O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje que os parlamentares americanos não esqueçam o massacre em uma escola de Newtown, que deixou 20 crianças mortas em dezembro. A ação reabriu o debate sobre o controle de armas no país.
No massacre, o jovem Adam Lanza, 20, abriu fogo contra crianças e professores da escola Sandy Hook, onde sua mãe trabalhava, matando 26 pessoas. Ele usou três armas, incluindo um fuzil AR-15, e disparou mais de 1.400 tiros em cinco minutos, segundo a polícia.
O crime foi o estopim para o presidente Barack Obama pedir ao Congresso mais controle na venda de armas, em especial as chamadas armas de assalto, como fuzis e metralhadoras, que possuem maior poder de fogo. No entanto, enfrenta a forte oposição da indústria bélica e dos defensores do chamado direito à defesa.
Em discurso ao lado de mães que perderam seus filhos em ações violentas, Obama pediu que os legisladores tomem alguma medida em reação ao massacre e disse a eles que se lembrem das crianças mortas baleadas na escola de Newtown.
"Deveríamos ter vergonha se nos esquecemos. Eu nunca me esqueci destas crianças", afirmou o presidente no evento, que contou com a presença de pais de quatro crianças mortas no massacre de dezembro.