Cidades

MUNDO

Papa pede que armas sejam trocadas pela diplomacia na Líbia

Papa pede que armas sejam trocadas pela diplomacia na Líbia

Redação

24/04/2011 - 17h53
Notícia sem imagem

O papa Bento XVI afirmou hoje, na tradicional mensagem de Páscoa urbi et orbi, que a "diplomacia e o diálogo devem tomar o lugar das armas" na Líbia. "Que na Líbia a diplomacia e o diálogo tomem o lugar das armas e que seja facilitado, na atual situação de conflito, o acesso à ajuda humanitária a todos os que sofrem as consequências dos confrontos", afirmou o pontífice.

O papa abordou também a situação no Oriente Médio, apelando para que a "luz da paz e da dignidade humana supere as trevas da divisão, do ódio e da violência".

Bento XVI sublinhou o papel da juventude na construção de uma democracia tolerante, exortando os jovens dos países do Norte da África e do Oriente Médio a trabalhar para a promoção do bem comum e de sociedades onde "a pobreza seja vencida e onde as escolhas políticas sejam inspiradas no respeito pela pessoa humana".

Na mensagem, perante milhares de fiéis que foram à Praça de São Pedro, no centro do Vaticano, Bento XVI apelou também a todos os países para que manifestem solidariedade e "abram o coração ao acolhimento" dos "numerosos exilados e refugiados provenientes da África".

"Que se manifeste aos numerosos exilados e refugiados provenientes de diferentes países africanos a solidariedade de todos", disse Bento XVI, que pronunciou a benção urbi et orbi em 65 línguas.

As revoluções na Tunísia e no Egito e a guerra na Líbia estão levando milhares de pessoas a atravessar o Mar Mediterrâneo em direção à Europa, na maioria das vezes, arriscando a vida a bordo de balsas frágeis.

Na Europa, a chegada dos refugiados está suscitando um forte debate em países como a França sobre os acordos de livre circulação nos países da União Europeia.

O conflito na Líbia provocou a fuga de 550 mil pessoas para países vizinho como Tunísia, Egito e Niger, segundo estimativas do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).