Cidades

Campanhas de Trânsito

Dia Mundial Sem Carro divide opiniões da população na Capital

Dia Mundial Sem Carro divide opiniões da população na Capital

Redação

22/09/2011 - 15h00
Notícia sem imagem

Hoje é o dia Mundial Sem Carro, data de conscientização sobre as influências diretas e indiretas que a utilização de veículos automotores resultam nas vias urbanas. Em contrapartida frotas de veículos automotores crescem tanto quanto as campanhas de conscientização e incentivo ao uso de transportes alternativos.

Segundo informações do DETRAN, em Campo Grande, o número de veículos automotores é de 408.256, e em Mato Grosso do Sul, 1.023.170. A densidade de veículos na Capital Sul-mato-grossense é maior do que a do Rio de Janeiro, sendo equivalente a um veículo a cada duas pessoas. Em 2008, pesquisa apontou que Campo Grande possui a 14ª maior frota de veículos das capitais brasileiras, na relação veículo/pessoa.

Mesmo com incentivos da prefeitura ao uso de bicicletas e a viabilização de projetos de ciclovias, os pontos de vista em relação à utilização da bicicleta, e veículos coletivos variam em meio à população. O taxista Valteír Pereira Fernandes, 34 anos, diz que acha interessante o fato de a prefeitura de Campo Grande incentivar o uso de bicicletas. “Eu acho uma iniciativa plausível, mas a quantidade de carros e motos na cidade já é muito grande, e vai demorar muito para os veículos alternativos conquistarem esse espaço, se isso acontecer um dia”, diz.

A maioria das pessoas que utiliza o transporte público, o fazem por não possuir condições financeiras de obter carro, ou moto próprios. Já quem se preocupa com as questões levantadas justifica a opção por outros pontos como o de conciliar o uso de transportes alternativos ao tempo disponível, demora dos meios de locomoção tradicionais e até mesmo as condições climáticas. Em alguns casos, o uso do veículo automotor se torna uma questão de praticidade. 

Natalino Alves, aposentado de 84 anos, é ciclista há 75 anos e dá sua opinião, “Respeito os projetos de conscientização, e os considero muito importantes. Eu não ando de bicicleta por preocupação ecológica, nem com as vias públicas, mas admito que esse habito é ótimo para a saúde. Estive sem andar de bicicleta por um ano, e engordei 22 kg”, comenta.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).