Cidades

CUIDADOS

Agência de Metrologia orienta consumidores sobre brinquedos e pisca-pisca

Agência de Metrologia orienta consumidores sobre brinquedos e pisca-pisca

Redação

07/12/2010 - 10h44
Notícia sem imagem

Com a proximidade do Natal a comercialização de brinquedos e luminárias natalinas (popularmente conhecidas como “pisca-pisca”) aumenta. É nesse período que a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, intensifica a fiscalização e orienta os consumidores para ficarem atentos na hora da compra. 

A AEM/MS  atua para garantir que esses produtos comercializados nas festas natalinas estejam de acordo com os padrões exigidos pelo Inmetro, fiscalizando o comércio local evitando assim a comercialização de artigos irregulares possam colocar em risco a segurança dos consumidores.

 

Brinquedo

Todo brinquedo deve obrigatoriamente apresentar em sua embalagem o selo de identificação de conformidade, que propicia um grau de confiança que o produto atende aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos em normas e regulamentos técnicos. O brinquedo também deve indicar a faixa etária para utilização do mesmo, dados do fabricante e advertências sobre eventuais riscos à segurança da criança. “É preciso estar atento e não adquirir brinquedos não certificados, pois podem ter sido fabricados com tintas e materiais tóxicos que podem colocar em risco a saúde das crianças”, lembra Sérgio Maia.

 

“Pisca-pisca”

Quanto às luminárias natalinas, trata-se de um produto regulamentado pela Portaria Inmetro 27/00. Não há necessidade da marca do Inmetro no produto, mas deverá atender aos requisitos obrigatórios, como Tensão em Volts e corrente em Ampères; nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador e não poderá apresentar material ferroso no condutor. 

As informações obrigatórias na embalagem são além da tensão e marca ou logomarca do fabricante ou importador, ainda a potência máxima do conjunto. As informações devem estar em português. 

O consumidor também pode fazer o teste no pisca-pisca. Basta passar um ímã sobre o produto e se ele fixar na peça é sinal de que há material ferroso, o que é proibido, porque pode causar curto-circuito. Além disso, é importante adquirir produtos sempre em locais formalmente estabelecidos e exigir a Nota Fiscal.

 

 Ouvidoria

 Os consumidores que reconhecerem produtos irregulares podem denunciar pelo telefone 0800 675220.

 

 Fonte: AEM/MS

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).