Cidades

Cidades

Nova lei é rigorosa contra crimes virtuais

Nova lei é rigorosa contra crimes virtuais

Redação

12/11/2012 - 13h00
Notícia sem imagem

A polícia ainda aguarda pela sanção presidencial da lei que tipifica os crimes cibernéticos para poder punir quem invadir computadores para roubar dados e obter vantagens. O projeto, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 7, altera o Código Penal Brasileiro e prevê penas de até cinco anos de reclusão e multa.

Pela lei que ainda está em vigor, os delitos cometidos pela internet só recebem punição se forem semelhantes a outros tipos de crimes previstos no Código Penal. Nesse caso, não está inclusa a criminalização pela apropriação de senhas, informações e fotografias. Para a diretora da Delegacia de Crimes Tecnológicos, Beatriz Silveira, este foi um passo importante que garantirá instrumentos para que a Justiça possa atuar, bem como a própria polícia. O Pará conta com um fato a favor no combate aos crimes cibernéticos, a delegacia que trabalha com os crimes tecnológicos. A nova lei exige que cada Estado brasileiro crie este serviço.

Beatriz reitera que no Pará os crimes virtuais mais comuns são de crimes de honra (difamação, calunia, injúria) e as ameaças que são através da rede mundial de computadores. “O de fraudes bancárias, como invasão de contas bancarias pela internet e clonagens de cartões”, acrescentou. Alguns destes casos ainda são tratados como crimes de furtos. Por isso, é difícil também para a polícia apresentar dados sobre crimes cibernéticos.

Crise

Na fronteira, brasileiros encontram Paraguai 'em pé de guerra' e contas congeladas

Medida atinge diretamente moradores da fronteira entre Ponta Porã e o município paraguaio de Pedro Juan Caballero

04/11/2026 17h00

Órgãos reguladores do Paraguai intervieram no banco digital Ueno após concluírem que a instituição estava subcapitalizada

Órgãos reguladores do Paraguai intervieram no banco digital Ueno após concluírem que a instituição estava subcapitalizada Foto: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

Carga Suspeita

Caminhão com minério escondia 487 kg de drogas em MS

Motorista chamou a atenção da PRF pelo nervosismo durante abordagem na BR-262, em Três Lagoas; carga saiu de Corumbá e tinha como destino São Paulo

04/11/2026 16h38

PRF apreendeu quase meia tonelada de drogas escondidas em carga de minério de ferro na BR-262, em Três Lagoas.

PRF apreendeu quase meia tonelada de drogas escondidas em carga de minério de ferro na BR-262, em Três Lagoas. Foto: (Divulgação/PRF)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).