As fortes e constantes chuvas que atingem o Paraná desde a última quarta-feira (19) já deixaram dois mortos e pelo menos 16 mil desalojados no Estado.
As mortes ocorreram em Laranjeiras do Sul, no centro-sul do Estado, ainda no dia 20. Uma mulher e uma criança de quatro anos morreram soterradas por um deslizamento de terra, em casa. Também houve registro de dois feridos em Curitiba, onde alagamentos deixaram cerca de mil pessoas desalojadas e desabrigadas na sexta-feira (21).
No total, desde a semana passada, 38 municípios, nas regiões sul, sudoeste, leste e no litoral do Paraná, registraram danos.
Na tarde de hoje, segundo balanço da Defesa Civil Estadual, ainda havia 15 mil pessoas desalojadas pelas chuvas no Paraná. Pelo menos 15 prédios públicos foram danificados, e quase 7 mil casas sofreram avarias.
A previsão é que as chuvas continuem ao longo desta semana. Em alguns municípios, o volume de chuva acumulado no mês já é o dobro da média histórica para junho.
"Temos um volume de chuva muito expressivo previsto para o Estado hoje, o que preocupa porque ontem tivemos chuvas fortes também", diz o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, serviço meteorológico do Paraná.
A Defesa Civil diz que está alerta para o risco de novas inundações e enchentes no Estado.