Cidades

Antártica

Marinha divulga imagens do veleiro brasileiro que naufragou no Chile

Marinha divulga imagens do veleiro brasileiro que naufragou no Chile

Redação

09/04/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

O veleiro de bandeira brasileira Mar sem Fim naufragou na Antártica neste sábado (7), de acordo com informações divulgadas pela Marinha. Ninguém ficou ferido. O barco, do jornalista João Lara Mesquista, afundou na Baía Maxwel, em frente à Base Chilena Presidente Eduardo Frei Montalva. Os quatro tripulantes, que gravavam um documentário na região, foram levados para a base chilena antes do naufrágio. "Pelo Mar sem Fim fizemos o que foi possível", escreveu o jornalista no diário de bordo que mantém na internet.

Acredita-se que o acúmulo de gelo comprimiu o barco, levando-o a afundar. De acordo com a Marinha, navios brasileiros ainda não conseguiram chegar ao local do naufrágio por causa da grande quantidade de gelo no mar. Com apoio dos chilenos, os militares estão adotando medidas para evitar danos ambientais.

O Mar sem Fim passou os últimos três anos baseado em Ushuaia, a cidade argentina mais ao Sul do continente, ponto de partida para uma série de documentários do jornalista João Lara Mesquita na Antártica. No dia 9 de março, partiu para a última viagem. O relato dessa expedição está publicado no sítio Mar sem Fim, que o jornalista mantém na internet. Antes de deixar a embarcação, Mesquita descreveu as péssimas condições climáticas que ele e a tripulação enfrentavam: "Tensão. Frio na barriga. Sensação de ínfima pequenez diante da poderosa força dos elementos que nos cercam: frio glacial, ventania, ondas desencontradas, barulhos estranhos e incomuns".

O barco enfrentou temperaturas abaixo dos 6 graus Celsius (ºC) negativos e rajadas de vento que ultrapassavam os 100 quilômetros por hora. "Foi assim durante 48 horas. Só parou nesta última noite", escreveu o jornalista, antes de ser resgatado.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).