Cidades

perda

Morre Luiz Paulo Horta, membro da Academia Brasileira de Letras

Morre Luiz Paulo Horta, membro da Academia Brasileira de Letras

Redação

03/08/2013 - 12h15
Notícia sem imagem

Morreu na madrugada de hoje o jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Luiz Paulo Horta, 69, após sofrer um infarto fulminante em casa, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da ABL.
Horta também era escritor, crítico de música clássica e colunista do jornal "O Globo".

Ocupante da cadeira 23, a mesma de Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, o jornalista escreveu livros sobre música clássica e teologia.

O jornal "O Globo" foi o primeiro a divulgar a morte do acadêmico hoje e lembrou que ele acompanhou ativamente a Jornada Mundial da Juventude, publicando colunas diárias sobre a visita do papa Francisco ao Brasil. Em 1986, fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio.

De acordo com a academia, Horta era o sétimo ocupante da cadeira 23, eleito em 21 de agosto de 2008, na sucessão de Zélia Gattai, e recebido em 28 de novembro do mesmo ano pelo acadêmico Tarcísio Padilha.

Carioca, ele iniciou o curso de Direito na PUC-RJ em 1962, logo abandonado pela militância no jornalismo. Entrou para o Correio da Manhã em 1963, e para o Jornal do Brasil em 1964, onde ficou até 1990. Transferiu-se então para seguir carreira no jornal "O Globo". Em 2000 e 2001, dirigiu um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola da PUC-RJ.

É membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ e da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em 2010 recebeu a Medalha do Inconfidente do Governo de Minas Gerais.

O velório do jornalista está marcado para as 15h de hoje na ABL. O enterro será entre 10h e 11h de amanhã no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. 

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).