Cidades

PAQUISTÃO

Violência mata 20 durante escolha de novos parlamentares

Violência mata 20 durante escolha de novos parlamentares

Redação

11/05/2013 - 14h30
Notícia sem imagem

A violência que assola o Paquistão resultou hoje em pelo menos 20 mortos durante as eleições parlamentares que ocorreram no país.

Pelo menos dez pessoas morreram e 30 ficaram feridas após a explosão de uma bomba colocada nas imediações de um escritório do secular Partido Nacional Awami, em Karachi, no sul do Paquistão.

O alvo do ataque seria o cantidato regional Amanula Mehsud, que saiu ileso do atentado. Ainda em Karachi, uma bomba matou uma pessoa em um ônibus de apoiadores do partido.

Na cidade de Peshawar, uma explosão na frente de um local de votação causou pelo menos uma morte. Houve ainda dois mortos na província sudoeste de Baluchistão, quando homens armados atiraram do lado de fora de um local de votação. Outra seis pessoas morreram em outro tiroteio, este entre partidários de dois candidatos na cidade.

Durante todo o período eleitoral, mais de 130 pessoas foram mortas em atentados e tiroteios atribuídos ao Talebã e outros grupos radicais, que ameaçam manter o banho de sangue por ver na democracia um "sistema de infiéis".

O governo implantou um número estimado de 600 mil agentes de segurança em todo o país para proteger os locais de votação e eleitores.
Comparecimento

Apesar da violência, o comparecimento às urnas foi considerável. O secretário da comissão eleitoral, Ahmed Khan, disse a jornalistas em Islamabad que esperava que o comparecimento às urnas seria "enorme".

A Comissão Eleitoral do Paquistão decidiu prorrogar o período de votação por uma hora, para que mais pessoas possam votar.

Um porta-voz da agência, Khursid Alam disse que, segundo seus cálculos, a participação foi de mais de 30% ao meio-dia. "Esperamos que o comparecimento ultrapasse os 50% no fim do dia", disse Alam.

Os meios de comunicação informaram durante todo o dia que a votação ocorreu em um clima relativamente calmo na maior parte do país, apesar dos ataques registrados ao longo do dia.

Transição

Os paquistaneses elegem 342 novos parlamentares da Assembleia Nacional e o novo premiê.
A votação de hoje marca a primeira vez na história do Paquistão --pontuada por golpes militares-- em que um governo civil termina o seu mandato para entregar o poder a outro também eleito.  

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).