Cidades

RIO DE JANEIRO

Menina de 1 ano tem parte do dedo cortado por erro de enfermeira

Menina de 1 ano tem parte do dedo cortado por erro de enfermeira

Redação

30/01/2011 - 17h04
Notícia sem imagem

Uma menina de 1 ano teve parte do dedo cortado por uma enfermeira durante a retirada de uma bandagem no Hospital Geral do Mandaqui, na Zona Norte de São Paulo, neste domingo (30). A enfermeira responsável pelo procedimento foi afastada por tempo indeterminado, segundo informou nesta tarde a Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com o pai da criança, o metalúrgico David Jefferson Bahia Príncipe, a enfermeira usou uma tesoura escolar e não usava luvas durante o procedimento. A bandagem foi colocada para imobilizar a mão da criança enquanto ela recebia medicação intravenosa.
“Chegou a cortar um pedaço do osso. Quando vi o que aconteceu, tiraram a minha filha do quarto e a levaram para uma sala. Em seguida, não vi mais a enfermeira”, conta David. Ele chegou a anotar o nome da profissional. Ainda segundo o metalúrgico, ninguém do hospital deu explicações sobre o que aconteceu com o bebê.

Segundo a secretaria, logo que foi constatado o ferimento a criança foi imediatamente socorrida ao centro cirúrgico do hospital. Ela perdeu a ponta do quinto dedo da mão direita. “Não houve possibilidade técnica de reimplante”, diz a nota da Secretaria de Saúde.

Sindicância

Uma sindicância será aberta nesta segunda-feira (31) para apurar o que ocorreu. "O caso será informado ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a quem cabe definir as sanções profissionais cabíveis. A profissional terá direito a defesa, mas poderá ser exonerada caso seja constatada falta grave. Ela trabalha há cerca de dez anos no hospital e, até este momento, não havia registro de nenhuma falha que a desabonasse”, diz a secretaria.
A menina estava internada no Hospital Geral do Mandaqui desde sábado (29) para tratamento de anemia falciforme. O pai registrou um boletim de ocorrência no 9º DP e a menina segue internada no hospital.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).