Cidades

PORTO MURTINHO

Brigadas do Ibama tentam combater incêndio de três dias em reserva

Brigadas do Ibama tentam combater incêndio de três dias em reserva

Redação

06/09/2011 - 18h00
Notícia sem imagem

As brigadas do Ibama estão em combate a dois incêndios florestais no município de Porto Murtinho, no sudoeste do Estado, a 440 km da capital.

O fogo, de grande porte, começou no final de semana e está sem controle na Reserva Indígena Kadwéu, a 40 km da Aldeia Alves de Barros. Os combates começaram neste domingo e até agora os brigadistas não conseguiram controlar o incêndio.

Não há ainda cálculo de quantos hectares foram atingidos com esse incêndio. Só ao final do combate a brigada vai ter condições de calcular a área atingida.

David Lourenço, superintendente do Ibama no Estado destaca que essa brigada que está atuando na Reserva é formada por índios kadwéus originários da própria reserva e se trata da primeira brigada formada exclusivamente por indígenas pelo Prevfogo.

Outra parte da brigada está concentrada na região do Parque Municipal da Cachoeira do Apa, que fica a 80 km de Porto Murtinho. Vários focos de incêndios florestais estão atingindo a região do parque e os combates nessa área começaram hoje.

Vários proprietários rurais da região no entorno do parque tentaram controlar o fogo com o uso de contra-fogo, mas a técnica foi utilizada incorretamente aumentando o incêndio. O contra-fogo utilizado pelos proprietários ficou sem controle por causa dos ventos fortes que atingem a região. A brigada do Ibama treinada para esse combate só usa o contra-fogo observando as condições do tempo, do relevo, do combustível, e em área bem próxima do incêndio.

Alexandre Pereira, analista ambiental do Prevfogo no Estado afirma que os combates na região vão continuar até que o Prevfogo consiga controlar os incêndios.

Número de focos

No Estado de Mato Grosso do Sul o Prevfogo do Ibama registra de janeiro até agora 422 focos de calor. E neste ano o município que mais apresenta focos de calor é justamente Porto Murtinho, ultrapassando Corumbá, tradicionalmente o mais atingido por focos no Estado

Alexandre Pereira diz que vai até outubro o período mais crítico para os incêndios florestais no Estado  e apesar de chuvas esparsas terem atingido algumas regiões de Mato Grosso do Sul,  nas áreas atingidas pelos incêndios não houve chuvas até agora.

O analista ambiental do Ibama chama a atenção dos proprietários rurais para a proibição de queimadas controladas neste período. As queimadas controladas estão proibidas no planalto até do dia 30 de setembro e até dia 31 de outubro no pantanal.    

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).