Cidades

rio de janeiro

MP pede prisão de 28 policiais militares em São Gonçalo

MP pede prisão de 28 policiais militares em São Gonçalo

Redação

08/09/2011 - 13h42
Notícia sem imagem

O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, comunicou hoje (8), em entrevista à imprensa, o pedido de afastamento de 34 policiais militares de São Gonçalo que respondem a processos por crimes graves, como o de formação de quadrilha e alegação de autos de resistência. Desses 34 policiais, 28 tiveram como primeira medida a prisão preventiva.

Lopes disse que caberá ao Poder Judiciário decidir se os 28 policiais serão presos ou apenas afastados. "Esta é uma medida inédita, que acreditamos ser mais eficaz do que se esses policiais tivessem sido apenas transferidos para outros batalhões. E é uma primeira resposta ao assassinato bárbaro da juíza Patrícia Acioli”, acrescentou.

A medida se baseia em lei aprovada recentemente (12.403/2011), que autoriza o afastamento de servidores públicos envolvidos em processos criminais no exercício de suas funções. Os requerimentos foram entregues hoje, às 10h, ao juiz da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde trabalhava a juíza Patrícia.

De acordo com o promotor Paulo Roberto Mello Cunha, que trabalhava com a juíza e também vinha recebendo ameaças de morte, a lista entregue hoje é parcial. “Tivemos vista de cerca de 60% dos processos envolvendo policiais militares. A maioria deles está no 7º Batalhão”, disse Paulo Roberto, um dos sete promotores que estão atuando na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo.

Ele explicou que os 28 requerimentos foram fundamentados em pedidos de prisão feitos pelo Ministério Público em que não houve decisão do juiz e em casos em que a conduta do réu o caracterizava como um risco à ordem pública.

O procurador Cláudio Lopes informou que a própria Corregedoria da Polícia Militar coloborou com o estudo para que o Ministério Público pudesse formar o juízo e impetrar o requerimento.

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).