Cidades

H1N1

Secretaria faz alerta para evitar contaminação

Secretaria faz alerta para evitar contaminação

Redação

17/06/2012 - 10h42
Notícia sem imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) divulgou informações à população sobre os cuidados a serem tomados para evitar riscos de contaminação pelo vírus Influenza A (Gripe A) e Influenza H1N1. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, é importante que a população mantenha os cuidados referentes à higienização das mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar, após o usar banheiro, antes de refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Para pacientes que apresentem sintomas da gripe, é necessário evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), evitar o contato com outras pessoas suscetíveis à doença, caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas. Evitar aglomerações em ambientes fechados, mantendo o ambiente devidamente ventilado, além das recomendações como repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

É importante que as pessoas que não foram imunizadas durante a Campanha Nacional de Prevenção à Gripe, realizada entre os dias 5 de maio e 1º de junho deste ano, procurem os postos de saúde de seus municípios para se vacinar o quanto antes. A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. 

Em caso de sintomas, segundo a secretaria, o paciente deve se dirigir imediatamente a uma unidade de saúde para que os cuidados médicos iniciais sejam feitos através equipes especializadas para o tratamento precoce da doença.

INFILTRADOS 2

MPE pede e Justiça nega prisão de ex-delegado da Defron, diz advogado

Defesa de Scucuglia confirmou que o Gaeco solicitou a prisão, mas a Justiça emitiu apenas o mandado de busca e apreensão, por falta de provas

06/11/2026 11h03

José Roberto Rodrigues da Rosa é advogado dos delegados Hoffman D'ávilla e Guilherme Scucuglia

José Roberto Rodrigues da Rosa é advogado dos delegados Hoffman D'ávilla e Guilherme Scucuglia Marcelo Vitor / Correio do Estado

Continue Lendo...

INVESTIGAÇÃO

Cadáver é localizado em avançado estado de decomposição em córrego de Juti

Perícia esteve na propriedade rural, e exame necroscópico deverá apontar a causa da morte

06/11/2026 11h00

Delegacia de Polícia Civil de Juti acompanha a investigação sobre o corpo encontrado no córrego “Poção”

Delegacia de Polícia Civil de Juti acompanha a investigação sobre o corpo encontrado no córrego “Poção” Foto: Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).