O primeiro-ministro Silvio Berlusconi disse neste sábado (4) estar confiante de que seu governo sobreviverá a uma votação crucial no Parlamento prevista para as próximas semanas e que a Itália não terá que promover eleições antecipadas.
Berlusconi amarrou o futuro do seu governo de centro-direita a um programa de cinco medidas que abrange desde reformas do judiciário a medidas sociais e o qual será sujeito a uma moção de confiança no Parlamento.
O futuro do governo tem sido objeto de especulações sem fim desde o rompimento, no final de julho, de Berlusconi com Fini, presidente da Câmara dos Deputados e co-fundador do Povo da Liberdade.
Os aliados de Fini têm dito que apoiarão o governo no Parlamento desde que ele se atenha aos compromissos eleitorais.