades

Cidades

Sistemas eleitorais serão lacrados nesta quinta-feira

Sistemas eleitorais serão lacrados nesta quinta-feira

Redação

02/09/2010 - 15h00
Notícia sem imagem
     Acontece nesta quinta-feira (2), a partir das 18h30min, no auditório do edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cerimônia de lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições gerais de outubro. Estarão presentes no evento o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, a vice-presidente, ministra  Cármen Lúcia Antunes Rocha, o procurador geral da República, Roberto Gurgel, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti.
        
        Na solenidade, aberta ao público, todos os sistemas eleitorais deste pleito serão assinados digitalmente pelo presidente do Tribunal, ministro Ricardo Lewandowski e pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entre outras autoridades. A cerimônia deve contar com a presença de representantes dos partidos políticos.
        
        Em seguida, todos os sistemas eleitorais em suas versões finais, já tendo passado pelos processos de compilação ?que transforma os códigos-fonte em arquivos executáveis ?, serão gravados em mídia não regravável, lacrados fisicamente e encaminhados à sala-cofre do Tribunal, onde ficarão armazenados.
        
        O objetivo é mostrar à sociedade que o processo eleitoral ? composto por um conjunto de programas ? é seguro, especialmente porque é inviolável. Isso porque além da identificação da autenticidade pelo resumo digital, todos os programas da urna eletrônica são lacrados física e digitalmente, após receberem a assinatura digital, e guardados em um cofre de segurança máxima.
        
        Após a cerimônia desta quinta-feira, os sistemas eleitorais serão distribuídos pela rede privativa da Justiça Eleitoral aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Como mais uma medida de segurança, tais programas, no entanto, somente funcionam nos computadores da Justiça Eleitoral e são ativados por senhas geradas pelo TSE. Dessa forma, mesmo que os sistemas sejam interceptados, não há possibilidade de instalação dos arquivos em computadores externos.
        
        Consultas e auditorias
        
        Como a transparência é uma das premissas de atuação do TSE, a Corte disponibiliza, desde 180 dias antes das eleições, todos os programas eleitorais para auditorias por parte dos partidos políticos, do Ministério Público e da OAB. Neste ano, não foi diferente. Todos os partidos foram convidados, e representantes de sete legendas compareceram no TSE para analisar e checar os sistemas.
        
        Durante este período, estiveram no TSE para fazer auditorias nos sistemas as seguintes legendas: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Verde (PV), Partido da Mobilização Nacional (PMN) e Partido Social Liberal (PSL).
        Saiba mais sobre os mecanismos utilizados pelo TSE para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema de votação brasileiro no site www.tse.jus.br/urnaeletronica.
        

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).