Cidades

IMBRÓGLIO

Bernal decide recorrer para impedir despejo da Câmara Municipal

Bernal decide recorrer para impedir despejo da Câmara Municipal

Redação

29/06/2013 - 00h00
Notícia sem imagem

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), entrou na batalha judicial para impedir o despejo da Câmara Municipal do imóvel alugado da empresa Haddad Engenheiros Associados Ltda. Bernal se rendeu à pressão depois de anunciar que não pagaria mais de R$ 11 milhões de aluguéis atrasados e muito menos apoiaria a permanência do Legislativo na atual sede.

Sem alternativa para abrigar os vereadores, o prefeito interpôs recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender a decisão judicial de obrigar a Câmara a desocupar o imóvel até outubro deste ano. O seguimento do recurso do município ao STJ, no entanto, está nas mãos do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Batista da Costa Marques. 

O advogado da Haddad, André Borges, apontou a improcedência, no seu entendimento, do recurso do município questionando a não prorrogação automática de contrato de locação, desapropriação indireta que levaria a carência de ação e a falta de citação da Câmara de Vereadores. Nos embargos de declaração (quando houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição, ou quando for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal), o Tribunal de Justiça não examinou os temas jurídicos objetos dos prequestionamentos. O município deveria, com isto, sustentar violação do artigo 530 do CPC, que trata de omissão nos embargos de declaração, para garantir, em tese, o seguimento do recurso ao STJ. Mas a Procuradoria Jurídica do Município não observou esse detalhe e, em razão disto, segundo Borges, não existem prequestionamentos para o recurso subir ao STJ.

Leia mais no jornal Correio do Estado

ELEIÇÃO

MP recomenda anular eleição da Mesa Diretora da Câmara de Miranda

Escolha para o biênio 2027-2028 ocorreu em junho de 2025; Promotoria pede novo calendário e dá dez dias para o legislativo informar se vai acatar a recomendação

06/11/2026 10h30

Câmara Municipal de Miranda é alvo de recomendação do MPMS para anular eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027–2028

Câmara Municipal de Miranda é alvo de recomendação do MPMS para anular eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027–2028 Divulgação/MPMS

Continue Lendo...

7 municípios

Fornecimento de energia é restabelecido após queda de seis torres em vendaval

Vendaval derrubou seis torres de transmissão na região de Maracaju, deixando milhares de moradores sem luz

06/11/2026 10h16

Guindaste erguendo torre de energia caída após temporal

Guindaste erguendo torre de energia caída após temporal Foto: Divulgação/Energisa

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).