Cidades

Cidades

Confira cuidados ao aderir ao empréstimo que usa imóvel como garantia

Confira cuidados ao aderir ao empréstimo que usa imóvel como garantia

Redação

07/09/2010 - 02h30
Notícia sem imagem
     

O consumidor deve tomar cuidado com a nova onda do financiamento que usa a casa própria como garantia, que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Para se ter uma ideia, a CEF (Caixa Econômica Federal) emprestou R$ 100 milhões por meio da modalidade neste ano, o que representa um crescimento de 66% sobre o total do ano passado.

"O mercado começa a acordar para esta modalidade de crédito, fazendo com que o crédito pessoal com garantia de imóvel passe a ocupar lugar de destaque nas opções de crédito", disse o superintendente nacional do banco para Clientes de Média e Alta Renda, Mário Ferreira Neto.

Dentre as vantagens da modalidade, estão os juros baixos ? na CEF, partem de 1,51% ao mês mais TR (taxa referencial). "As condições do produto, como prazo alongado, juros baixos e agilidade na liberação do crédito, têm atraído uma clientela empreendedora, com destaque para sócios de empresas que percebem a oportunidade de crescimento", completou Ferreira Neto.

Alerta

De acordo com o presidente do Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), José Geraldo Tardin, o que preocupa nesta nova modalidade é o superendividamento da população.

"Muitos consumidores, que já estão com todo o salário comprometido em empréstimos consignados em folha e descontos diretos em conta-corrente, agora vão ser assediados para usar esta nova modalidade de crédito e que ao final vai lhe retirar o único bem protegido pela impenhorabilidade, que é a casa própria", disse.

Ele citou alguns pontos aos quais o consumidor deve ficar atento:

Quem já está "pendurado" no empréstimo consignado não deve hipotecar a casa para pagar dívidas com cartão ou cheque especial.

O consumidor que já está endividado e só tem um imóvel tem muito mais chance de barganhar formas de pagamento melhores ou maiores prazos.

        Caso opte pelo empréstimo com garantia hipotecária, faça as contas antes e veja se a parcela mensal não compromete mais do que 30% de sua renda líquida, que nada mais é do que o salário menos INSS, imposto de renda, plano de saúde e outras dívidas já contraídas.

Previdência Social

INSS muda auxílio-doença e dá 10 dias para nova análise em MS

Nova regra já está em vigor e permite que segurados que tiveram o benefício negado pela análise de documentos apresentem novos laudos antes de recorrer

06/11/2026 18h31

Segurados aguardam atendimento em setor de perícia médica do INSS; novas regras permitem pedir reanálise do auxílio-doença negado em até dez dias.

Segurados aguardam atendimento em setor de perícia médica do INSS; novas regras permitem pedir reanálise do auxílio-doença negado em até dez dias. Foto: Agência Brasil

Continue Lendo...

Casa Própria

Campo Grande terá 1.264 novas casas populares; veja quem terá prioridade

Empreendimento nas Moreninhas já está em construção e terá 127 imóveis reservados para famílias cadastradas na Emha; primeiras unidades poderão ser adquiridas em dezembro.

06/11/2026 17h43

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha.

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha. Foto: Divulgação/Pacaembu Construtora

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).